INDIGNAÇÃO EM BELISÁRIO. FECHARAM A NOSSA RÁDIO COMUNITÁRIA

A comunidade de Belisário foi surpreendida agora à tarde com a presença da Polícia Federal e de técnicos da ANATEL, com um mandado expedido pelo juiz da Vara Criminal Federal de Muriaé determinando o fechamento da nossa Rádio Comunitária Itajuru, como se fosse ela uma rádio pirata.

É revoltante um distrito com graves problemas de acesso à sua cidade sede durante o período de chuvas, e sem acesso à sua zona rural nessa época, praticamente sem sinal de tv aberta, sem sinal de celular, com péssimo sinal de internet a rádio, com apenas um médico atendendo algumas poucas horas por dia, sem policiamento,sem ... , sem ..., sem .... passa agora pelo dissabor de ver fechada a sua rádio comunitária, construída com recursos privados da comunidade, recebendo ela um tratamento de pirata.

Desde que vim aqui para Belisário, após 15 anos residindo na Bahia, tenho reclamado da invasão de outros estados, principalmente Rio e São Paulo, nas informações que aqui chegam, já que somente temos acesso a programações de fora do Estado, via parabólica ou Sky. Se for feita uma pesquisa, um mínimo de pessoas vai saber o nome do governador mineiro Antônio Anastasia. Ou será João Anastasia?

Tudo isso é parcialmente minimizado com a rádio local, que procura integrar principalmente a zona rural com a sede do distrito assim o fazendo através de programações locais com avisos enviados pelo Posto de Saúde, Sindicato Rural, comunidades religiosas e também para a comunicação de eventos que aqui acontecem.

O curioso é que a nossa "rádio pirata Itajuru" várias vezes recebeu o prefeito, secretários municipais e outras autoridades para pronunciamentos de interesse coletivo.

Não há que se falar em arrecadação irregular de verbas com comerciais. Recentemente tivemos de organizar uma feijoada para arrecadar recursos para pagar a conta telefônica da nossa combalida Rádio. Isso tem trazido sérias dificuldades na manutenção de uma grade mínima de programação.

Ela é de utilidade pública como consta na parede de sua sede... (clique nas fotos)



E é altamente reconhecida por muitos, como consta dos diversos quadros afixados em sua sede ...




O inteiro teor da lei que a declara de utilidade pública ...

O certificado emitido pelo Ministério das Comunicações homologando os equipamentos da Rádio Itajuru.

Carta recebida da Associação de Rádiofusão Comunitária em Minas Gerais em novembro de 1999, após receber a filiação da Rádio Itajuru, onde se pode ler no seu primeiro parágrafo: "Antes de mais nada, todos nós da ABRAÇO-MG queremos parabenizá-los pela firmeza e perseverança na realização de um meio de comunicação voltado aos interesses da comunidade. Essa tarefa , hoje desenvolvida por centenas de pessoas em todo o país, vem contribuindo na prática de uma sociedade mais justa e humana."







D. Nina Campos foi a grande idealizadora da Rádio Comunitária Itajuru. Ela sugeriu a sua criação no jornalzinho de Belisário que dirigia, desafiando algum empresário a "comprar" essa ideia.

O Sr. Almir Toko e seu filho aceitaram o desafio e doaram os equipamentos, vislumbrando a grandeza da proposta apresentada por D. Nina. Posteriormente ela também fez a doação dos R$ 7.000,00 que recebeu do Prêmio Talentos da Maturidade, conferido pela Banco Real, para a construção da sede da Rádio, sobre uma laje doada por uma associação privada que mantinha os Alcoólicos Anônimos.

O Professor Perna foi muito importante na história da Rádio e hoje mantém, digo, mantinha, um programa muito útil e informativo nas manhãs de sábado, muito ouvido principalmente pelos moradores da zona rural.

O Sr. Edson é o atual Presidente da Rádio. Deverá comparecer perante a justiça Federal para responder pelo seu crime. Que crime? Aceitar um trabalho penoso e voluntário em favor da comunidade?

Por infeliz coincidência, reforçando os comentários anteriores sobre as condições de nossos acessos, o carro da ANATEL que subiu o Morro do Cruzeiro, um ponto turístico que devia merecer um acesso digno, ficou agarrado, colado no barranco.

Como a nossa comunidade é muito prestativa, logo o trator de Antônio Balbino se deslocou para lá para auxiliá-los.

Cabe destacar a forma respeitosa com que os técnicos da referida Agência, bem como os valorosos policiais federais cumpriram o mandado judicial.



Ao povo só restou uma pequena manifestação de protesto na frente da Rádio e a decepção pela decisão.
Entendemos como uma grande precipitação por parte do Juiz da Vara Criminal Federal de Muriaé. Certamente que ele não teria tomado essa decisão se optasse por ouvir primeiramente explicações da Associação Rádio Itajuru, mantenedora da Rádio, dando, quem sabe, um prazo que ela pudesse regularizar alguma pendência que certamente existe, que possa contrariar a legislação que trata da matéria.

Muito triste!
Observação 1): 4 carros públicos com diárias para diversos servidores foram gastos nessa operação de guerra que veio tirar Muriaé e região dos graves riscos a que estava submetida, em face do funcionamento da Rádio Comunitária Itajuru.


Observação 2 ): Vamos excluir todos os comentário anônimos sobre essa matéria

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É Sr.Cleber é incrivel como Belisario vem vivendo momentos terriveis pela falta de segurança,pelo péssimo tratamento recebido pelas então "..." autoridades maiores.A radio foi pra muitos um palanque politico um veiculo para que toda a comunidade fossem de uma forma ou de outra informada sobre a politicagem,quantas veses ja serviram para o prefeito mesmo como você havia dito e agora talvez não vem ter o seu real valor..o pior de tudo Sr Cleber é a indignação de ver que eles levaram uma conquista não do Edsom mais uma conquista da comunidade em geral,e isso não pode e nen vai ficar assim..agora é correr atraz do prejuizo de cabeça erguida afinal não houve nenhu crime como alguns estão pensando,bola pra frente e vamos carrer atras da NOSSA Rádio Comunitária Itajurú para que 2012 ela venha com força total.

    ResponderExcluir
  3. Agora, vamos analisar bem o que aconteceu, corrigir o problema e ajudar no processo de reabilitação da nossa querida Radio Comunitaria Itajuru!
    o CDSE-B é parceiro nesse processo!
    Bruno da Silva Martins
    presidente do CDSEB

    ResponderExcluir
  4. É amigos tantos poblemas em nossa comunidade como o Cleber comentou,agora so resta lamentar!

    Cleber nossa Radia é documentada?!

    SILVAN VITAL

    ResponderExcluir
  5. Cléber
    Talvez as pessoas ao fecharem a Rádio Itajuru tenham exercido o ato legal e judicial. Eu mesmo, através de meu programa venho elogiando sempre o serviço e a postura de nossa Polícia Federal. Essa é a parte lega, mas no dia a dia temos a mocinha que vai chegar no ônibus e se valer da Rádio par comunicar ao seu pai o horário que deverá vir pegá-la com a charrete. O aviso de doenças e até falecimentos de pessoas sem outro meio de comunicação. Campanhas de vacinação e tantas outras obras sociais.
    É uma pena que não tenham nos ouvido primeiro, e assim conhecido uma rádio que tantos serviços prestou, com dificuldades de recursos, que só Deus sabe.
    É bom lembrar que em nome dela temos um CGC, temos uma Inscrição Estadual, um registro federal no RAIS, uma Lei de Utilidade Pública nº 2.279, requerida pelo então vereador Mário Brambilha. E mais, o reconhecimento da própria Prefeitura de Muriaé.
    Não entendi nada. É uma bela história que está sendo destruída.

    Prof. Adelmir Perna

    ResponderExcluir
  6. Se o desfecho desse episódio desagradável em nossa Rádio Comunitária de Belisário for mesmo categórico, perde-se mais uma dura conquista do nosso povo, para se informar e se distrair. Tudo é muito difícil nos distritos desse nosso Brasil a fora! E Belisário, mesmo sendo distrito da incrível Muriaé, cidade dos maiores méritos, não é diferente: difícil acesso, falta da maioria dos serviços de utilidade pública, o mais populoso e distante. Talvez por isso mesmo, o povo vem conquistando seus avanços em todos os bons sentidos. Fechar a nossa Rádio Comunitária significaria um grande retrocesso. Parece até voltar aos tempos das ditaduras. Deus nos livre! Um órgão de informação e de imprensa deveria desenvolver-se em clima de inteira liberdade. Apelo aqui para os bons ofícios do nosso Desembargador Isalino Romualdo da Silva, que traz na sua bagagem de grandes méritos pessoais ainda os enormes exemplos de seus ancestrais, o pai, extraordinário Dr. Lisboa, o avô, o benemérito que Muriaé nunca deveria esquecer, Cel. Isalino Romualdo da Silva, a avô, a grande Tia Zizinha. Sr. Desembargador, conceda-nos uma visita, venha conhecer de perto a nossa realidade e ajudar-nos a consertar o que estiver errado, mas não nos deixe sem o único veículo falado de âmbito estritamente local, E MUITO POPULAR EM TODAS AS CAMADAS DO POVO DAQUI. Seja bem-vindo e a todos que abraçarem a nossa causa... Ajudem-nos, por favor!
    Cordiais saudações, Nina Campos

    ResponderExcluir
  7. E uma pena que esse veiculo de comunicação tão importante, principalmente para o nosso povo da zona rural tenha sido fechado. Me coloco a disposição para ajudar nÉ que for preciso.

    João Paulo - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira

    ResponderExcluir
  8. Lamentável a postura do juiz. Considerando que a rádio já existe há 10 anos, e que não atua na clandestinidade, que mal haveria aguardar a resposta do Réu para, então, apreciar a liminar?

    Devemos lembrar que decisões liminares sem a oitiva do Réu são medidas excepcionais e que se impõem quando aguardar a citação do réu puder comprometer a eficácia do ato. Essa cautela é importante porque fumaça do bom direito não quer dizer certeza do direito.

    Mesmo sem conhecer o processo, salta aos olhos que a decisão do juiz foi açodada, pois claramente deixou de adotar os mínimos cuidados previstos em lei para evitar a consolidação de uma dano indevido.

    Comportamentos desta natureza, que são muito mais comuns do que nós e a legislação desejaria, revelam o desleixo generalizado do Poder Judiciário na análise das demandas que lhe são submetidas.

    Lamentável!

    Vamos à briga!

    André Paradela
    Advogado
    Salvador - Bahia

    ResponderExcluir
  9. O que houve com o processo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês