QUEM ESTEVE POR AQUI?

O filho veio pra cá e eles não entendiam o motivo dele ter gostado tanto e ficado por aqui. Vieram conferir. Estou falando de Gladstone e Haidée Valvasori, pais de Guilherme, e de sua tia Maria de Fátima.
Eles são de Jaú-SP e Guilherme é por demais conhecido de nosso povo. É especialista em Meio Ambiente, o seu trabalho de Mestrado teve como foco a Serra do Brigadeiro, com ênfase na qualidade da água do Rio Itajuru, já comprometida em vários pontos, segundo ele.
Não somente isso. Com muita elegância e equilíbrio, Guilherme é um defensor de nossas terras, com argumentos técnicos e tem sido um grande colaborador de nossa Escola Estadual na conscientização dos estudantes.
E como se compra queijo em Minas? De várias formas, inclusive através de Edimar, que aos sábados corre as nossas ruas com excelentes produtos de seu laticínio, em São Domingos.
Eles ficaram hospedados na Pousada Belisário e com certeza gostaram.
Aliás, eu quero me retratar aqui. Alguém me provocou essa semana pelo zap.
- Você acha que tudo em Belisário é o melhor do mundo.
Eu logo me desculpei por possivelmente estar passando tamanho pedantismo e respondi:
- Eu não acho. Tenho certeza.


Já que estamos falando de assessoria de Meio Ambiente, solicitei numa matéria recente, a manifestação do assessor de Embelisariomg na Capital, para essa área, sobre a utilização do termo "capataz" para uma fazenda. Recebemos o seguinte parecer:


Ilustre fundador, diretor e redator-chefe de EMBELISARIOMG:

Não raro você me atribui competências que eu não tenho. Até então eu era o consultor para assuntos florestas e ambientais.  Agora vejo-me na desconfortável condição e filólogo e linguista.
Problema não. Seja sempre bem-vindo. Prefiro pecar por excesso do que por omissão. Então vamos lá!
A função de capataz nunca foi de uso comum em nossa região. A predominância do minifúndio na região não justificava a presença (ou a função) de um encarregado.
Embora meio em desuso, a palavra continua viva e muito popular no R G. Sul. O Manual de Cargos e Salários da subsidiária florestal da Vale (ex - Rio Doce) o cargo de capataz era formalizado e comandava 20 /25 operários.
Nós sempre o imaginamos como o encarregado/administrador de fazenda, mas como (eu sei que ) você sabe o termo, não aplica apenas às atividades rurais.
Acho até que a  própria Vale tinha o capataz em sua equipe de manutenção da ferrovia. Será que RFFSA não o tinha?
Gde. abraço.
Dárcio Calais  


Às vezes penso em deixar de gastar com assessores, mas desisto, pelo bom trabalho que eles prestam.

Comentários

Posts mais visitados do último mês