PRA NÃO DIZER QUE SÓ FALEI DE FLORES

Apenas uma inversão no título da música com a qual Geraldo Vandré participou do III Festival Internacional da Canção, em 1968, e que se tornou o símbolo da luta contra a Ditadura Militar: Pra Não Dizer que Não Falei de Flores.
É que a gente sempre busca mostrar as coisas boas de nosso Beli mas vamos abrir uma exceção para falar também de um momento muito triste que estamos vivenciando, justamente na área que mais valorizamos, a educação.
Depois de um período de greve dos professores estaduais, por mais uma luta de valorização da categoria e, por incrível que pareça, pelo direito de receber o salário integral dentro do prazo legal, o que nunca deveria ser pleito de uma categoria profissional, muito menos de professores.
Depois da greve, os professores e servidores são obrigados ao pagamento dos dias parados, já que a lei garante ao aluno o mínimo de 200 dias letivos. Mas esse direito somente vai valer, aqui no distrito, para os alunos da zona urbana. É que os alunos da zona rural não estão sendo trazidos para a escola pelo fato do Governo do Estado de Minas não estar repassando a verba para o pagamento desse transporte. Muitas prefeituras mineiras suspenderam esse serviço e agora também Muriaé o fez. Veja a nota emitida:
INFORMATIVO
Informamos aos senhores pais e aos responsáveis que o Governo de Minas NÃO DISPONIBILIZARÁ transporte escolar para as aulas de reposição agendadas nas escolas estaduais.
O serviço de transporte escolar da rede estadual é de obrigação do Estado, que repassa verbas aos municípios para transportar os estudantes; no entanto, o pagamento para as reposições não foi efetuado, causando assim a falta deste serviço nas datas extras.
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, se solidariza com os estudantes e espera que o Governo Estadual volte a cumprir com suas obrigações legais, a fim de que a situação se normalize no menor prazo possível.
Muriaé-MG, 12 de Julho de 2018
Prefeitura Municipal de Muriaé
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer


Mas o que está ruim sempre pode piorar. Li hoje no site de Silvan Alves o seguinte:

O Demsur suspendeu, no final da tarde desta sexta-feira (13), o fornecimento de água nas escolas da rede estadual em Muriaé e também na sede da Superintendência Regional de Ensino – SRE de Muriaé. A exceção é a escola estadual Walter Vasconcelos – APAE. O abastecimento fica suspenso durante o período das férias escolares.
O motivo da suspensão do fornecimento de água nas escolas é o atraso no pagamento da conta de água. Desde junho de 2017, ou seja, há mais de um ano, o Governo de Minas Gerais não quita a referida tarifa dessas unidades e, até o momento, o valor total da dívida é de R$ 495.053,42.
As contas da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do Presídio, ambos no bairro Safira e de responsabilidade do Governo de Minas, também estão em débito, porém, não haverá interrupção no abastecimento nestes locais.
É importante destacar que a interrupção foi realizada durante o período de férias escolares para que não cause nenhum prejuízo aos estudantes.

Está sendo esboçada uma reação aqui em Belisário. Mães da zona rural irão procurar o promotor público nesta segunda feira exigindo o direito do aluno aos 200 dias letivos. 

O caos está instalado.

Comentários

  1. Maria Letícia Sigiliano... Desrespeito total, peculiar ao "partido" no qual este "pilantra" representa.. .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês