AS CORES E CHEIROS DA BAHIA

Um bom lugar para se constatar isso é no "Ceasinha do Rio Vermelho". Já lhe mostrei esse lugar um zilhão de vezes porque gosto de ir lá. Estacionamento amplo e barato, muito limpo, bom atendimento...
Uma das cenas que mais me marcaram quando cheguei aqui, no final de 1995, foram as dezenas de nativos (assim tratam os moradores da Ilha de Itaparica) descendo do Ferry Boat, em Salvador, correndo na direção da Feira de São Joaquim, com cestos de cajus na cabeça. Um colorido fantástico.
Nas comemorações de São João, que acabaram semana passada, o amendoim é a comida que mais caracteriza a data. Mas não é torrado como no Sul/Sudeste. O amendoim, que não é colhido maduro, mas "de vez",  é cozido, na água com sal. É difícil parar de comer.
A pimenta também já falei. É muito diferente da nossa: sempre fresca
São diversas qualidades de pimenta.
Eu acho que é pinha, mas Deda, auxiliar de Mariana diz ser graviola. Vou lhe mostrar graviola bem maior.
Por um acaso temos coco em Belisário, pelo menos na casa de Zé Maria Muniz. Não sei como ele conseguiu isso. Ainda se compra coco aqui por 1,20 a unidade.
Jaca também nós temos por lá.
Milho aqui na nordeste é plantado no dia de São José e colhido em junho, no São João. Ele disputa com o amendoim a liderança entre as comidas típicas desse santo.
Esse é o rambutão. Li no wikipedia que ele é abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia e na Amazônia. Mas esse é produzido no interior baiano mesmo.
É muuuito gostoso.
Esse é o famoso cupuaçu. Muito servido como suco, picolés e sorvetes. A mesma fonte diz que o cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia e é parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro ou cupu, é típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas
A foto não conseguiu mostrar, mas essas goiabas verdes são do tamanho de um abacate.
Olha a graviola aí, gente! Enormes, bem maiores que o melão. E agora, aquela anterior também é?
A cor da banana é diferente.
O cacau tem tudo a ver com a Bahia, ou pelo menos já teve, abundantemente produzido no Sul do Estado, até que surgiu a praga "vassoura de bruxa", que levou muitos à falência. 
No wikipedia tirei que o cacau, principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro, apresenta, ainda, outros subprodutos que incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete. Era considerado pela civilização maia, por ser uma fruta apimentada, um alimento que deveria ser ingerido com "parcimônia e elegância", devido ao seu sabor amargo; e era dado, diretamente pelos deuses aos homens. Antes de Cristóvão Colombo, era consumido apenas pelos Sacerdotes.
A partir de 1808 passou a ser exportado para toda a América Latina, e era aceito como uma "quase-moeda".  Daí a expressão “cacau” se referindo ao dinheiro.
Mas não se fazia o cacau o que conhecemos hoje como chocolate. Fazia-se uma bebida de sabor amargo - apimentado, com as sementes torradas e moídas misturadas com água, "semelhante ao preparo do cafezinho".
Genipapo é um dos licores mais servidos no São João.
Mas também apreciamos um outro cheiro gostoso à noite. O cheiro de pizza, com os amigos Luiz Carlos e Cláudia.
Agora vou me concentrar para o jogo do Brasil x Bélgica, à tarde

Comentários

Posts mais visitados do último mês