ATÉ NA CAVERNA A CULPA É DA POLÍCIA


A caverna
Existe um conhecido livro para os operadores de direito que é o “Caso dos exploradores de caverna”. Um grupo de jovens que fica preso dentro de uma caverna após a entrada ser soterrada. Não sabendo quando sairiam, decidem sacrificar um deles através de um sorteio. Assim haveria alimento para os demais, aumentando a chance de sobrevida, e por conseguinte o resgate. Acordados para o sorteio, momentos antes, um deles desiste do acordo.
Pressionado pelos demais sob o argumento que não mais poderia retroceder, realiza-se o sorteio. E justo o dito cujo da desistência sofre da infelicidade de ser a vítima.
Assim que seus algozes tiram sua vida, eis que o resgate chega, tornando o sacrifício realizado totalmente inútil.
O julgamento
Levado ao tribunal colegiado, juízes divergem sob condenação versus absolvição bem como a fundamentação:
Juiz 01 – Condeno, pois o acordo não é válido. Ninguém pode acordar para matar alguém. O direito não permite tal contrato.
Juiz 02 – Condeno, contudo, discordo do juiz 01. Creio que o acordo seria válido se todos tivessem de boa-fé aceitado os termos, coisa que não aconteceu.
Juiz 03 – Absolvo, pois se o Estado não garantiu o direito mais básico deles (vida), não pode agora querer que as mesmas regras que não os protegeram os condene.
Juiz 04 – Absolvo, pois o contrato feito pela maioria criou entre eles um Estado próprio. Em síntese, tinham sua própria democracia, governo e justiça na ausência do Estado.
Juiz 05 – Absolvo, com base no Estado de necessidade. Ali não se fala em Estado Direito, mas se fala no direito natural de lutar pela própria vida.
Tributo à mídia
Essa discussão é no campo jurídico. Se ela fosse levada no campo da policiologia, em debates totalmente imparciais, vejamos como seria as manchetes do caso:
1 – Incompetência faz com que policiais permitam a entrada de jovens em caverna e termina em tragédia.
2 – Polícia não consegue evitar mais um homicídio.
3 – Aumenta em 100% o número de homicídios em cavernas do país.
4 – Investigadores querem saber quem suspendeu o patrulhamento no interior das cavernas.
5 – Inquérito civil vai apurar porque se demorou 48hs para a retirada de 140 toneladas de pedra e areia que desmoronaram e se houve negligência no socorro por parte da PM.
6 – Testemunha anônima afirma “Foram os PMs que nos obrigaram a entrar lá. Ninguém queria entrar na caverna. Foi horrível…”.
 7 – Comandante responsável pelo policiamento da área do homicídio é destituído.
8 – Candidato novo e desconhecido promete acabar com as cavernas caso eleito.
9 – Após mais um homicídio este final de semana, patrulhamento em cavernas amanhece reforçado.
10 – Secretaria de Segurança já havia sido informada pela inteligência que jovens frequentavam cavernas.
11 – ONU pede o fim da PM para acabar com mortes em cavernas.
12 – Bala que causou abalo sísmico partiu de arma da PM, diz moradores.
13 – Áudio de conversa telefônica entre PMs mostra relação com crime. No dia xx/xx/xx, dois PMs conversam por telefone:
PM 01: “Rapaz, casa caiu lá em casa, minha esposa descobriu a 02”.
PM 02: “Falei que isso ia dar piiiiiiiiii”.
Segundo as investigações, esposa seria o codinome falado para as investigações da corregedoria e casa caiu seria a referência da derrubada da entrada da caverna.
14 – PMs investigados pela queda da caverna foram afastados das ruas e estão cumprindo serviço administrativo. Nossa reportagem não conseguiu contato com a defesa dos policiais.
15 – Guia de cavernas anunciam greves por melhores condições de segurança.
16 – Milícia pode estar envolvida na morte dentro da caverna. Um dos agentes que fomentou a morte é ligado a D. Marcos dos Santos, vulgo, cara de cavalo, miliciano da zona norte. Ele é suspeito de tráfico de drogas, homicídio, trazer o zika vírus para o Brasil, ligação nos atentados de 11 de setembro, bem como fomentar a guerra entre palestinos e israelitas.
17 – Governo Federal pensa em criar plano de segurança único para cavernas no Brasil.
18 – Governadores dizem que os problemas das cavernas são que elas entram pelas fronteiras, se estendem pelo território e que problema seria tão antigo quanto o próprio país.

Pois é, depois que me disseram que lá em Gênesis Caim matou Abel porquê não tinha polícia pra vigiar quatro pessoas, creio que realmente a culpa é da polícia!


  • O Tenente Wesley ocupa um cargo de assessoria no Comando da Polícia Militar em Muriaé, e foi o criador da RVP-Belisário


Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês