A NOITE DE SANTO ANTÔNIO EM BELISARIO

A noite prometia ser animada. Historicamente, segundo dizem, sempre foi muito concorrida a noite de Santo Antônio aqui no distrito. 
A fogueira esse ano ficou defronte ao templo. Essa é uma tradição dessa noite, em todo o Brasil. Aliás, muito da vida desse santo católico gira em torno de tradição e folclore. Dando uma lida em alguns textos, não vi nenhuma relação entre o homem que abriu mão de uma vida tranquila, filho que era de família abastada, para se dedicar à pregação do Evangelho e o santo casamenteiro que arruma marido e esposa para quem precisa, sendo até punido quando não atende, tendo de ficar de cabeça pra baixo na estante, suportando livro pesados sobre a sua barriga ou até mesmo mergulhado em vasilha com água. 
Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, nasceu em Lisboa entre 1191 e 1195 e morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, aos 36 ou 40 anos. Aos 19 anos Antônio entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai e tornou-se franciscano sendo o primeiro doutor dessa ordem.
Antônio tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou e o seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas.
Quando estivemos em Lisboa

Vamos mostrando quem estava lá, começando por esses amigos.
Zé Domingos já fazia o pregão do leilão.
As meninas do Projeto Mente Ativa...
Trocou o leiloeiro. Agora é Artidor.
A feijoada estava muito boa. À noite sempre opto por coisa leve.
Excelente o som.:Toinzinho do Acordeon e Banda.
Essas festas são de família. Nem o frio espanta a garotada.
E esse ano teve camarote.
Valia até dançar mulher com mulher...
... sem limite de idade.
Uma interrompida no forró para Simone apresentar a quadrilha de alunos da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
Gostei muitíssimo. Não tem sido fácil manter essa tradição. A moçada já não se sente motivada nos ensaios, mas não foi esse o caso. Levaram a sério e ficou show.
Fui chamado a fotografar do caminhão, cedido pelo Deputado Wilson Batista.
O professor Vanderlei me fez o convite.
Olha a cobra!
O casal da frente demonstrou muito preparo físico. Fizeram as principais performances.
Mas a noite era dos namorados. então vamos ver uma série de casais presentes na festa.
E fechamos com a turma da quadrilha, ensaiada pela Professora Simone que tinha de ter entrado na foto. Parabéns moçada! Parabéns professora!
E a festa não acabou. Hoje tem a presença do Bispo Dom Eudes, com procissão às 14:30 horas.

Simone também convidou a comunidade para o I Arraiá do ECC- Encontro de Casais com Cristo, nesse sábado, às 20:30h, logo após a missa.

Comentários

Posts mais visitados do último mês