SENAR, GAB E BELISARIO: ESSA PARCERIA PODE MUDAR MUITA COISA

Mais um programa de treinamento está acontecendo no GAB, tendo começado nessa segunda. Hoje, quarta, encerra o primeiro módulo: Manutenção e Operação de Moro Serra
Essa parceria já vem de muitos anos, tendo se iniciado através de D. Nina Campos. O SENAR tem a responsabilidade de qualificar as pessoas do campo, utilizando um pequeno percentual de todas a comercialização de produtos agrícolas.
Assinando a lista de presença, para receberem os certificados, de muito valor no mercado, na busca de um emprego ou contrato.
Estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos nos dois últimos dias, para operarem uma morto serra. Como ligar, como regular... 
E se afogar?
Dimas é o instrutor. O cara veio do outro lado de Minas, de São Sebastião do Paraíso, perto de Ribeirão Preto-SP. Imagina você receber um curso gratuito, de um profissional qualificado, vindo de tão longe e ainda ter gente para alegar: eu não tenho tempo pra fazer curso. Uma piada de mau gosto.
A aceleração do equipamento deve ser monitorada.
Enquanto isso canários comem figos maduros no jardim.
E eles partiram para o campo. 
Foram para o sítio de Silas.
Eles vão iniciar a operação de afiar a motosserra. Dimas vai ensinar como se faz isso sem um torno de carpintaria.
Tá aí o torno pronto. Claro que o restante do eucalipto será aproveitado, para moirão, cerca...
Vão colocar uma corrente que precisa ser afiada.
Em função do que se pretende com a madeira cortada, moirão ou uma tábua, se estabelece o ângulo da afiação. Ai então se começa a afiar o equipamento com essa lima.
Durante o processo muitas informações quanto à segurança no uso do equipamento. Segurança no trabalho é fundamental.
Veja ai o grupo. Silas, na extrema direita da foto, já é um profissional completo, mas quando soube do curso, logo quis de inscreve. Como ele disse, "aprender nunca é demais".
Amanhã a gente mostra o segundo módulo: Manutenção e Operação de Roçadeira.
Marcos José, que já fez os dois cursos, mobilizou parte dos alunos. Camila, mobilizadora do SENAR, mais uma vez se empenhou na organização dos cursos.
A qualificação muda a vida de uma pessoa.

Comentários

Posts mais visitados do último mês