MENTE ATIVA: ACONTECEU O V ENCONTRO

Nós convidamos amplamente para esse dia especial do Projeto Mente Ativa, do GAB quando recebemos a Dra. Natália Santos Magalhães, Delegada da Mulher e de Menores, acompanhada de Aline Alves, escrivã da Polícia Civil e muito querida belisariense.
Elas chegaram por volta das 13 horas e vieram diretamente aqui pra casa, onde Mirian preparou um almoço para ambas.
De repente não tem nada a ver mostrar o que elas comeram. Mas com o objetivo exclusivo de matar de inveja o amigo Arthur Bouzada e o ilustre Delegado, Dr. Rangel, por quem temos muito respeito, vamos fazê-los, para motivá-los a vir em Beli. Quem sabe em 2018, para debatermos o projeto de lei que flexibiliza o porte de armas na zona rural.
Uma saladinha de entrada, com molho de mostrada e mel.
Para ambas comida de roça não é novidade. Então Mirian optou por  pratos baianos. Mais entradinhas com casquinha de siri, queijo coalho na brasa, com melado e farofa com farinha de Salvador.  Também banana empanada. Minha patroa não perdeu um masterchef, que acabou ontem. Com isso, ela esbanja beleza nos pratos.
E como prato principal camarão no abacaxi.
Então vamos lá.
Com direito a sobremesa: mousse de coco.
Temos 50 minutos de folga. Havíamos combinado com Aline uma ida na direção da Serra do Brigadeiro, e fizemos isso. No brejo o Rio Fumaça desceu bastante, na direção de seu leito, mas ainda exuberante.
Vamos em frente, com a Serra ao fundo e o Pico do Itajuru encoberto.
Viramos à direita.
Ela quis conhecer a Vila Franciscana. Por coincidência, alguns policiais civis lotados em Miradouro estavam fazendo diligências na região.
Defronte fica a Cachoeira do Nahor. É claro que fomos apresentar essa beleza à doutora.
Com a sua vazão totalmente recuperada.
Eu as deixei no Artesanato do Moreira, outro atrativo para as pessoas de bom gosto que vêm visitar Belisário e fomos para o GAB, onde já havíamos montado todos os apetrechos de som e vídeo, desde cedo.
Vamos chegando minha gente.
Sheila, uma das coordenadoras do Projeto, recepciona a todos...
Destacando as que vieram pela primeira vez. A professora Denise  veio acompanhando as alunas Ramile e Lara. Todos os alunos do Ensino Médio foram convidados.
D. Elvira também está estreando, junto com outras mulheres.
Vamos vendo aí todos os presentes, até esse momento.
Neusa esteve impossibilitada de vir nos últimos encontros, mas está dentro do projeto. Vai ter participação no VI Encontro, ensinando artesanato.
Sheila e Mirian apresentam as ilustres visitantes, e a Delegada inicia a sua palestra. 
Ela fez isso com muita competência, num tom bem de bate papo, totalmente acessível aos presentes.
E o melhor, muito afinada com o pensamento do grupo, demonstrando uma linha bem equilibrada de pensamento, valorizando família, crenças religiosas, e demais valores que norteiam também o pensamento e conduta de nosso povo de Beli.

Três representantes da UBS-Unidade Básica de Saúde , de nosso distrito. Tiveram boa participação no evento.
Uma visão do helicóptero.
Ela poderia ser interrompida a qualquer momento, para perguntas e ponderações.
Aline colaborou tanto na viabilização da vinda da  Delegada como a auxiliou nas estatístíticas e informações. Afinal ela tem muitos anos de Polícia Civil e como Escrivã, tem conhecimento de tudo o que se passa.


E o papo rolou até próximo das 17 horas. Antes do lanche, fomos para o jardim, para a foto oficial. Contei 39 participantes, incluindo Simone, que ficou escondida lá atrás.

As comadres merecem essa foto.

Mateus Tem de sair numa foto com as visitantes. Ele é o braço direito da RVP-Rede de Vizinhos Protegidos, de Belisário, um  projeto da Polícia Militar
Sempre,  presente, a Professora Denise, de Filosofia e Artes, já está articulando com a Doutora Natália, o seu retorno em Belisário, para falar para alunos da Escola Estadual. Ela prometeu que retornará em 2018.
Vamos ao café. Ninha Balbino trouxe o pão de Cristo, que agradou muito as visitantes, pelo seu simbolismo de partilha.

Bolinhos de chuva... esse lanche é trazido pelas participantes, combinado entre elas.
A Delegada veio em seu carro próprio e vim trazê-las aqui em casa, onde o carro ficou. Ela ainda vai para Itaperuna. Parece que gostou de Belisário e quer voltar com o marido e outros amigos, para subirem no Pico do Itajuru. 
Nós voltamos para o GAB, onde o bingo estava rolando.
Ivânia veio saber por que a mãe vem elogiando tanto esses encontros.
Atento aí, moçada.
Osvaldina completou a primeira linha ou coluna. Ganhou um brinde oferecido por Maria Elísia.
E ela também ofereceu um brinde, que foi ganho por Cirinho, esse risonho da foto.
A jovem Lara ganhou o terceiro prêmio, oferecido por D. Nenê.
E a jovem Ramile ganhou esse panetone, oferecido por Ninha Balbino.
 Aparecida Costa completou o cartão. Ganhou um brinde de Efigênia.
Uma oração finalizou o V Encontro.
Que foi fechado com o abraço coletivo, ao som de Diga Lá, de Gonzaguinha.
Destacamos alguns pontos marcantes da palestra da Dra. Natália:

• Foram 106 casos de expedição de medidas protetivas em favor de mulheres em 2016, na cidade de Muriaé. 
• Dessa forma, com tantos casos, o maior protetor da mulher deve ser a própria mulher. Ela recebe apoio da polícia mas também deve ter cautelas quando ameaçadas, inclusive evitando lugares e situações de risco.
• As mulheres de ontem aprenderam a aceitar tudo, até apanhar. Aprenderam que separar nunca. Isso não pode mais ser tolerado em nossos dias.
• Geralmente quem mais critica maliciosamente as mulheres são as próprias mulheres.
• Não criar a criança para o machismo. Menino também dever ter responsabilidades domésticas e rapazes devem ser educados para respeitarem moças. Aquela de "amarre a sua cabra por que o meu cabrito está solto é coisa hedionda, do passado.
• Nunca espancar a criança, mas castigos e corte de privilégios e de  lazer devem ser aplicados. 
• Algumas coisas avançaram de forma desordenada nos últimos anos. Eu até externei a minha esperança de que isso tende a sofre uma melhor acomodação com reversão de alguns conceitos. Como exemplo ela cita o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, que  fala em 92 direitos e apenas 5 deveres para o menor. Sobre isso, lembra ela que a melhor arma para mudanças é o voto. 
• Relatam elas que recebem muitas denúncias violência contra professores em em Muriaé. Isso não temos em Beli.
• O conceito de família não pode ser banalizado. 
• Exemplo de honestidade deve vir dos pais. Começa quando você fala a verdadeira idade de seu filho diante de uma roleta de ônibus. 
• Vamos começar uma revolução dentro de casa, fazendo cada um a sua parte. Somos responsáveis pela nossa sociedade, mesmo que entre os nossos políticos haja muita desonestidade, isso não pode servir de justificativa para agirmos também de forma errada.
• Ajudar a comunidade faz bem. É preciso que saiamos da poltrona assistindo novelas, o que não leva a nada. Vamos valorizar o que edifica. 
• Eu ponderei que a RVP pode ajudar nas denúncias de violência contra mulheres e menores, preservando a identidade do denunciante. 
• Nunca aceitar casos de pedofilia, mas ter cautela nos casos de suposição. Observar antes de denunciar, para que não se cometa injustiça. 
• Qualquer necessidade, o telefone da Delegacia de Mulheres é 3722 2777.

NOTA IMPORTANTE:
Ficou acertado o próximo encontro na próxima quarta, inclusive com a revelação do amigo oculto. Sheila lembrou agora à noite que nesse dia tem a celebração de Santa Luzia, aqui em Beli. Dessa forma o encontro acontecerá na quinta, dia 13. Será o último do ano.

Comentários

Posts mais visitados do último mês