A QUEM HONRA, HONRA

A frase consta da Carta de Paulo aos Romanos 13:7

Hoje presto aqui uma homenagem àquele de quem recebi uma herança fabulosa, de valor incalculável. Ela não fez parte de nenhum formol de partilha e nem foi registrada em qualquer cartório de registros. Ela ficou, sim, gravada na minha alma. Do Reverendo Celsino Paradela, meu pai, recebi um nome, uma tradição, lições de vida. Lições de respeito ao outro e de ver o próximo como a mim mesmo. É claro que nunca consegui fazer isso como ele fez. Mas tentei e continuo tentando. 

O Rev. Celsino, como pastor metodista não calculava peso ou media distância para ir em favor do outro. Falta de estradas, de transporte público, ameaças de homens, animais ou intempéries da natureza..., nada disso era impeditivo para aquele missionário que cumpriu fielmente o “ide” expresso em Marcos 16: 15” E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura... " e fez isso utilizando o seu próprio meio de transporte: uns tempos um cavalo, modernizando-se depois, adquirindo uma bicicleta. Nada mais do que isso. 

Apesar de ser pastor protestante, nunca via outra religião cristã com adversária. Lidou muito bem com outros pastores evangélicos e padres. É claro que naquela época não havia tanta picaretagem no meio evangélico. Isso ele nunca toleraria. Foi muito amigo do Padre Matias, em Venda Nova, na porta de quem sempre fazia uma serenata com o coral que regia, no Domingo da Ressurreição. O Rev. Celsino via apenas as forças do inferno como o mal a ser combatido, além do fanatismo religioso, contra o qual lutou vigorosamente. 

A sua fé em Deus sempre era expressa, quando do enfrentamento de problemas, na repetição de parte do Sermão do Monte, em Mateus 6:34 " Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Com essa fé nos criou, é claro, com a parceria altamente comprometida de D. Cléa,  minha saudosa mãe.

O seu legado a mim e a meus irmãos superou em muito imóveis e aplicações financeiras. Educação de nível superior a todos os 8 filhos, exemplo de ética e fé em Deus. Não há crise econômica que tire isso de nós. 

Obrigado, meu pai!

Comentários

  1. Bela homenagem. De longe, você conseguiu citar o maior legado que um pai pode deixar a um filho. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Deus, pelo pai que tivemos. Obrigada porque somos tão abençoados por seu exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Tal Pai tal Filho ! Parabéns pelo seu dia, querido Cléber.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cléber, que ótima memória sobre seu pai. Temos saudades daquele convívio gostoso nas igrejas de Venda Nova e Areias. O respeito que o Pastor Celsino mantinha pelos semelhantes não o impedia de manter muito firme seus passos no verdadeiro Evangelho. Excelente caminho para trilhamos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês