PRECISAMOS PLANTAR TÂMARAS

Gostamos de "Titico". Uma pessoa que temos como amigo. Vira e mexe ele traz alguma agrado pra nós, fruto de seu trabalho. Dele compramos abóboras.
Dessa vez ele trouxe uma sacola com amendoins, que ele acabou de colher.

E o que tem isso a ver o título da matéria? Explico: no final de 1960, com 6 anos, meu pai foi transferido de Governador Valadares para Além Paraíba. Eu havia plantado um canteiro de amendoins e vinha todo dia cutucando a terra para ver se o amendoim seria colhido antes da mudança.
Na véspera da viagem constatei que não ia dar pra comer da plantação. Foi quando decidi arrancar todo o canteiro. Isso me custou uma bronca por parte do Reverendo Celsino, meu pai, que eu nunca mais esqueci. Você não planta só para você! Aprenda isso!
Pois é existe o ditado chinês que Vejamos: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!”. Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje esse tempo é menor, se plantadas com técnicas modernas.
A lição serviu em cheio para mim e sempre que como amendoim, rico em vitamina T, isso logo me vem à mente. A gente precisa pensar esse planeta lá na frente.

Comentários

  1. Esse Cléber,ora um pandego,ora um filósofo. Muito bacana essa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar que é uma fruta muito rica em nutrientes. Parece que só os diabéticos não devem comer dela, devido ao alto teor de açúcar. Em compensação, nos mercados dos países do Oriente Médio, são vendidas frescas, aos cachos, e quem mais se deleita são as moscas... Mas, como diz o provérbio africano: a galinha come a barata. E o homem come a galinha !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês