HOJE A SEDE DA DIOCESE É BELISÁRIO

Como foi comunicado, a Diocese de Leopoldina trouxe esse ano para Belisário a Missa dos Óleos que, tradicionalmente, acontece  na Catedral, em Leopoldina.
Uma carona para irmos lá, na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
Um grande número de fiéis é esperado.
O Professor Adelmir Perna veio de S. Domingos com Marlu, com o seu carrinho de churros.
Acertos finais.
Padres e seminaristas vão sendo recepcionados aqui, para um café. São 64 paróquias na diocese.
O tom aqui será a preservação da natureza.
E tem café para todos os que chegam.

A missa acontecerá na quadra poliesportiva, ainda inacabada. Isso é muito lamentável.  A obra foi programada para durar 150 dias e já se passaram mais de 3 anos.

O ginásio já repleto. Olha que beleza de espaço.
A equipe de música é de Belisário.
Vá vendo o tom. Preservação é a palavra de ordem.
Irmã Fany é prata da casa. É filha do Sr. Lincoln Martins.
O Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda voltou em Beli. Com ele o Vereador Jair Abreu.
Também presente o nosso Vereador Lelei.
Foram alugadas 700 cadeiras. Todas ocupadas.
Antes da missa começar alguns jovens que nos visitavam apresentaram as riquezas de nossa região.
Temos uma bela Serra do Brigadeiro, escolas boas, paz, nascentes, produção de café, de leite, uma rica fauna e flora ...
Como diz o nome, nessa missa de Quinta-Feira Santa são abençoados os óleos que serão utilizados para abençoar os catecúmenos e enfermos  e no ato do crisma.
Pessoas de muitas cidades fazendo o registro Silvan Alves presente. Dê uma olhada depois lá. www.silvanalves.com.br
Frei Gilberto tem muito a ver com tudo isso, vamos falando sobre isso ao longo da matéria.
Na frente Dom Geraldo, Bispo Emérito de Juazeiro, na Bahia, seguido de Dom José Eudes, Bispo da Diocese de Belisário, digo, de  Leopoldina. 
Como esperado, mais de 80 padres e seminaristas. 
Frei Gilberto saúda a todos. Cita que, além das diversas cidades da Diocese, estamos recebendo gente do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. 
Os diversos presbíteros também farão a renovação das promessas sacerdotais. 
Agora estão todos aqui. Estimo 1.400 pessoas. Levantei esse número com critério.
Na homilia o Bispo Dom Eudes destaca que a vinda dessa Missa dos Óleos para Belisário é um sinal visível da unidade da Igreja em torno do Frei Gilberto, ameaçado que foi por alguém, em seu escritório, por estar se envolvendo em questões ligadas à mineração de bauxita na região.
Ele repetiu parte do Sermão do Monte, quando Jesus disse:

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. (
Mateus 5:10-12).

E também:
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; ( 
Isaías 61:1,2)
Olha que bonito! É a turma da Pastoral Jovem de Belisário.

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (1 João 2:14)
Essa turma tem muita consciência do que faz na defesa da natureza e fazem isso com muita honestidade. Eu os respeito muito.
Fotografando lá fora mas atento a tudo o que se passa aqui dentro. Os presbíteros continuam a ser desafiados pelo bispo a não desanimarem, mesmo que diante de perseguições. 
Entrada dos óleos para receberem a bênção.
O Diácono Wallace, que teve grande participação na organização dessa programação especial, recebe os óleos.

Que são abençoados.
Pelo Bispo e por todos os padres presentes.
Momento da Eucaristia:  E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. (Lucas 22:19)
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. (Vers. 20)
Todos rezam a Oração do Pai Nosso.
Elisa recebeu um bênção especial desse padre.
Não acorda nem para comer. Ou não quer engordar?
Quem começa a almoçar primeiro: Os Bispos, os padres...  Não!  Silvan Alves e Aline. Eles vão descer pra Muriaé agora.
A equipe da cozinha. Fizeram comida para 2 mil pessoas.
Os óleos foram separados e cada parte recebeu, juntamente com os fiéis de sua paróquia  que o  vieram acompanhando. Esses são de Ubá.
Nos nossos corações há um forte laço de unidade. No meu e no dele é Galo! Padre Jorge é natural de Barbacena e atualmente está em Muriaé, mas já saindo para outra paróquia.
Frei Gilberto agradeceu a todos os que aqui vieram, os que trabalharam pelo sucesso dessa programação e, principalmente,  por toda a solidariedade que recebeu após a ameaça sofrida.  Confirmou que nada o impedirá de prosseguir na sua missão sacerdotal. Que manterá a sua luta pela valorização e proteção  das boas coisas da região.
Também na sua palavra final foi muito aplaudido o Bispo Dom José Eudes quando despertou o fato desse ginásio poliesportivo estar pronto já há muitos meses e não ter sido entregue para os alunos, que continuam fazendo educação física no sol, na quadra do distrito e também sem uso em eventos da comunidade. Tudo isso por um pequeno entrave contratual que impede a ligação da rede de esgoto pela existência de uma pedra no subsolo. 
Rádio Catedral presente. Fui convidado para uma entrevista falando sobre a importância para Beli receber uma programação tão rica. Aproveitei e tentei com o Bispo para ver se ele trazia a sede da diocese pra cá em definitivo. Ele não concordou.
Almoço sendo servido em dois pontos. Na parte de cima da escola.
E nessa área da comunidade de Belisário.
Esse pessoal veio de Eugenópolis para vender água e refrigerante para os presentes. Tem gente que sabe ganhar dinheiro.. Sinto falta dessa cultura aqui, por parte daqueles que não têm emprego fixo.
Os ônibus vão chegando para recolher o povo.
Também aproveitei e reforcei as palavras do Bispo, com o Secretário Nilmário Miranda, para que aperte o Governo do Estado para que resolva esse problema de liberação da quadra. Houve dispêndio financeiro para deixar uma obra pública inacabada como essa, além da grande necessidade de seu uso.

Comentários

Posts mais visitados do último mês