quarta-feira, 29 de março de 2017

O QUE É ISSO COMPANHEIRO? GABEIRA EM BELISÁRIO?

Soube ontem que o jornalista Fernando Gabeira estava em Muriaé. Opa! Então, certamente, ele virá em Belisário para abordar o tema mineração, realçado pela recente ameaça de vida sofrida pelo Frei Gilberto.
Silvan Alves estava na praça e me juntei a ele.
Frei Gilberto havia lhe avisado que estavam rodando pela Serra do Brigadeiro mas logo chegariam a Belisário, onde almoçariam. Aí estão eles.
As formigas não respeitaram os pés do ilustre jornalista.
Muito simpático ele. Sempre acompanho os programas de Gabeira na Globo News, mostrando curiosidades e denunciando coisas por esse país, principalmente relacionadas a agressão à vida humana e Meio Ambiente. Assisti sua entrevista recente no Roda Viva, da TV Cultura. Deu um show.

Apelando pela lembrança e pegando informações no Google, falo um pouco sobre ele, principalmente para os mais jovens.
Fernando Gabeira, escritor, jornalista, nascido em 1941, é mineiro de Juiz de Fora e carioca por opção.
É membro-fundador do Partido Verde onde sempre atua na defesa dos direitos das minorias e do Meio-Ambiente, tendo em sua história de vida a participação na luta armada contra a ditadura militar, época em que trabalhava como repórter do Jornal do Brasil, no Rio.
Em 1970, Gabeira foi preso em São Paulo, sendo baleado ao resistir à prisão. Conseguiu a liberdade através de uma troca com mais 38 presos políticos pela libertação do embaixador alemão Von Holleben, que havia sido sequestrado por militantes que resistiam à ditadura.
Esteve exilado em vários países e voltou ao Brasil em 1979. Escreveu o seu livro mais famoso: “O que é isso companheiro?”, que ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, sendo transformado em filme, sob a direção de Bruno Barreto, em 1997. O enredo conta a história verídica do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick.
Em 1989 foi candidato à presidência da República, pelo PV, sendo derrotado. Pelo mesmo PV foi eleito Deputado Federal, em 1994, e reeleito em 1998, agora pelo PT.
Em 2008, Gabeira foi candidato a Prefeito e liderou uma onda verde no Rio, tendo sido derrotado por Eduardo Paes por uma diferença mínima de 1,66% dos votos, no segundo turno.
Em 2010 também foi para o segundo turno na eleição de governador e perdeu para o candidato Sérgio Cabral. Com certeza os fluminenses amargam duramente essa derrota, pois levaram ao poder um dos mais corruptos políticos do país, hoje preso, com a sua esposa, agora em liberdade domiciliar graças a uma decisão estúpida da justiça.
Gabeira rompeu de vez com o PT, por discordar das condutas adotadas pelo partido  após chegar à Presidência da República. Uma declaração sua de que na época em que era militante contra a ditadura militar, não lutava pela democracia, mas sim pela ditadura do proletariado,  faz estremecer algumas alas da esquerda mais radical que, como vingança, acusam-no de ter tido uma participação apenas “circunstancial e secundária” no sequestro do embaixador Charles Elbrick.
Nessa briga eu também declaro que gostava do Gabeira de ontem, mas prefiro o Gabeira de hoje. Para salvar o Rio eu inclusive grito: VOLTA GABEIRA!

Ele nos informou que já está fazendo o programa sobre a sua vinda aqui em Belisário.

Veja a entrevista que Silvan e eu fizemos com ele, onde explica o motivo de sua presença aqui. Desculpas pela falta de edição.

2 comentários:

  1. Eu que sou fã do Fernando Gabeira, acabei vendo o video Roda Viva, acabando agora. Uma conversa com ele nunca devia acabar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleber, já está passando a propaganda do programa sobre Belisário na Globo News.
    Vai passar domingo dia 09/04 às 18h30.

    Já estou fazendo uma "Jaba" nos meus grupos do Whatts app divulgando pra todo mundo assistir.
    Divulga aqui no blog tb!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Comente este post!