O QUE É ISSO COMPANHEIRO? GABEIRA EM BELISÁRIO?

Soube ontem que o jornalista Fernando Gabeira estava em Muriaé. Opa! Então, certamente, ele virá em Belisário para abordar o tema mineração, realçado pela recente ameaça de vida sofrida pelo Frei Gilberto.
Silvan Alves estava na praça e me juntei a ele.
Frei Gilberto havia lhe avisado que estavam rodando pela Serra do Brigadeiro mas logo chegariam a Belisário, onde almoçariam. Aí estão eles.
As formigas não respeitaram os pés do ilustre jornalista.
Muito simpático ele. Sempre acompanho os programas de Gabeira na Globo News, mostrando curiosidades e denunciando coisas por esse país, principalmente relacionadas a agressão à vida humana e Meio Ambiente. Assisti sua entrevista recente no Roda Viva, da TV Cultura. Deu um show.

Apelando pela lembrança e pegando informações no Google, falo um pouco sobre ele, principalmente para os mais jovens.
Fernando Gabeira, escritor, jornalista, nascido em 1941, é mineiro de Juiz de Fora e carioca por opção.
É membro-fundador do Partido Verde onde sempre atua na defesa dos direitos das minorias e do Meio-Ambiente, tendo em sua história de vida a participação na luta armada contra a ditadura militar, época em que trabalhava como repórter do Jornal do Brasil, no Rio.
Em 1970, Gabeira foi preso em São Paulo, sendo baleado ao resistir à prisão. Conseguiu a liberdade através de uma troca com mais 38 presos políticos pela libertação do embaixador alemão Von Holleben, que havia sido sequestrado por militantes que resistiam à ditadura.
Esteve exilado em vários países e voltou ao Brasil em 1979. Escreveu o seu livro mais famoso: “O que é isso companheiro?”, que ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, sendo transformado em filme, sob a direção de Bruno Barreto, em 1997. O enredo conta a história verídica do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick.
Em 1989 foi candidato à presidência da República, pelo PV, sendo derrotado. Pelo mesmo PV foi eleito Deputado Federal, em 1994, e reeleito em 1998, agora pelo PT.
Em 2008, Gabeira foi candidato a Prefeito e liderou uma onda verde no Rio, tendo sido derrotado por Eduardo Paes por uma diferença mínima de 1,66% dos votos, no segundo turno.
Em 2010 também foi para o segundo turno na eleição de governador e perdeu para o candidato Sérgio Cabral. Com certeza os fluminenses amargam duramente essa derrota, pois levaram ao poder um dos mais corruptos políticos do país, hoje preso, com a sua esposa, agora em liberdade domiciliar graças a uma decisão estúpida da justiça.
Gabeira rompeu de vez com o PT, por discordar das condutas adotadas pelo partido  após chegar à Presidência da República. Uma declaração sua de que na época em que era militante contra a ditadura militar, não lutava pela democracia, mas sim pela ditadura do proletariado,  faz estremecer algumas alas da esquerda mais radical que, como vingança, acusam-no de ter tido uma participação apenas “circunstancial e secundária” no sequestro do embaixador Charles Elbrick.
Nessa briga eu também declaro que gostava do Gabeira de ontem, mas prefiro o Gabeira de hoje. Para salvar o Rio eu inclusive grito: VOLTA GABEIRA!

Ele nos informou que já está fazendo o programa sobre a sua vinda aqui em Belisário.

Veja a entrevista que Silvan e eu fizemos com ele, onde explica o motivo de sua presença aqui. Desculpas pela falta de edição.

Comentários

  1. Eu que sou fã do Fernando Gabeira, acabei vendo o video Roda Viva, acabando agora. Uma conversa com ele nunca devia acabar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleber, já está passando a propaganda do programa sobre Belisário na Globo News.
    Vai passar domingo dia 09/04 às 18h30.

    Já estou fazendo uma "Jaba" nos meus grupos do Whatts app divulgando pra todo mundo assistir.
    Divulga aqui no blog tb!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês