VAMOS DESCENDO O MORRO. TEM MUITA COISA PRA VER

Comida no papinho, pé no caminho, descendo a ladeira. Na frente outro ponto a ser visitado: a Catedral da Sé.
No Wikipedia resumi isso:
 A sua construção teve início na segunda metade do séc. XII, após a tomada da cidade dos mouros, por D. Afonso Henriques, e apresenta-se hoje como uma mistura de estilos arquitetônicos
O grande terremoto de 1775 afetou a Sé. O restauro teve início na primeira metade do século XX, em 1902, com o objetivo de devolver à Sé algo de sua aparência medieval. O templo foi reinaugurado em 1940. 
Eu tenho certeza de que arrepiaria ao ouvir esse órgão de tubos tocar.
Vamos  continuar descendo. Tá ai a catedral de frente.
Muito pertinho, outro atrativo: a Igreja de Santo Antônio, que se encontra, alegadamente, no local da casa onde nasceu o Antônio.
Manda a tradição que os jovens que tencionam se casar, no dia do casamento, visitem a igreja, rezem e deixem flores para Santo Antônio, que é o intercessor dos recém-casados.
A obra foi paga com ajuda pelas crianças, que pediam "um tostãozinho para Santo Antônio” Por isso até hoje o chão da capela está coberto de moedas.
E ao lado tem esse Museu.
Os famosos pães de S. Antônio.
Muito bonito o templo.
Vamos descendo.
Daniela é uma mineirinha de BH. Muito simpática, mas é cruzeirense. Ninguém é perfeito. Está há 7 anos por aqui.
Mais uma visita.
Tirei essa foto e levei bronca. Mesmo sem flash, aqui não pode haver fotos. Nem entrei.
Olha que maravilha!
Veja aí, Renato Sigiliano. Estava fechado e assim não pudemos entrar.
Mais um giro nessa região. Isso aqui é muito show.
Mais artista. Estátua imóvel.
Mais duas estátuas com um som de fados. Também me pediram para dar uma palinha.
Em outra matéria já mostrei Gaspar, um angolano. Ele é fantástico. Tem muito ritmo e toca esses instrumentos todos.  A criança quis ficar perto dele. Tá cantando  Beijinho no Ombro, de Vanessa Poposuda. O público vai ao delírio. Cantou vários raps brasileiros.
Outra criança se aproxima dele, dançando. 
E mais gente vai entrando na roda.
Apenas uma curiosidade. Como são milhares de turistas nas ruas, os restaurantes não querem franquear seus banheiros de forma muito liberal.  Vi muito disso aqui. Os garçons têm uma senha. Se o turista vai consumir, então recebe a senha para usar. Se não gastar não fax xixi.
Acabei a matéria exatamente quando o juiz apitou o fim do jogo Galo 3 X 0 Figueirense. Estou vendo também pelo notebook, através do Premier FC. Fecho uma aba, abro a outra e vamos que vamos. Vocês me dão muito trabalho. Aqui em Porto jé é meia noite e meia.

Comentários

  1. Enquanto isso, todas essas novidades 'além Tejo', o xixi retido, a igreja, o resultado do jogo a reinserção do Gaspar foi a melhor. Um abraço, SimãOlga

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês