PREVENIR É SEMPRE MELHOR QUE REMEDIAR.

Redução da maioridade penal. Um adolescente pode ser algemado? Aumentar o tempo de internamento para o menor infrator....  Tem muitas questões sendo colocadas nos últimos anos, quando se discute o aumento da criminalidade no país.
Eu confesso que, às vezes, começo a me atrair por algumas delas. Mas o que  me estimula a repensá-las é o fato de vermos que o Poder Público oferece tão pouco para as  nossas crianças e adolescentes, em termos de cultura e lazer, que isso o desautoriza a pensar nas medidas punitivas mais rígidas. 
Hoje entrei na FUNDARTE para dar um abraço em Gilca, que há muito não via. Na passagem pelo corredor ouço acordes vindo do auditório e logo fui conferir. Grata surpresa.
Acontecia lá uma avaliação dos alunos da Escola Municipal de Música, divididos que são em diversos períodos, para habilitar para o período seguinte aqueles que apresentarem um bom desempenho.
É emocionante tudo isso.
Um a um os alunos são convidados a se apresentar. Uns estão no primeiríssimo degrau. Por exemplo, "Parabéns pra você".
Os demais aguardam a chamada para a apresentação. São alunos de classes sociais variadas. Há estudantes de escolas públicas e escolas particulares.
Um selfie com a Professora Sandra Leite, que já esteve num processo de inicialização musical na nossa Escola Estadual, promovido pela FUNDARTE.
Essa mocinha já está  em um nível mais elevado.
Já essa banda me agradou em cheio. Deram um showzinho.
Os familiares estão juntos. Se a família não estimular e não se fizer presente, a chance de sucesso é mínima.
Tá aí a banda novamente.
Outro período, para apresentações individuais. Lembrando que tem caráter avaliativo.
Simone Soares é a outra professora da Escola Municipal de Música.

I Have a dream! Música pra crianças e adolescente em Belisário. Um coral, cantatas de natal, apresentações em outras cidades...
Um dia Deus vai mandar para o nosso distrito um especialista em regência. Aí ninguém vai nos segurar.

Comentários

Posts mais visitados do último mês