COM SHOW DE SAFADÃO, BELISÁRIO INAUGURA A NOVA PRAÇA DA MATRIZ

Ficou muito bonitinha. Muito bom gosto e competência por parte do(a) arquiteto(a) da prefeitura que deu essa repaginada na Praça Cel. Francisco Gome Campos, a principal de Belisário.
Conseguiram criar áreas de convivência seguras, protegidas com grades, o que facilita a frequência de crianças, isso sem agredir esse bem, que não é tombado, mas. aprendi com Dra. Heloísa Helena Costa, uma das maiores autoridades em museologia da América Latina, quando fui seu adjunto no Instituto de Patrimônio Histórico da Bahia, que o fato de não ser tombado não dá direito de se demolir ou descaracterizar sem qualquer critério, um bem, que guarda a memória de uma comunidade. 
Vá vendo.
A praça leva o nome do Coronel Francisco Gomes Campos, bisavô da minha patroa. Lamentavelmente, não pode ser programada uma inauguração oficial, por estarmos no período eleitoral, mesmo Dr. Aloysio não sendo candidato. Sobre isso eu reconheço que tivemos uma boa assistência ao nosso distrito, por parte dessa administração. Não podemos ignorar que a grave crise econômica em que o pais mergulhou trouxe muitos problemas para as prefeituras. Mas, a gente precisa reconhecer que tivemos muitos avanços. Mesmo a oposição tem reconhecido isso.
Também não se pode ignorar a fortíssima  participação de nossos vereadores, Vandim e agora Wolninho durante os últimos 12 anos, para que pudéssemos ter esses avanços. O reconhecimento é geral. 
Mas ainda temos obra em fase de conclusão. A reforma geral da capelinha na estrada Belisário-Itamuri.
Bem! Se as autoridades não podem inaugurar a obra eu me invisto de poder para tanto e faço isso. E trago Mirian, a bisneta de "Chico Gomes" e sua tia Regina, neta do coronel. Tudo isso sob os aplausos da massa humana presente ao ato.
Veja aí.
Inclusive de Mateus Safadão, que vai dar um show daqui a pouco.
Sobre o Coronel Francisco, Regina nos lembrou que ele nasceu, no final do século XVIII, ou seja 1890, mais ou menos,  época da Proclamação da República. Foi um homem muito além de seu tempo. Nasceu em Itamuri e foi nomeado vereador aqui no distrito de Belisário.No site da FUNDARTE a gente lê em 1928, juntamente com o Coronel João Alló, ele  participou, na condição de vice-presidente,  da Comissão Diretora de Obras criada para a construção da nova Igreja Matriz de Itamuri, que foi erguida em tempo recorde.  (http://www.fundartemuriae.com.br/conteudo/conteudo.php?id=176)

Em Beli, Francisco Gomes construiu uma pequena usina para gerar energia elétrica para a comunidade. Mas só dava para ligar luzes e rádio. Ferro elétrico, nem pensar.

De uma de suas netas ouvimos que ele era muito carinhosos para com os netos, para quem gostava de contar longas estórias, isso em tom teatral. Gostava  de uma roda de música, com viola.

Mas a noite vai terminar lá em Muriaé.

Comentários

  1. Show de bola, Belisário merece isso e muito mais...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à todos que colaboraram pra que esta obra fosse realizada.Mais um ganho para nosso distrito.Podemos refazer esta inauguração logo após o período eleitoral porque vale a pena !

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a inauguração da nova praça ter sido conduzida apenas por autoridades locais não tirou o brilho da solenidade. Com particular interesse, notei que 2/3 dos presentes são descendentes do homenageado com nome da praça.
    E não há dúvidas de que, além de uma visual contemporâneo, a grade trouxe também segurança para a "gente miúda". E até para "gente graúda" que porventura abuse do "gole".
    Há mais de 50 anos, considerando o clima e as montanhas, eu já me referia a Belisário como a Suíça brasileira. Estamos quase chegando lá.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de agregar o seguinte, sobre o nosso Coronel: como sendo o primeiro vereador de Belisário junto à Câmara Municipal de Muriaé, sua foto encabeça a galeria de todos os vereadores de Belisário, no Museu TIC-TAC, local.
    Ficou mesmo bonita e bem feita a obra da reforma de nossa praça Cel. Francisco Gomes Campos.
    Felicito as herdeiras desse grande vulto de nossa História em Belisário, Regina Pimentel Glanzmann e Mirian Sigiliano Paradela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês