AS ESTATAIS SÃO NOSSAS

1º ato: Desci hoje à tarde para fazer algumas coisas em Muriaé e principalmente fazer o pagamento do IPVA do meu carro. A placa é de Salvador e as datas lá são diferentes daqui de Minas. Liguei antes para o DETRAN-BA e me informaram que era somente ir em qualquer caixa do Banco do Brasil ou Bradesco e mostrar o Renavam. Idiotamente me dirigi ao BB. Lá eram 80 clientes aguardando com a senha. Como sou um senhor idoso, eram 30 na minha frente.
Mas devo reconhecer que o chão estava bem limpinho pra gente sentar confortavelmente. Essa garota está aqui há um tempão, Vai esperar cerca de 2 horas para ser atendida.
Pra minha surpresa quando chegou a minha vez o caixa me mandou procurar primeiramente um despachante para imprimir a guia. Como assim? Despachante para pegar uma guia para pagamento? Com a hora avançada entrei em outra longa fila pra tirar dinheiro e tentar pagar no BRADESCO. Ocorre que só tinha 1 caixa funcionando para saque. Dá pra ver na foto.
Saí correndo pela rua e cheguei no BRADESCO às 3 h em ponto. O segurança estava fechando a porta. Ainda deu tempo de entrar. E agora?: Será que recebem sem a tal guia? Uma atendente de mesa me adiantou que entendia que sim.

É verdade que também tinha bastante gente mas ai vem a diferença de uma instituição pública para uma privada. O caixa recebeu numa boa. Nada de guia.
2º Ato:  Já há várias semanas estivemos eu e a tesoureira do GAB na Caixa Econômica Federal, para abrirmos uma conta de pessoa jurídica. Após entregarmos todos os documentos, o atendente nos informou que seríamos chamados algumas semanas depois, para assinarmos e termos o número da conta. Levei um baita susto. Pois já se passaram cerca de 50 dias e nada aconteceu. Estive lá outro dia e um outro atendente ficou de ver se achava os tais documentos deixados lá. Até agora nada. No BRADESCO a conta é aberta na mesma hora. Qual será a diferença, além do salário do privado ser muito menor do que o do público?

Diante da afirmativa: A PETROBRAS é nossa! O CORREIO é nosso! O BB é nosso! A Caixa é nossa!,  fica a pergunta: Nós quem? Dos empregados? Do Sindicato? Da CUT?

O processo de privatização precisa ser retomado, desde que acompanhado do fortalecimento das Agências Reguladoras, impedindo nestas a ingerências de políticos.

E por falar nisso, a Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Greenfild, para apurar desvios nos fundos de pensão dessas quatro estatais citadas.

Comentários

  1. Amigo Cleber !!! Isto é uma das coisas que mais me irritam também, e depois ver pessoas dizerem que estas empresas são nossas, são do povo, não são não !!! Eu sou a favor da privatização de todas elas, principalmente da Petrobrás, com seus desvios, feitos por diretores indicados por politicos, e suas mordomias nababescas para seus empregados, que vivem num mundo à parte...imaginem agora, quem vai pagar a conta desses 8 bilhões de dolares desviados da Petrus, Postalis, CEF e Prev.....

    ResponderExcluir
  2. E por falar em Petrobras, esse antro de corrupção e mordomias, lembro-me de ter lido há já algum tempo, que uma empresa petrolífera do Gabão tinha a mesma produção da Petrobras porém 1/10 dos funcionários da estatal brasileira. Duvido que uma empresa privada fosse "jogar" quase um bilhão de dólares na sucata de Pasadena. E os sapientíssimos executivos, encabeçados pela Dilma Rousseff, se explicam dizendo que foi "apenas um mau negócio", e fica tudo bem. E nós aqui pagando a gasolina mais cara do mundo para compensar o mau negócio dos "big shots".

    ResponderExcluir
  3. Amigos Cléber e Dárcio, eu trabalho na chevron, ao lado da refinaria Duque de Caxias e, um dia desses, passando em frente à refinaria, que é meu caminho do trabalho a 16 anos, acontecia mais uma das diversas graves que presenciei ali nestes anos e, um cartaz emblemático chamou minha atenção, o qual dizia "Estamos em greve por vocês"......putz !!! Dei a maior gargalhada.......como se a preocupação deles não fosse única e exclusivamente, perder suas mordomias nababescas, pagas por nós, cidadãos desse país de m...., Onde temos direito apenas de pagar cada vez maus impostos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Gilmar, o palhaço que escreve uma besteira dessas "... greve por vocês" deve achar que somos todos um bando de retardados idiotas. Infelizmente há muitos "cumpanheros" que acreditam neles, nem que seja por interesse e conveniência.

      Excluir
  4. Nosso (nosso?) governo copia tudo que não deve e inventa outras mais. Faz transações honestas com bancos privados e paga o devido EM DIA. Porém, por idiotice e malandragem, tem que ter pelo menos três bancos públicos, falidos todos porque o dinheiro sumiu !... Entrou e evaporou. Ou deixou de entrar, porque o Palácio do Planalto precisou e não pôde pagar a eles o que deve.
    Banco público pode quebrar, assim como as outras empresas do governo como a Petrobras. Isso é "marolinha". Desde que o PT, a CUT, .etc., etc. estejam com os bilhões.
    Por quê não copiar a gestão financeira dos governos ricos? Ah, mas eles são capitalistas, não são do povo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês