TÁ VINDO MAIS FESTA POR AI

Pra não confundir a sua cabeça, a gente deixa passar uma festa para falar da outra. Esse Belisário tem muitas delas. Vou acabar voltando pra Salvador, onde é mais tranquilo.
Recebemos a FUNDARTE aqui em casa quinta passada. A Diretora Geral Gilca Napier e seu assessor, Fernandinho Paixão, vieram tratar do FESTIVAL DE INVERNO DE BELISÁRIO, que acontecerá dias 16 e 17 de julho.
O evento será promovido pela FUNDARTE, com o apoio da ENERGISA, Polo Audiovisual da Zona da Mata  e do GAB.
BEERLISARIO também estará presente.
Será um festival de cultura popular. No domingo à tarde haverá apresentação de grupos de quadrilha, da nossa Escola Estadual, Escola de Rosário da Limeira e de S. Sebastião da Vargem Alegre. A nossa Escola Municipal também será convidada. 
O Projeto Capoeira também se apresentará nessa tarde. À noite duas programações musicas: do Grupo Belisário Sertanejoe do famoso violeiro Chico Lobo.
Haverá uma outra programação cultural no GAB na noite de sábado à noite. Isso ainda será definido.
Mas na casa de D. Mirian, sempre tem uma coisinha pra comer. O diretor José Antônio tinha compromisso na escola.
Demos uma passada no espaço de evento de Belisário, que será asfaltado em breve, como prometeu o nosso prefeito. O meio fio já foi instalado. 

Um grande palco deverá ser instalado lá no fundo.
A expectativa é de um grande evento. Pra quem é do ramo da viola, Chico Lobo dispensa apresentação. 
Mas uma pesquisa no Google você encontra muita coisa sobre ele. Resumi isso. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Lobo)

Violeiro, compositor, cantador, Chico Lobo é natural de São João del Rey . Artista carismático toca viola caipira desde os 14 anos.

A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. Com a viola na mão toca e canta as folias, os congados, os catiras, as modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo - sempre de modo muito envolvente, seja solo ou acompanhado por sua excepcional banda. 

Principais realizações internacionais 
• Chico Lobo já lançou vários CDs. O CD de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97. E rendeu-lhe 10 espetáculos em Centros Culturais e Praças Públicas no norte da Itália. 
• Lançou no Brasil e em Portugal o 1º CD no mundo que registra o encontro da viola mãe com a viola filha 
• Sua carreira já o levou a inúmeros palcos do Brasil e do mundo, como: Canadá, Chile, Itália, Portugal, nos Açores, na China em 2010 e Bogotá 2012. • Há 10 anos, desde o início, integra o projeto itinerante “Causos e Violas das Gerais” do SESC MG – realizado em mais de 100 cidades mineiras levando a tradição dos causos e das violas; 
• Chico Lobo é considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical; 
• Em 2010 representou a cultura mineira, a convite do Governo de Minas Gerais, quando participou da missão oficial à Expo Xangai 2010 onde realizou 11 shows nos pavilhões Brasil, USA, e América Square. Na ocasião mereceu destaque, por sua participação, foi convidado a ministrar um workshop e a se apresentar igualmente no pavilhão da UNESCO;

Comentários

  1. Mestre Chico Lobo. Excelente. Adorei a notícia.

    ResponderExcluir
  2. Que bom rever pessoas com quem tive a oportunidade de fazer parte da equipe de trabalho como é o caso da Fundarte. Ali trabalhei por quase seis anos. É um prazer rever Gilca que é uma pessoa que guardo tenho admiração e também o Fernando Paixão a quem carinhosamente o chamávamos de Fernandinho. Tempo bom, ambiente agradável, descontraído e alegre. Fernandinho é um amor de pessoa que guardo no meu coração.
    Cléia Costa.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém duvida: Belisário é mesmo FESTEIRO !
    Desde os tempos de Neca Mariano Alves Pereira, Olindo Vital, Luizinho Estevam e muitos outros que a História guarda com carinho. Sejam bem-vindos Gilca, Fernando, Renato e os apoiadores locais e patrocinadores externos. Sucesso !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês