FEIRA CULTURAL NA EE PEDRO VICENTE DE FREITAS - PARTE I

Um sábado agitado na Escola. A programação começou às 12 horas. Vamos ver:
O tema foi Minas Gerais e uma forte ênfase para a preservação do Meio Ambiente.
E se é para falar de Minas, a melhor forma de entrar na escola é pisando num poema do mineiríssimo Carlos Drumond de Andrade, desviando da pedra no caminho.
Tem algo interessante aqui.
Uma captadora de água através  de uma roda d'água. Legal o pai de um dos alunos estar envolvido no projeto. Escola deve ser assim.
Olha essa casa toda de vasilhas descartáveis, de sucos e leite!
A turma do 3º ano não perde tempo de ganhar uma grana vendendo cachorro quente e salgados para o fundo de  formatura.
Pavão e Zé Maria estão chegando, Depois a gente vê para quê.
Mais exemplo de famílias presentes.
Teria mil desculpas para não vir prestigiar a outra filha e ficar em casa com o nenen.
Métodos de racionalização no uso da água. Uma bacia coletora capta a água da chuva, que é aproveitada na limpeza da pocilga.
Essa moçada dá explicações sobre vulcões. Fiquei sabendo que a chuva ácida decorrente da erupção favorece a produção de uvas.
Aqui Luisa, filha de Pavão,  e colegas, explicam a necessidade de se instalar fossas distantes de nascentes, e também condenam a descarga de lixos nos rios.
Uma situação de contraste. Uma área de mata nativa e o que a espera depois da chegada do "progresso", com a abertura de uma estrada.
Novamente duas realidades são mostradas: uma área urbana voltada para a coleta de lixo de forma seletiva e outra totalmente desatenta ao problema do lixo. Larissa e a amiga explicam tudinho, com muita desenvoltura.
Muitos foram os agradecimentos a Guilherme, da OSCIP Iracambi, com sede aqui pertinho de Belisário. Ele desenvolve, com os estudantes durante o ano, programas ambientais. Tem grande participação na organização dessa Feira Científica..
Demonstrações sobre o uso da energia solar. A situação econômica difícil do país tem impedido avanços nessa área, para reduzir o uso da energia gerada pelas hidrelétricas, que geram altos impostos por parte dos consumidores. 
Mais formas de captação de água aproveitando-se a energia hidráulica, com a roda d'água.
Exemplo de geração de energia através de força hidráulica. A água roda um eixo, que movimenta um dínamo, que produz energia elétrica para a vila.
Agora produção de energia eólica, ou seja, gerada pelo vento.
Uma hidrelétrica operando.
Preservar nascentes é a palavra de ordem por aqui. Os incentivos públicos ainda são pálidos nesse sentido.
As Escolas Estaduais de Minas estão recebendo recursos para oferecer acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Essa estrutura acaba de ser montada. 
E também foi instalado esse bebedouro com botoeira em braile, para atender a deficientes visuais. O problema é que não temos aqui nenhum aluno para utilizar uma coisa e nem a outra. A gestão pública é algo complicado. Todos os diretores devem adotar ações uniformes, independente de sua realidade. Enquanto isso, o dinheiro público vai para o ralo.

Olha Pavão e Zé Maria com o stand montado! São membros leigos da Ordem Franciscana local e prestam bons serviços à comunidade..
Em algumas telhas ele mistura arroz cozido, sem tempero, com Serrapilheira, que é a camada formada pela deposição de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição, presente no revestimento do solo, retirada aqui no interior das matas, onde não tenha sido usado qualquer agrotóxico. Deixa a mistura formar esse bolor
Esses gringos estiveram no OKTOBEERLISARIOFEST. Indiano, sueca e americano. Estão na Iracambi e tem mais dois por ai.
Que é misturado com melado, criando-se aí um fertilizante natural. 
Ao fertilizante é acrescentado água e está pronto para a produção orgânica, como a de tomates. Pavão e esposa são muito bons nisso.
Bonita camiseta adotada pelo corpo docente.
Vai ter agora a abertura oficial da Feira Cultural. Salão lotado.
Isso, com o Hino Nacional.
Muita gente ficou lá fora.
Professor Vanderlei foi um dos coordenadores, mas todos os professores se envolveram.
Andréa e Ivânia entraram agora no salão, com as medalhas que serão entregues para os campeões do torneio interno de futsal. Vamos mostrar isso depois.
Professorada bonita...
... rapazes simpáticos...
Um vídeo explica a produção de pinga, algo bem mineiro.
Vamos encerrar a parte I do evento, com essa bonequinha.

Comentários

  1. Fantástico! De iniciativas como essa surgem novas ideias e grandes inventores. A abordagem de temas ambientais foi muito pertinente. (E a bonequinha da última foto "roubou" a cena.)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês