NO SÁBADO, UMA VOLTA AO PASSADO.

Essa é a nossa direção, no sábado pela manhã. O evento no Ponto de Partida será às 20 horas. Temos um dia pela frente.
Cinquenta minutos de Barbacena a Tiradentes
Aqui a gente volta no tempo e traz boas lembranças à memória. Tiradentes é a cara de Minas.
É impossível ver todas as lojas em um só dia. Estamos na estrada da entrada da cidade.
Quando a gente pensa que já viu de tudo... banheira para criança.
Nem vou comentar muito. As imagens dispensam comentários. Se você está pensando em me dar um presente, que tal esse móvel? Ele é a cara do "cantim di cumê" que estamos terminando aqui em casa.
Você já frequentou "venda" com esse móvel?
E com esse?
Olha uma princesa no espelho
Ela aí, agora ao vivo.
Essa loja é muito chique. 
Essa ´pedra é geladinha, apesar do calor que fazia lá fora.
Peças esculpidas em pedra vidro. Isso vem da Bahia, onde tem mina desse material .
O nosso Tiradentes ao centro.
Vamos entrar na cidade, mas isso merece toda a reverência. Sua Excelência Sra. Maria Fumaça.
Tem uma partida daqui a pouco, levando turistas dessa estação para São João Del Rey. Um belo passeio.
Meu negócio nunca foi maquinista, mas dar manutenção e restabelecer a linha, em caso de acidentes. Em meu trecho já não peguei máquinas a vapor, mas tração dísel-elétrica.
Nem entramos no centro, por enquanto. Vou postar depois umas fotos de lá, já que essa matéria está ficando muito grande.
Estamos indo para "Bichinho", um distrito aqui perto.
São vários quilômetros com várias lojas. Muita coisa bonita. O calor estava insuportável, com isso deixamos de ver outras muitas.
Aqui em Belisário muitas casinhas dessas foram ao chão, não é mesmo?
Hora do almoço. A gente sempre vem aqui.
Como um paparazzi capturo aquela mesa. São os artistas que farão o show logo à noite.
Júlia Medeiros é atriz do Ponto de Partida e é meu contato, pelo zapzap, para a reserva de ingressos. Ela sempre brilha no palco.  O Ponto de Partida, através dela, já teve trabalhos em comum com meu filho Clebinho, em SP.
Esse é Teco Cardoso. Um excelente músico, que vai brilhar no espetáculo de logo à noite, hora com flauta, hora com sax. Ele é marido de Mônica Salmaso. Nem sei se ela é que é mulher dele. Ambos são brilhantes.
                                 E aqui o filho desse casal de artistas.
Almoço liberado.
Quer fogão mais mineiro do que este?
Temos ainda muita coisa para ver. Tomamos a direção de Prados, uma cidadezinha aqui perto, também rica em artesanato. será que  é filial do Atelier do Moreira, aqui de Belisário?
Olha que riqueza histórica esses imóveis!
Demos um giro, mas desanimamos de ver artesanato. O calor era de espantar. Voltando agora na década de 70, fomos visitar um colega de turma de Engenharia. Com o tempo o coitado ficou barrigudo.
Eduardo Marini e a esposa Patrícia.  Ele nos deu um baita susto. Depois de confirmar presença em nosso último encontro, em JF, teve um sério problema cardíaco e foi parar vários dias no CTI em BH.
Ele tem uma empresa de Engenharia em Niterói e Patricia tem essa Pousada da Oficina, aqui no "Bichinho". Nos fins de semana ele vem pra cá. Vá vendo os chalés...
... e as outras áreas.
É sempre um prazer rever amigos. Nunca mais nos vimos, desde a formatura em dezembro de 1977.
Agora vamos dar uma passada no centro de Tiradentes.
Tudo tem de ter charme e retorno nessa mais charmosa das cidades históricas mineiras.
Estamos chegando na praça principal, onde tudo acontece.
Ao fundo a Serra de São José.
Passeios de charretes.
Uma cavalgada passa pelo centro. A Cavalgada de Belisário acontece todos os primeiros domingos de maio e a participação de, aproximadamente, mil cavaleiros.
Nessa casa a patroa nunca deixa de entrar quando vem aqui.
Produtos e atendimento de primeira.
Leia um pouquinho esse comentário sobre a cidade:

"Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio",  (1719), Vila de São José do Rio das Mortes e cidade de São José del-Rei. 
Ao ser proclamada a república, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representaria esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.
Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas." (www.wikipedia.org).
Tudo bem que a wikipedia seja uma enciclopédia livre, mas não gostei da parte que destaquei em vermelho. Deve ter sido escrito por um baiano. É que na querida Bahia, onde tive o privilégio de morar por 15 anos, este é o pensamento dos professores e historiadores, que preferem valorizar os heróis do 2 de Julho, como Maria Quitéria, Joana Angélica, Pedro Labatut, Barros Falcão,  o caboclo, a cabocla..., que agiram na expulsão dos portugueses em 1823, com um certo menosprezo aos heróis da Inconfidência Mineira de 1789.
Professora Doutora Heloisa Helena Costa, mineira baiana: estou certo em meu protesto? Por favor se manifeste.
Ainda temos o show à noite para mostrar para você.

Comentários

Posts mais visitados do último mês