AÇÃO COMUNITÁRIA AMBIENTAL PREVINCÊNDIO

Você havia sido convidado para um evento na Comunidade Santa Catarina nessa manhã de sábado. Esqueceu? 

Aconteceu lá, sob a coordenação do Parque Estadual Serra do Brigadeiro uma ACAP-AÇÃO COMUNITÁRIA AMBIENTAL PREVINCÊNDIO. Publicamos essa programação há alguns dias.
Pois partimos pra lá, nessa manhã bonita fechando o mês de julho.
Eu gosto dessas várzeas.
Aqui ninguém parece estar sabendo do evento.
Nem aqui. São muitas as casas abandonadas, em decorrência do êxodo rural.
Vamos dar uma espiada no duro que a turma do campo dá, já com uma cervejinha rolando? Coitados! Hoje é sábado. Ninguém é de ferro.Os caras ralam durante a semana.
Dei uma carona para Rose, que mora em Serrania e é funcionária do PESB. Está levando essa picanha para o churrasco do evento.
E a comadre esse lombo.
Estacionamento eclético. Cada um vem do seu jeito.

É aqui, na Escola Municipal N. S. Aparecida.É uma das remanescentes da região, com apenas 6 alunos. Também consequência do êxodo rural e da redução do número de filhos pelas famílias.
O Evento está começando.
Produção da região.
Tudo muito bem organizado. Danilo é Guarda Parque de fervedouro.
Átila Sanglard faz a abertura, apresentando as pessoas e órgãos envolvidos e que se fizeram representar. Ele é coordenador da base de incêndio de Curvelo-PREVINCENDIO.
Expõe o que se pretende com esse encontro.
Gilberto representa a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé, um técnico do IEF e José Roberto, Gerente do PESB.
Pavão é um produtor genuinamente orgânico. Na extrema direita Edson Cury, agrônomo e veterinário da EMATER.
O Frei Gilberto é convidado para uma intercessão em favor do grupo. Ele tem um alto envolvimento na proteção da terra em nossa região e por onde passou. A Igreja católica está muito atenta à questão da preservação ambiental, o que levou o Vaticano a publicar, recentemente, a  nova encíclica do Papa Francisco: “Louvado Sejas”, sobre o cuidado da "casa comum", um documento sobre meio ambiente reiterando  a necessidade do cuidado com a criação divina.
Vá vendo quem você conhece aí.
Fabiano é um grande produtor de verduras para o Programa Cesta Cheia, da Prefeitura de Muriaé. Está aqui com a esposa, sua parceira na horta, que não pareceu na foto. Tenho pena de muitos que dizem:  "não vou nessas coisas porque não tenho tempo". Como se qualificação fosse coisa para desocupados.
Luciana atenta, secretariando o evento. Ela é de BH e mora dentro do Parque, onde trabalha na área administrativa, principalmente na divulgação.
A primeira apresentação mostra o objetivo de uma ACAP.
Vamos dando voltas e registrando. Essa turma são os Guardas Parque em nossa região.  Luiz Carlos, Vaguinho e Nilsinho. Rapazes de Beli que levam muito a sério aquilo que fazem. Com eles Ana Mendes, responsável pelo Programa de Educação Ambiental do PESB.
E sempre tem alguém nos bastidores dando suporte.
Estão picando aquela picanha e o lombo.
Vai sair um tropeiro.
A turma chegou e tomou um café bem regional.
Voltemos á palestra.
Esse é o grande vilão de uma reserva florestal ou unidade de conservação. Sobre isso ouvimos algo estimulador: entre 2008  e 2013 não houve nenhuma ocorrência de incêndio no PESB,  na nossa região de Belisário. Essa foi a única região onde isso não aconteceu. Mérito para os produtores rurais e para os guardas parque. Mas fomos alertados que isso não nos permite ficar só na comemoração. Como não ocorreu incêndio, há muito material de fácil combustão armazenado, o que pode provocar queimadas de alta proporção. Prevenção é preciso. 
Um outra preocupação: aquelas verduras que vieram no meu carro foram lavadas a uma certa distância da escola. O motivo está aí. A água está escassa. Se nessa região temos problemas com água...
Agora José Roberto faz uma apresentação do PESB-Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
E apresenta a equipe que lá trabalha. Tem gente  de Araponga, Fervedouro,Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino, os municípios abrangidos pelo Parque.
A turma estava ansiosa para falar dos riscos da mineração; ora! Se não pode desmatar no alto de morros, como pode minerar? Peguntou o amigo, ligado à Oscipe IRACAMBI. José Roberto informou que pretende cumprir a agenda da reunião, deixando que o assunto mineração não domine toda a pauta, mas que entre naturalmente nos debates que venham a seguir, durante o dia.
Hideraldo e Margarete vieram participar. Eles são interessados no tema já que gerenciam a Pousada Xapuri (8888 8860) localizada bem no pé do Pico do Itajuru.
Outra foto panorâmica. O salão encheu.
Foi apresentado um vídeo mostrando um grave incêndio na Serra do Rola Moça. Após o combate na área acidentada, aviões foram utilizados para o combate em região mais plana. Esses equipamentos são alugados ao preço de 4.000 reais a hora, cada um. O melhor é prevenir. Além do custo ambiental...
Também presente a Polícia Florestal, Cabo Jardel e Soldado Oberdam. O destacamento fica em Muriaé.
Agora a turma será separada em 3 grupos. cada um recebeu um crachá.
Um deles ficou aqui.
Com esse tema para discussão.
Sob a coordenação de Átila.
Outro aqui.
Para debater isso.
Coordenados por José Roberto.
Que adverte que estão debaixo de um jequitibá, nativo da Mata Atlântica. Ao seu lado uma mangueira, que não é nativa. Foi trazida posteriormente.
Esse é um tema que incomoda a muitos. A caça a animais e aves. Os trinca- ferro desapareceram daqui. O cabo Jardel pede que denunciem esses predadores, através do 181, sem necessidade de se identificar. Lembra que isso sempre dá resultados, mesmo que não seja imediatamente. Os denunciados sempre pagam pelo crime.
Ana é habilidosa e organizou tudo muito bem. 
A infraestrutura foi simples e bem natural. Bancos de bambu amarrados com cipó.
Outro tema em debate.
O amigo Edson Cury na coordenação.
Já são 77 inscritos. Estava em 80 logo depois.
Os grupos vão voltar para o salão, para que cada um exponha o que foi debatido.
José Roberto me chama a atenção para essa formação mística nesse feijão. Não parece a pomba que simboliza o Espírito Santo?
Precisamos sair do evento antes do almoço. Voltamos muito bem impressionados com a capacidade de mobilização, organização e com o nível do que foi discutido.

Parabéns aos organizadores!

Acompanhe o Face do PESB:


Comentários

  1. É muito gratificante a gente ver a Comunidade e o Poder Público sendo pro-ativos na proteção ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. achei lindo essa iniciativa ,mas queria q vcs olhassem também sobre a pesca com bombas onde eles jogam essas bombas nos rios ,além de matar os peixes grandes q quase já não existe ,matam também os filhotes .quando tive ai nessa comunidade e vi esse tipo de pesca fiquei muito triste pois tudo esta acabando e o pouco q restam as pessoas fazem isso .acho q seria bom ate fazer uma matéria sobre esse assunto afim de alerta a população sobre essa pratica ilegal .mas fiquei muito feliz em ver a escola onde aprendi muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês