ESTAMOS EM CASA

Depois das 8 horas partimos de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, para completarmos a longa viagem Salvador-Beli.
Apesar de já ser Minas, o visual ainda é de sertão. Essa é a característica dessa região mineira.
Alguns oasis eventuais. Deve ser irrigação.
Tão logo a gente vê  a placa de saída do Jequitinhonha, a coisa começa a melhorar. Já se vê o verde.
Essas igrejas bem mantidas nos encantam.
Teófilo Otoni está a pouco mais de 100 km.
Entramos na cidade. Sempre ouvi dizer que ninguém presta em Teófilo Otoni, Mas eu tenho os amigos Maurício e Adriana, que moram em Salvador, e estiveram em Belisário, e eles são mais ou menos. Olha aí o registro da visita deles, em janeiro último. Ela acompanha direto EMBELISARIO,  na Bahia.

Aliás, tem também a Bispa Marisa, da Igreja Metodista, que também é filha dessa cidade e é gente fina.

Na verdade entramos para pagar o cartão de crédito no Banco do Brasil. Não quis fazer pelo WiFi do hotel. 

Um certo alvoroço no centro da cidade. O que será?

Logo recebemos a informação. Está acontecendo a FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni. Nessa região é grande a exploração de pedras e essa feira é realizada anualmente na cidade, no  Centro de Convenções Expominas IV.  Numa pesquisa no Google a gente lê que a FIPP reúne expositores de todas as qualidades de gemas produzidas no país, e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras. Entre os produtos em exposição e para comercialização destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas. 

São belos exemplares de berilos, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, jóias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos, serviços, órgãos oficiais, etc.

No período de sua realização, a FIPP atrai em torno de 20.000 visitantes, que movimentaram toda a região de Teófilo Otoni.



Como escrito, a Feira não acontece aqui na praça. Isso é apenas reflexo dela.

Essa gata de camisa listrada eu conheço.

Bonito o prédio da Câmara Munici

E confirmando que aqui só tem gente boa. entramos nessa loja para comprar DVD para irmos assistindo no carro. Os 5 que o amigo Luiz Carlos nos emprestou, em Salvador,  já assistimos.
A simpática Kelly nos vendou não só DVD como óculos, escuros, capa de smartphone, protetor de tela... até Odair José ela quis me vender. P! Aí é demais. Ao seu lado, Rafael.

... e também Aline.  Eles prometeram abrir o blog

E entramos pra conhecer o mercado

Bem arrumadinho e diversificado.

Nessa região do Norte de Minas come-se muito carne de sol, como no Nordeste.
Vamos pegar o carro no estacionamento. Temos muito chão pela frente.
De novo na pista. Aqui uma agroindústria de café.
Pedras também nos encantam.
Eu adoro um ferro velho de carros. A gente acha tuto, bem mais barato. A minha Hilux está precisando de uma "lameiro". Uma placa que fica atrás da roda pra proteger da lama. Vou ver se encontro aqui.
É um mundo isso aqui.
Anote ai o telefone. Fica em Governador Valadares e você manda a foto da peça pelo zap zap ou e-mail, que eles despacham para você.
Um quadro mostra o tamanho através de uma foto.
Agora é só passar o cartão. Como assim? 
Olha aonde Ana Cláudia vai buscar o sinal!
Tem de ter charme pra conseguir.
Senha... e pronto!
Já estamos em Governador Valadares.
Essa pedra é a Ibituruna. de onde partem vôos de asa delta e disputam campeonatos. Passei aqui os meus primeiros anos de vida, vindo bebê de Carangola. Como nasci muito grande, com 4,5 kg, meu apelido era "Ibituruna".
Cheguei a tomar banho no Rio Doce, trazido pelas irmãs mais velhas, naquela boa época em que criança podia tudo.
Ainda temos quase 300 km de chão.
Olha que gracinha!
Até que não vimos muitas queimadas. Isso já foi pior.
Outro charme.
Já passamos de Caratinga e  nos aproximamos de Realeza. Aqui é parada obrigatória desde que morávamos em Salvador, para levarmos linguiça. A comida aqui também é muito boa.
O antigo dono é de Miradouro, da família da amiga Nina. Arrendou para  Lady, que aparece na foto abaixo, junto de Mirian.
Fazer longos percursos no Brasil, de carro, é muito penoso. Estradas na maioria de pistas únicas, enfrentando-se longas filas de caminhões e a cada 10 ou 20 km tem de encarar esses redutores. É um saco. Em Governador Valadares, em um espaço de cerca de 500 metros tem 3 velocidades diferentes: 40, 50 e 60 km. Se der bobeira dança e aí bate aquele sentimento de que sempre estão querendo lhe furtar algo.
Primeiros sinais do pôr do sol.
Já avistamos a Serra do Brigadeiro, na região de Fervedouro. Começamos a nos sentir em casa.
Depois de Miradouro deixamos a BR 116, depois de longas horas nela trafegando. 
Opa! Essa placa é novidade. A Secretaria de Turismo já tinha avisado que eles estavam chegando.
Depois mostramos essas e outras novidades.

Respondendo ao amigo Dárcio Calais, lá de BH, que, comentando a matéria anterior, perguntou quanto à performance da Hilux, respondo que é a melhor possível. Extremo conforto, ótima estabilidade e bem econômica, com 10,3 km por litro de díesel. 











Comentários

  1. Cléber, apesar de ser leitor assíduo, nunca havia postado no blog. Parabéns pelo trabalho de divulgação de Beli e pelas suas postagens inteligentes e divertidas. Gilmar Calais Assafrao.

    ResponderExcluir
  2. Sou filho da Amélia Calais, primo da Neide Costa, e frequento Beli desde que nasci, lugar que gosto muito. Moro em Duque de Caxias/RJ, onde trabalho no setor de logística da Chevron (antiga Texaco). Acompanhei pelo blog as suas viagens com a ranger e, como tenho planos de comprar uma a diesel futuramente, gostaria de saber sua opinião sobre ela, pois pretendo fazer um uso parecido. Viagens e passeios. No mais, um grande abraço e agradeço antecipadamente !!!!

    ResponderExcluir
  3. Gilmar: O seu comentário nos anima e nos força a melhorar mais o "nosso" blog. É um veículo realmente de Belisário. Os que são da terra devem usá-lo, comentar, mandar notícias...Quanto à Ranger, sou suspeito, Sou tarado por pick up. Usei a Ranger por 6 anos e ótimas experiências com ela. Muito forte, ótimo torque nas arrancadas, econômica... Exige um pouco mais de cuidado nas curvas, quando acelerando, mas nada que um ajuizado não se adapte logo. Quando vier em Beli nos procure. Um abraço
    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cléber, só mais um dúvida, qual o consumo da ranger ? Grande abraço !!!

      Excluir
  4. Olá Cléber !!! Obrigado pela dica sobre a Ranger, já estava bem animado e agora já me decidi por ela, que também cabe melhor no meu bolso rsrsrs e,pelas pesquisas que fiz na net, ela só perde pra Hilux, a propósito, parabéns pela nova pick up. Difícil vai ser eu aguentar a ansiedade até janeiro/16 pra poder fazer este "Up grade" .
    Como você gosta de viagens, acho que vai gostar destes dois links abaixo, neles, você encontra fotos e resumos das nossas viagens, nas primeiras até 2008, de moto, antes do nascimento do nosso filhão, que hoje tem 7 anos e, depois, de carro com ele. O moleque, com esta idade, já conhece deste Recife até Montevideo, viajando de carro,
    Segue os links :
    http://inema.com.br/ff/f014688/
    http://gilmarsimoneejoogabriel.blogspot.com.br/

    Grande abraço !!!
    Gilmar Calais Assafrão,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês