CAFÉ: SEMPRE APRENDENDO ALGO

Mirian tem me cobrado uma matéria completa, pegando todos os processos do café: plantio, limpeza, colheita... até chegar na xícara. Vamos cuidar disso uma hora.

De vez em quando vejo algo interessante e posto. Segunda, quando passava perto da casa de Lindim entrei e aprendi mais um pouco. Ele estava analisando um café com Joãozinho Aredes.
Segundo ele, antigamente muita gente "quebrou" comprando café. Pagava determinado preço e quando ia repassar para o grande comprador ou torrefadora, este classificava mal o café e pagava abaixo.  Com alguns equipamentos simples, esse risco hoje é menor.

O café em coco é pesado...
 ... e é limpo nessa maquininha. Nova pesagem. Vê-se o percentual de perda 

Vê-se que muita coisa já foi refugada. O saco de 60 kg já virou, 40 kg, sei lá.
Mas o tamanho do grãos é importantíssimo. Vamos peneirar.

Olha o percentual mínimo que ficou com grãos maiores! Aí vem outro problema. Os grãos maiores vão para a exportação e os menores ficam para o consumo interno. Falta grãos para o primeiro e sobra para o consumo dentro do país. Com excesso na oferta o preço despenca. Dessa forma, quem consegue café de grãos maiores ganha um bom dinheiro e quem produz um de pior qualidade, ganha pouco na sua produção. O produtor pode receber R$ 340,00 por uma saca, mas também pode receber apenas 280,00.

Um dos motivos disso Joãozinho explicou: a falta de chuvas no mês de dezembro / janeiro  fez com que os grãos não desenvolvessem. Nessa época o pé exige muita água para formar bons grãos.

Nesse caso outros fatores influenciam, Uma plantação numa grota mais fria e úmida pode dar um melhor resultado. 
E tem mais medições. Agora para ver o percentual de água nos grãos.
Um verificação se o café passou por um bom processo de secagem.
 
Lindim lembra que depois disso ainda tem a qualificação do sabor, feita por especialistas contratados pelos compradores, que vão dizer se o café "deu bebida". São poucos os aqui da região que recebem essa boa qualificação.

Com o se vê a ajuda da natureza somada com o uso de tecnologia são imprescindíveis na lavoura.

Comentários


  1. Alguém fez um comentário aqui reclamando da forma com que essa maquinário funciona, causando poeira para os vizinhos. Retirei o comentário,por ser anônimo, mas respeito a forma com que tratou o assunto. Passei a reclamação para o produtor. Se de fato estiver causando dano a alguém, pelo que conheço dele, certamente que fará mudanças.
    Continuo repudiando manifestações anônimas de caráter político partidário e que sejam desprovidas de nexo. A tática de escrever errado para dificultar a identificação, por si só já se apresenta perversa. Basta a pessoa publicar o que quer na sua página do Facebook. Não precisa usar outros recursos das redes sociais.

    Cléber Paradela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês