UM ALMOÇO DE SÁBADO COM AMIGOS EMBELISARIO

Nós vamos chegar no almoço. Mas comecemos pela preparação, que começou no sábado à noite.  Se você não conhece, apresento-lhe truta, peixe super nobre, criado aqui em Belisário.
Ter isso em Beli é um privilégio para poucos. Leia um pouco a respeito:



"Pertencente à mesma família do salmão, a truta e originária do  hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, sua introdução ocorreu principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul..
Uma característica que faz com que a truta não seja mais disseminada é o fato de que se as águas de seu habitat não forem cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas ela não sobrevive. Estas características são encontradas principalmente em rios de montanhas.
No Brasil, a criação de trutas começou em 1949. Os primeiros ovos consta terem sido importados da Dinamarca. Bem adaptada às frias corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas como as da Serra da Mantiqueira (MG – RJ – SP) e nas serras do leste dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Truta
São fresquíssimas. Comprei no açougue do compadre Tuti ((32) 8407 9541. Em sua bela propriedade, no pé da Serra do Brigadeiro, que dista 8 km de Belisário, você pode também fazer um "pesque e pague". Hoje veio uma turma de S. Francisco do Glória para passar o dia e pescar lá.

Optamos pelo filé.
Os espinhos são grandes. Mesmo assim, com  uma pinça Mirian retira um por um.
Acordar cedo no sábado, para organizar as coisas. Mirian gosta fazer tudo bem bonitinho. Temos tempo para isso.



Os convidados começam a chegar. O amigo Rodrigo Guarçoni, Diretor Geral do DEMSUR - Departamento Municipal de Águas, seu pai, Dr.Ronaldo Guarçoni e a mãe, Maria José.
A amiga Nina Campos também presente.
Uma agradável surpresa. O Secretário de Agricultura, Francisco Ofeni e José dos Santos, que o assessora na área de controle sanitário, estavam vendo obras na estrada e passaram aqui. Vão almoçar também.
Mas tudo fica melhor lá no quintal. Raquel também chegou...
... com o namorado Wolninho, nosso vereador.
Na entrada, umas coisinhas, linguiça local e também casquinha de siri. Veio de Salvador, também com a farinha de mandioca baiana, que é excelente.
Mais uma surpresa muito agradável. O amigo Dr. Flávio Calais está de passagem por Beli, indo para Miradouro. Com ele o filho, Dr. Fernando, também advogado lá em BH.
Ele e Dr. Ronaldo Guarçoni são muito amigos e há muito não se viam. Foram parceiros em ações trabalhistas.
Mais gente importante chegando: Isabelly, ou  "Isa Belly", se assim preferirem, no colo de Vandim, nosso Secretário de Esportes.
E Fernanda, claro.
O time está completo.
Linda Isa.
Todo mundo quer curtir, né "Chiquinho" ?
Afirmativa veemente de Dr. Flávio: - Maria José era a mulher mais bonita de Muriaé na sua época de mocidade. Não é efeito do vinho. De fato, ela tá "enxuta". 
Muita conversa fiada e muitas articulações para o nosso Distrito.
Vamos ver o que essas duas estão comendo? Por enquanto uma salada tropical, de entrada.
Depois o prato quente: truta com molho de alcaparras e champions, em cama de chutney de maçã com gengibre. Arroz com brócolis.
Sobremesa: mousse de coco com doce de morango. O doce de morango é produzido por Pavão. Também vende morangos orgânicos e é muito bom. Nosso Belisário é muito chique em produzir truta, morango orgânico, geleias... Vale a pena conhecer também o ambientalista Pavão.

A chegada de Isabelly trouxe novas perspectivas para nós.
Esse terreno nos fundos do nosso quintal é da sua família "Coelho". Estou articulando com seu pai, Vandim, um casamento com um de meus netos: Léo ou Gui.
Por conta disso já fiz uma abertura no muro que nos separa. Como tudo vai ser nosso mesmo...
Dr. Flávio tem boas lembranças da chegada de "Chiquinho" aqui na região, já há algumas décadas, como técnico da EMATER.
Eles estão indo para Miradouro. Voltam dia 18 de julho, para passarem uns dias na "terrinha", com os netos e também para participarem da NOITE SERTANEJA, no GAB dia 25. Aguarde a publicação do folder amanhã. As vagas serão limitadas.
Muita articulação em favor de Beli. O assunto aqui é a grandeza do serviço que está sendo feito em nossas estradas, tanto para o caminho da Serra como para Itamuri, obras estas que serão retomadas logo. Em relação ao Projeto Cesta Cheia, da Prefeitura de Muriaé, que passou a atender a 2.000 famílias, segundo o Secretário, os 2 produtores de Belisário já contribuem com 20% dos produtos oferecidos.


Um boa conversa com José do Santos, assessor de Chiquinho na Sec. de Agricultura. Ele cuida da área sanitária e explicou-me as razões que levam a tomar medidas pouco simpáticas em relação ao leite e outros produtos produzidos na zona rural e que são ou deixaram de ser vendidos no comércio local, por exigência da Vigilância Sanitária. Declara que estatísticas feitas pela área médica do município apontam a necessidades de se proceder esse controle sanitário.

Por outro lado se comprometeu em vir em Beli para reunir com esses produtores, para passar-lhes as boas maneiras a serem adotadas na produção, de forma  higiênica. Vamos levar isso para a diretoria do GAB.
E a conversa rola...
Uma tarde muito agradável. É sempre bom receber amigos.



Comentários

  1. Cléber e Mirian,
    Que dia de sábado, bem descrito acima, vocês nos proporcionaram em sua bela residência !
    O grupo de amigos convidado, o almoço supimpa magistralmente preparado por Mirian, o agradável ambiente no jardim de sua bela residência, a amabilidade de vocês tudo contribuindo para momentos que a gente não esquecerá. Muito agradecida pelo convite.

    ResponderExcluir
  2. Amei a materia, pra variar ne... mas acho que ja esta na hora da Mirian dar uma aulinhas de como praparar essas mesas MARAVILHOSASSSSS... os pratos tb... mas como pretendo participar do curso e so tenho a semana entre natal e reveillon de ferias vamos começar pelas mesaskkkkk...#euquero

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo chegou em casa encantado com a recepção e carinho de vocês ....Pena que não pude ir,mas da próxima vez com certeza irei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês