FESTAS JUNINAS NA CULTURA LOCAL

Estive hoje à tarde na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, para assistir uma apresentação encerrando um projeto que buscou retratar o significado das festas juninas e  a relação disso com o dia a dia de nossa gente rural.
Primeiro chegam os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.
Última ensaiada. Professora Maria Aparecida, no violão, e a Professora Betinha.
Um close nas carinhas levadas.
São comportadíssimos, quando dormindo.
Super produzidos com roupas típicas e maquiagens.
Olha essas gatinhas...
Humberto é um pinga fogo.
Agora o salão está cheio. Alunos dos anos seguintes vieram assistir.
Essa dupla apresentou um "desafio". Em verso, um desafia o outro, com provocações. No final se entendem.
Agora virá uma bela apresentação musical.
Cai cai balão, cai cai balão

Aqui na minha mão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai na rua do Sabão.


pula a fogueira, iaiá!
pula a fogueira, ioiô!
cuidado para não se queimar
olha que a foqueira
já queimou o meu amor! 

Com a Filha De João

Antônio Ia Se Casar
Mas Pedro Fugiu Com a Noiva
Na Hora De Ir Pro Altar.


E uma outra sertaneja, com coreografia e tudo.
"Chegou e me notou,
Fingiu que eu não sou nada pra você.
Meu coração pirou,
meu corpo balançou, louco pra te ter
Agora você vem me procurar
Eu sei se tá querendo é já
Me esnobou e mudou de idéia
Me deixou olhando pra platéia."
Ei, psiu. Beijo me liga eu to curtindo a noite

Te encontro na saída."
Uma foto oficial, com as professoras responsáveis pelo projeto. Betinha, Jaciara e Aparecida.
 Nesses últimos dias, além das músicas típicas e vestimentas, trataram também da culinária própria desses festejos, que têm muito a ver com a culinária do interior mineiro.
Aqui na roça galinhas andam sobre a mesa.
Olha a cara dessa broa.
E todos, comportadamente, aguardam a distribuição do lanche.
Voltando à culinária, esse espaço criado é interessante.
A garotada montou esse livro de Receitas Típicas de Festas Juninas.
Entenda isso,
Canjicão tem tudo a ver.
Pé de moleque também.
Maçã do amor. Quando não quebra dente, é ótima.
Feijoada mineira é a melhor do país. Leva, beiço, orelha, rabinho, pé de porco, bacon, carne seca... É completa mesmo. Canjiquinha também é coisa nossa. Lá em Salvador ninguém conhecia isso.
Vamos vendo...
A pipoca trouxe silêncio no salão.
A garotinha é um estilo caipira fashion. Ou seria uma caipira rasta?
O corpo docente está aí. Equipe de alto nível.
Um arroz doce também é servido.
Uma festa completa. Um projeto muito interesse e bem oportuno para uma comunidade rural. Tudo muito bonito e bem ensaiado. Padrão Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, orgulho de Belisário.

Parabéns!!!

Comentários

  1. Que maravilha ver essa criançada tão bonita e feliz a ainda se deliciando com as guloseimas da festa! Isso só pode ser mesmo o resultado de um corpo docente de alto nível. Parabéns pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. De todas as festas juninas e julinas que se vêem na Televisão, mostrando as raizes e a evolução de cada Estado brasileiro, as de Minas Gerais têm um "quê mineiro", de singeleza e de particular delicadeza..Não há lugar para muito espalhafato. O alegre e engraçado são mais sutís, provocam nossa imaginação e estimulam o gosto de ser mineiro.
    Não sei se é melhor dançar uma quadrilha ou só espiar...ali, no arraiá, tudo é bom !!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns nossas ilustres professoras pelo dinamismo e competência, aos alunos pela dedicação e empenho. O resultado,essa magnífica apresentação.
    Lenir Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês