A TV ATIVIDADE VEIO CONFERIR

De vez em quando a nossa TV ATIVIDADE dá uma pulada em Beli, para ver o que está rolando pelo distrito. Uma parada técnica para o repórter Éder e o cinegrafista Renato tomarem um café. 

Vamos ver a primeira matéria. O caminho é o da Serra.
As estradas estão sendo abertas e cascalhos colocados  nas subidas.


Vamos parar aqui. Na residência dos freis da Ordem Franciscana, que franciscanamente residem na zona rural.

Em matéria anterior já mostramos essa capela e tecemos o seguinte comentário:

"No site http://www.franciscanos.org.br a gente vê que essa cruz tem tudo a ver com a ordem dos Franciscanos:
O jovem Francisco encontrava-se numa crise espiritual, cheio de dúvidas e trevas. “Conduzido pelo Espírito”, entra na igrejinha de São Damião, onde se prostra, súplice, diante do Crucifixo. Tocado de modo extraordinário pela graça divina, encontra-se totalmente transformado. É então que a imagem de Cristo Crucificado lhe fala: “Francisco, vai e repara minha casa que está em ruína”.  
Bem aconchegante. Aqui eles se dedicam às orações. Além de  clérigos, tem leigos que participam dessa Ordem.
A Bíblia foi por nós aberta em Gênesis 1 ...
... que trata da criação do mundo. A partir do versículo 12, e por mais de uma vez, o texto coloca a expressão "e viu Deus que era bom", se referindo à uma Sua obra de criação. No Versículo 31 já aparece a expressão mais forte: " E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; ..."

Os que aqui residem têm na sua missão um foco na preservação da "Casa Comum", a natureza. Olha que interessante isso que Frei Gabriel e Pavão estão construindo!
Um cabideiro? Negativo! Um espaçador de cavas no canteiro, para plantar alface.
Também já mostrei o caráter ecumênico dessa residência de franciscanos católicos e brasileiros, protegida um um pastor alemão.
Agora entra a TV ATIVIDADE. Eles vieram aqui para saber  das preocupações locais em relação a uma possível entrada,  em nossa região, da VOTORANTIM. O Parque Estadual Serra do Brigadeiro, ao fundo da foto,  já mostra incompatibilidade para com a intenção da mineradora.
Guilherme é professor na área ambiental e é ligado à OSCIPE IRACAMBI. (http://br.iracambi.com/), que atua aqui na nossa região.
Foram gravadas várias entrevistas com todos nós que estivemos ali, inclusive com o Frei Gilberto, pároco de Belisário, que está muito envolvido na discussão desse tema, buscando envolver o seu rebanho nessa luta. 

Ele faz uso da nova Encíclia Verde do Papa Francisco, recém dirigida ao mundo: a LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor, expressão cantada por São Francisco de Assis, recordando que a nossa casa comum deve ser  comparada ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe: "Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras".

Essa é a missão de um profeta. Quem ama protege.
E vamos ver alguns bens naturais que não podem correr risco de extinção.
A Cachoeira do Nahor é uma das cachoeiras da região. Nessa época as águas reduzem bastante o seu volume.
Éder tem de entrar na água, mesmo que fria, pra tirar uma foto.
Precisamos é de mais ações para recuperação de nascentes, e não colocá-las em risco.
Um de nossos cartões postais.
Pousada Xapuri à direita, mas nós vamos à esquerda.
Sob os olhares curiosos de todos.
Hidro carro. Na época das cheias o carro não atravessa.
Estamos na propriedade do compadre Tuti. "Zé Inacinho" catando o feijão recém colhido. A sua irmã, Elci, nos acompanha lá em taubaté. Da última vez que ele saiu no blog ela comentou que o seu apelido era "morcego". Prefiro omitir isso, pois ele pode não gostar.
Vamos ver outra riqueza de Beli, em meio a toda essa riqueza que está sendo exposta.
O criatório de trutas, aquele peixe raro.
Luizmar é filho de Tuti. É só jogar e fisgar, mesmo tendo os peixes sido alimentados, com ração, há pouco tempo. É que estão usando minhoca como isca
Éder também arrisca, e consegue. Tudo bem que o dele não é uma Brastemp no tamanho, mas é o peso preferido nos restaurantes.
Renato esnobou. Mesmo com a câmera no ombro também pescou uma. Vai filmando enquanto retira da água.
Inacinho fala de sua experiência na parceria com Tuti nesse investimento.
Luizmar também. Declara que as perdas ocorridas nesse ano não vão desanimá-los. Vão telar e cercar o lago, para proteger das aves, lontras  e cobras que levaram grande parte dos alevinos.
Caminhamos por um trecho por onde a água corre, vindo lá do alto. Tudo muito bonito. Pretendo fazer esse percurso em agosto, até num lago belíssimo que tem por lá.


Você não está no Canadá. Isso é Belisário.
Em poucos minutos pescaram 6 quilos de trutas. O preço é de R$ 20,00. Se for limpa vai para R$ 25,00.
Já estamos descendo a Serra. Você conhece a expressão "o olho do dono é que engorda o gado"? Pois é o que essa fazendeira está fazendo. Inspecionando a sua propriedade. É a Cássia Coelho.
Agora é pegar o caminho de volta. Eles não vão ficar para o almoço. Estão  com pressa de voltar para a redação, para jogar logo a matéria no ar.

Comentários

  1. Obrigada por receber a equipe, Cleber! As matérias já foram ao ar... Os meninos dissera que, na próxima vez, querem ser convidados para saborear a famosa truta... rs...
    Abraço,
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. E eu aproveito para falar da mineradora. Estou ciente de que compete aos belisarienses residentes a decisão de aceitar ou rejeitar a Votorantim em nosso distrito. No entanto, quero reforçar minha opinião: a atividade mineradora num ecossistema fragilizado e exaurido como o nosso ( a Zona da Mata de Minas Gerais) será um desastre ambiental sem precedentes. As empresas sempre vêm com a balela de muitos empregos bem remunerados. Não se iludam. As empresas estão em busca do lucro. O meio ambiente e o bem-estar das pessoas constituem apenas ... detalhes. Não está muito longe o tempo em que a água de QUALIDADE( como aquela mina do José Carneiro) vai valer mais do que o petróleo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês