O DEVER NOS OBRIGA A CERTOS SACRIFÍCIOS

Saímos por volta das 9 horas de Belisário. O caminho dessa vez foi pela casa da Vó Maria...
... em direção a Rosário da Limeira.
Já estamos na direção de Ervália. Essa região é muito bonita. As terras são muito produtivas. A área de pastagem não é tão grande.
Se durante  o período de gastança no país esses pontos da BR Muriaé-Ervália não foram reparados, não creio que agora, na crise, isso seja possível.
Chamam a atenção esses coqueiros com cachos.
Estamos em Viçosa. E agora?
Essa é a direção.
Nosso destino a 98 km.
Um gatão esse frentista.
Na nossa pauta só constava contatos com pessoas especiais aqui em Lafaiete. Gérson e Luíza. Mirian e ela formaram juntas, em Psicologia, em JF.  Mirian teve o seu primeiro emprego, nessa área, na clínica desta amiga. Isso em 1978, quando nos casamos, e aqui viemos morar, e aqui nasceram nossos filhos....
Fomos dar um giro pela cidade.
Essa é a parte histórica de Lafaiete, com o antigo fórum ao fundo.


Do site da Igreja Matriz a gente resume o seguinte: 

O povoado foi elevado à condição de freguesia e Paróquia, no princípio do século XVIII, a partir de aventureiros que para aqui vieram para a mineração na Serra do Ouro Branco, dando o nome ao arraial de “Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós”. Daí a fundação de sua Igreja Matriz, tão sólida e estrategicamente construída.
Sob a invocação da padroeira Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia foi instituída em 1709, e foi a 13ª de Minas, em ordem cronológica.
Muito bonito também o interior do templo.
E como a gente estava fazendo contatos com pessoas especiais, Luíza nos levou para conhecer o Maestro Geraldo Vasconcelos. Gente muito especial, que faz a diferença no seu meio. É regente do Madrigal Roda Viva.
Daqui a pouco falamos do segundo personagem, ao lado de Luíza. O Maestro Geraldo é um apaixonado pela música e com muito sacrifício pessoal desenvolve um belíssimo trabalho cultural e social. Vejo o que tiramos do site https://sites.google.com/site/mrodaviva/

"O Madrigal Roda Viva foi fundado em 1998. Desde então já participou de diversos eventos nacionais e internacionais. Destaque para os festivais de Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Maraiana e Ouro Preto – MG; Campos - RJ, Londrina - PR, Criciuma, e Araranguá – SC, Festival BDMG “Quatro Cantos” na Praça;  programas televisivos das TV`s Bandeirantes, Globo Minas e Rede Vida.

O Madrigal também participa dos episódios relevantes das cidades que fazem parte do “caminho do ouro”, como: Congonhas, Itaverava, Ouro Branco, Barbacena, Queluzito, Santana dos Montes e São João Del Rey entre outras.

Realiza frequentes audições didáticas em escolas, centros comunitários, empresas, hospitais, repartições públicas; além de variados  concertos   em teatros, Igrejas, museus, Associações e participações especiais em eventos oficiais dos poderes legislativo e executivo."

Por coincidência, chegou junto conosco um outro maestro: Adeuzi, de Mariana. Mais gente que faz diferença nesse pais. Conheça-o melhor:

Adeuzi Batista é maestro do CORAL TOM MAIOR, de Mariana-MG, vinculado ao Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês, e é formado por adolescentes e jovens. Foi fundado em 2007 e através do Coral Tom Maior a instituição mantenedora busca a socialização de seus integrantes e de suas Famílias, incentivando os adolescentes e jovens às boas práticas da vida.

Veja a foto, extraída de http://www.festcoros.com.br/corais/ctm.html

Está aí o maestro Adeuzi, de óculos,  e sua filha. Ele desde criança é envolvido cm coros.
Vejam os inúmeros troféus recebidos pelo Madrigal Roda Viva.
Ainda sobre o seu Coral Tom Maior:
Em 2009 e 2010, obteve, respectivamente, a primeira e terceira colocações no Concurso de Corais Juvenis do Itaú Power Shopping, em Belo Horizonte. Apresenta-se com regularidade em Mariana e já se apresentou em várias cidades de Minas, além de cidades dos Estados do Espírito Santo, Paraíba, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, com um repertório que vai do sacro, clássico, ao folclórico e popular.

O amigo Shoji (RJ) vai identificar esse "japinha" lá n extrema esquerda. Seria Nando ?

Vejam o que estão ensaiando.
Não poderia deixar de fotografar esse área. Tem muito a ver com a minha vida profissional. Moramos em duas casas da RFFSA, nas extremidades desse pátio.

Essa foi a segunda casa. Olha o tamanho! A gente perdia as crianças aí dentro. Não tinha ninguém ai, onde pretendia entrar para fotografar. 
Pé na estrada. 
Para encarar o rush de final de tarde de sexta feira, em BH.
Mas mudamos de ideia. Escondemos no BH Shoping, para esperar o trânsito melhorar.
Depois damos mais notícias.

Comentários

  1. Parabéns Cleber. Pela excelente divulgação cultural desses lugares insuspeitos que nem imaginamos.
    A Zona da Mata não é mais a mesma depois deste Blog.

    ResponderExcluir
  2. Fujões :
    Pois é. É só eu me ausentar um pouquinho, para ver o negócio testamento que você mesmo mandou e providenciar a compra de um smartphone dual, que, de regresso, não encontro mais vocês aqui. Fui informada de que, agora, teremos que esperar até a 4ª feira depois da próxima, para tê-los de volta aqui. Os assuntos em Muriaé estão bem encaminhados. Quanto ao aparelhinho complicado, ando agora com mais um quebra-cabeças...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês