GENTE QUE FAZ DIFERENÇA

Mostrei exemplos de pessoas com quem estive  lá em C. Lafaiete, e que julgo muito importante mostrar aqui. São pessoas que levam a sério a recomendação de Paulo: 
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2).

Estamos hospedados, em Salvador, na casa do amigo Luiz Carlos, que já apareceu por diversas vezes no blog. Foi meu diretor geral  no Sistema Ferry Boat e a nossa amizade vem também da década de 80, em Lafaiete. Ele é voluntário num belo trabalho com recuperação de dependentes químicos, promovido por esse Centro Comunitário, ligado à Igreja Católica da Pituba.
Hoje ele tinha um compromisso aqui e me convidou a estar presente.
Um espaço muito grande, todo voltado para o apoio a pessoas carentes, através de diversos projetos.
Uma ampla  capela...
Aqui é o escritório da instituição.
Cléo,  Assistente Social do Centro, ao lado do amigo Luiz Carlos.
Veja esse projeto: pessoas chegam com roupas e utensílios usados...
E levam para serem vendidas nesse brechó
As pessoas pagam pouco e a renda é revertida para outros projetos. Quase todos são voluntários.
A APAE fica do lado do Centro. Muitas mães vêm trazer os filhos e ficam esperando as aulas terminarem, já que moram longe. Para elas foi cedido esse espaço, onde interagem entre elas, fazem trabalhos, lancham e até mesmo navegam pelo  zapzap, como parece ser o caso dessa aí na ponta.
Um outro projeto nessa cozinha industrial. Em parceria com a UFBA e UNEB, nutricionistas dão cursos de fabricação e comercialização de doces, bolos, geleias, sequilhos ... Num outro projeto alguns participantes fabricam bolos que eram vendidos apenas na igreja. A coisa cresceu e hoje também são comercializados em mercadinhos. 
Rosângela nos explicou isso e mais: aqui também produzem sopas que são distribuídas para carentes na comunidade do Nordeste de Amaralina, um bairro com índices sociais extremamente desfavoráveis e, talvez, o mais violento de Salvador.
E nessa sala? O que está acontecendo?
Reunião de oração e estudo bíblico.
No jornal da Paróquia da Luz, que fica no Bairro da Pituba,  a gente lê que muitas coisas boas são desenvolvidas, pelos seus féis. Até 2010 eram 18 projetos sociais mantidos. Hoje são 28 projetos assistindo aos menos favorecidos, como moradores de rua, dependentes químicos, presidiários e crianças nas sinaleiras.

Nas palavras do Pároco, Frei Rogério Soares, que está se transferindo de Salvador para Brasília, após ter sido eleito para coordenar a Província Mercedária no Brasil, "... aqui pude perceber que o mundo pode ser transformado  pela partilha, o voluntariado, o amor o dar as mãos, o dízimo e a oração". Ele fala ainda dessa comunidade como "diferenciada, dinâmica e atualizada, fazendo o Reino dos Céus acontecer na Pituba".
Esse é um novo projeto, em andamento. "Uma escola, um lugar, uma empresa autossustentável para menores aprendizes, uma fábrica de velas e uma padaria; um espaço onde o sonho vira realidade".

Está sendo construído no Bairro Nordeste de Amaralina, sobre o qual já falamos acima.
Mas Luiz não se dedica apenas  ao trabalho com dependentes químicos. Hoje ele veio, juntamente com a advogada  Silvana, para um outro projeto que aqui desenvolvem...
... com adolescentes, que ficam no Centro Comunitário no turno em que não estão na escola. Já passaram pela aula de reforço escolar e agora levam um "papo cabeça" com Luiz e Silvana.

Antes de qualquer coisa, momentos de oração.


As gêmeas Magali e Magnólia.
Perderam a mãe ainda novas. A ela, D. Antônia, uma homenagem com a tatuagem gravada nas costas da filha.

Aline a Marcelo.
E Jonas.
O papo hoje foi álcool e drogas, duas desgraças para muitas famílias e pessoas.
Interessante esse comentário sobre Frei Rogério, à direita da página.
Quase meio dia. É hora do almoço para essa turminha simpática e carinhosa.
Enquanto Marcelo olha para o flash eu cato o seu pedaço de carne. Muito macia e gostosa.

Muito bom ver o amigo Luiz Carlos envolvido com tantas coisas boas. Nos 15 anos que aqui morei também tive o prazer de trabalhar em projetos gratificantes nas comunidades de IAPI e Boca do Rio.  Afinal...
 " Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20;35).

Parabéns aos envolvidos em tão nobre missão!

Comentários

  1. E, se Marcelo bobeasse ainda mais, ficaria é sem o prato todo !
    Que bonito trabalho dessa gente e que moçada inteligente em aproveitar. O resultado vem certo e muito bom.;..
    Parabéns a todos . Vocês agora estão famosos no blog, do Dr. Cléber, rodando o mundo inteiro na internet....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês