O QUE ESTÁ RUIM PODE PIORAR

Quem necessitou dos serviços da ENERGISA, ligados à iluminação pública, sabem que ela nunca foi boa nisso. Pelo menos aqui em Belisário. Algumas vezes liguei para o 116, para solicitar troca de lâmpadas em postes específicos, ou mesmo numa rua inteira, e isso sempre demorou mais de 10 dias. Com outra novidade: quando fazem o serviço eles se acendem e aí não mais apagam, até que a gente reclame e tenha paciência de esperar. 
Pela segunda vez em poucos meses, isso está acontecendo aqui na Rua São Vicente. Coisa muito pequena? Pra mim não.  Não consigo conviver com desperdício ainda mais quando as comportas das usinas estão em níveis gravemente baixos e a gente pagando a cara energia termoelétrica.
Para complicar ainda mais,  a partir de 1 de janeiro de 2015  entrou em vigor a  Resolução Normativa nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica -ANEEL, determinando a transferência de responsabilidade dos serviços de iluminação pública, antes realizados pelas concessionárias de energia, para as prefeituras municipais Isso engloba troca de lâmpadas, luminárias, reatores, relês, braços e materiais de fixação.


Isso deveria começar a valer em janeiro do ano passado, mas teve o seu início adiado por um ano para que os municípios pudessem se preparar.

Mas não foi o que aconteceu em vários municípios, inclusive Muriaé. A ENERGISA me deu o número de telefone da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, para que receba a minha reclamação. Lá eles informaram que a SEMA ganhou a licitação, mas não sabem o número de plantão para receber as reclamações.  Falei hoje com alguém da empresa, que me informou que o contrato ainda não foi assinado e não sabe quando isso acontecerá.

Será que eu estou ficando muito velho e chato, para não entender isso ou esse tipo de serviço pode perfeitamente sofrer solução de continuidade ? 

Se alguém puder me explicar o que está por trás dessa resolução, agradeço. 


Comentários

  1. Caro amigo Cléber, vou em poucas palavras lhe dar uma explicação, segue abaixo.

    ISSO É BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. Temos que inventar um jeito de ligar o computador, a Internet, Rádio, TV, etc...
    Porque, para uma iluminaçãozinha, temos azeite de mamona e alguns modelos da Candeia, de antigamente, aqui, no Museu Tic-Tac, de Belisário... Se a ENERGISA não é mais uma empresa e a Prefeitura não sabe como assumir o serviço, vamos fazer uma boa economia porque a conta não virá. E essa economia, investir em que? Ora, na plantação de mamona...

    ResponderExcluir
  3. Sr. Blogueiro,
    Mesmo sem ter prerrogativas médicas, posso atestar que você não está ficando nem velho nem chato. Você está apenas externando sua justa indignação contra a ineficiência dos poderosos em cumprir suas obrigações. Minha indignação maior foi saber que as concessionarias de energia elétrica conseguiram "empurrar" pra as prefeituras uma obrigação que, por um mínimo de lógica, teria que ser delas. São as empresas que têm pessoal especializado, equipamentos e "know-how" para
    executar esse tipo de serviço. Imagino o fortíssimo lobby das concessionárias para conseguir a benevolência da ANEEL e se livrarem de um encargo diretamente ligado às suas atividades. Custa-me entender que um governo populista seja condescendente com empresas altamente lucrativas, inclusive permitido que os banco cobrem tarifas para manutenção de contas. Por outro lado, se um modesto produtor rural matar uma capivara que esteja destruindo suas plantações, ele será preso por crime inafiançável. Disse bem o Eliab; ISSO É BRASIL! Até quando?

    ResponderExcluir
  4. Dárcio Calais mandou muito bem nas palavras, as prefeituras já estão lotadas de serviços e ainda vem essa de fazer manutenção de iluminação pública ,sendo que depois que a energisa assumiu o serviço, a qualidade caiu muito em relação a empresa que era proprietária da distribuição de energia dessa região. Antes ligava e rapidamente faziam manutenção, agora.. demora e demora..aqui em Muriaé também piorou muito a manutenção , tanto na manutenção da iluminação publica , quanto no restabelecimento de energia . Agora vai ficar esse jogo de empurra empurra..da energisa para prefeitura ,da prefeitura para prestadora de serviço da prestadora de serviço para o contrato não assinado .. e assim vai.. não diria isso é Brasil .. mas diria isso é uma vergonha...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês