SESC MURIAÉ - VALE A PENA CONHECER A SUA PROPOSTA

Uma passada no SESC para almoçar rendeu muito mais do que pensávamos.
Junto com Mirian e o sobrinho Guilherme encontramos no refeitório o Gerente Geral, Professor Evandro Pinheiro, nosso amigo de JF, de militância na Igreja Metodista e no Granbery, onde era professor de Educação Física e Mirian Psicóloga. Pessoa muito querida.
Logo nos levou para conhecer a sua equipe de trabalho, começando com Leandro e Nailin. Ele veio de Bicas e ela de JF.
Na chegada a garotada se concentra por aqui, onde há uma integração e logo se dividem em salas, de acordo com o nível de escolaridade. 
Cada grupo com a sua professora.
Tudo começa aqui, quando os pais procuram o SESC pra inscreverem seus filhos no PHE , um programa sensacional que vem ocupar o aluno no turno em que não está na escola, de forma extremamente dinâmica, criativa, e que desperta total interesse neles, como pudemos perceber.
No site da entidade pode-se ter uma explicação melhor a respeito desse projeto..

"O SESC ainda vai além, intensificando sua programação para crianças de 7 a 14 anos com o Projeto Habilidades de Estudo (PHE). Criado para atender as crianças da comunidade das diferentes regiões do Brasil, regularmente matriculados no Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries) em escolas públicas e privadas. Esses alunos freqüentam o Sesc no horário inverso ao seu turno letivo e recebem orientações nas tarefas escolares por professores e estagiários. O prazer do aprendizado é despertado através de uma proposta inovadora que incentiva a pesquisa, a reflexão crítica e a curiosidade científica por meio de jogos, brincadeiras e estudos de complementação ao conteúdo ministrado nas suas escolas de origem. Tudo isso em um ambiente convidativo. Esporte, lazer, cultura e arte também fazem parte do cotidiano desse projeto."
http://sesc-pe.com.br/materias_ler.asp?id=404&tipo=Educa%E7%E3o
As dependências têm o padrão de primeiro mundo e Evandro mostrou como os alunos preservam tudo. Não há um rabisco em qualquer carteira.
O que vai sair aqui?
Uma guirlanda feita com aquele papelão do miolo do rolo de papel higiênico.
Um presépio... Tudo com material reciclável.
Outras turminhas do 5º / 6º ano.
Além de aulas de arte, projetos culturais, esportes... eles têm um momento de fazerem os seus "deveres de casa", com o apoio da instrutora.
Biblioteca...
Programação do dia.
Comportamento aqui é trabalhado com muita ênfase. 
Aqui nessa sala tem duas  profissionais de apoio pedagógico.
Isso eles também aprendem.
Laboratório de informática. Aqui eles têm acesso a programas pedagógicos e fazem as pesquisas escolares.

Uma sala para ...
... assistir videos. Tem até sala para projeção em 3D.
Dali fomos conhecer as piscinas, onde os alunos têm aulas de natação e os comerciários, sócios do SESC,  utilizam em seu lazer, assim como os demais espaços esportivos.
Quadras poliesportivas... 
Uma super bem montada academia de ginástica...
Com essa equipe de primeira linha. Achei esses três do meio um pouco gordos em relação aos laterais.
E também o ginásio coberto. Mais crianças em outra atividade: equilíbrio, coordenação motora...

A primeira dedução é a de que há uma forte disputa entre as famílias para se conseguir vaga para esse projeto. Mas infelizmente pude perceber, embora nada me tenha sido dito, que Muriaé ainda não percebeu a grandeza decorrente da implantação do SESC por aqui. Há vagas sobrando em todas as turmas do PHE. Que pena ser longe de Belisário!

Outra informação importante: o SESC é uma pousada, com preço menor para associados do comércio, mas também aberta para não sócios. A minha família utiliza sempre lá em BH e JF, quando há encontro de família para algum evento. 

Parabéns Evandro e equipe!


Comentários

  1. Excelente Blog!
    Informação com conteúdos sólidos e atuais!
    parabéns pelo grande trabalho!
    Paollo Vardiero - Instrutor de Artes - SESC Muriaé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês