PROJETO REINVENTANDO - EEPVF

Comentários

  1. Uma retificação : o endereço, escrito em verde, no cartaz, deve ser : Praça Manoel Mariano Alves Pereira (sem Cel..), Era meu avô, pai de minha mãe, filho de Belisário Alves Pereira, fundador deste distrito . Foi grande benfeitor, inclusive quem mudou o povoado para o atual lugar, doou terras que havia herdado de seu pai e administrou o traçado das posses. Convidou conhecidos e amigos de vários outros lugares para virem se estabelecer aqui. Sua residência era em uma chácara, ali na praça que, depois, ganhou o seu nome.
    Embora seus feitos e méritos como pessoa não ganhou o título de Cel., uma distinção que veio depois.
    Seu sobrinho, Luciano Alves Pereira, grande empreendedor em Belisário como em Muriaé, empresário na compra, transporte e venda de café e minérios, além de escritor, este, sim, foi distinguido com o título de Coronel, assim como também Francisco Gomes Campos, de Itamuri, que teve um irmão e três filhos residentes em Belisário e muito contribuiu para o progresso do povoado. Tendo sido vereador (ao tempo em que o cargo era por nomeação) junto à Câmara Legislativa de Muriaé é considerado também como primeiro Vereador de Belisário, seguido, depois, por seu filho, Joaquim Gomes da Silveira.
    Esses são, pois, ois dois únicos coronéis de Belisário. Seus nomes estão perpetuados nos seguintes logradouros do lugar :
    Rua Cel. Luciano Alves Pereira - a principal e
    Praça Cel. Francisco Gomes Campos, a da matriz .
    Quanto ao título de Coronel, foi uma distinção da antiga Guarda Nacional restabelecida na década de 1930, atribuída a destacados empreendedores e políticos brasileiros. Em outros lugares, houve também as distinções de Major e Capitão atribuídas a civis também de grande mérito .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês