PRECISANDO DA UBS PARA UMA EMERGÊNCIA

Tenho elogiado muito o serviço de saúde de Belisário. Já destaquei que são cerca de 12 profissionais de nível superior para atender 2.200 pessoas do distrito. Um ótima índice profissional/habitante.
As crianças têm a sua ficha e assim a Unidade Básica de Saúde sabe o dia de vacina de cada um. Se não aparecer, o Agente de Saúde vai atrás.
Ontem Víctor estava agendado para a vacina. Chega dormindo para isso.

O primeiro momento é enganoso. Terlânia engana o moleque com uma primeira dose via oral.
Víctor até gostou. Boa moça essa enfermeira, pensou ele.
Boa nada. A tortura começa na perna esquerda e vai depois para a direita.
Acabou a alegria da criança.
Mais um vai ser enganado. Agora é o João Miguel. Pra surpresa geral ele não chorou. Meu filho é macho!  Afirmou a mãe.
Davi é a próxima vítima da enfermeira.
Ele trouxe Júlia como apoio moral.
A maldade está feita.
Mas eu não fui lá pra ver covardia. Um dente da frente se soltou. Uma coroa feita ainda em Salvador.
Passar o réveillon banguela?  Que nada! EMBELISARIO tudo isso não é problema. Liguei para a miga Lurdinha, assistente de odontologia, e ela mandou que eu me apresentasse lá na mesma hora, para que a Dra. Solange Lima Silva resolvesse o caso.
Não conhecia essa profissional, que está aqui há mais de 12 anos. Atende exclusivamente os estudantes de Beli.  Foi a terceira dentista contratada pela Prefeitura de Muriaé, quando ainda  estava começando o atendimento odontológico público, já há muito anos. Está se preparando para a aposentadoria.
Dra. Solange atendeu muito a zona rural, em outros distrito do município.  É apaixonada pelo que faz, consciente de que o atendimento infantil requer muito carinho para com o paciente, para que a criança não fique com trauma da cadeira do dentista.
A UBS está quase toda montada, mas ainda falta. Por exemplo, não foram instalados aparelhos de ar condicionado e nem mesmo ventiladores. Ficar um pouco tempo lá não é agradável. Imagine ficar algumas horas trabalhgando...

Estou rindo a toa, sem colocar a mão na boca.

Comentários

  1. Fico particularmente feliz ao ver que a UBS de Belisário tem uma equipe tão dedicada e tão eficiente. Também a qualidade das instalações constitui um incentivo adicional a um trabalho tão relevante. Essa é uma Terra realmente diferenciada.

    ResponderExcluir
  2. E ele deixou colocar o dente, ouviu barulho de motor, ficou com gosto de remédio na boca ... e não chorou?
    É muito macho também....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês