O CRAS ESTÁ PRESENTE EMBELISARIO

É inegável o atendimento dispendido na área da saúde aqui em Beli, através de programas geridos pela Prefeitura, em convênio com o Ministério da Saúde. São mais de  uma dúzia de profissionais de nível superior atuando na UBS-Unidade Básica de Saúde, como médicos, dentista e enfermeira, no NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família, como assistente social, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta e no CRAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Se pegarmos a média nacional, a média de profissionais por habitantes, cerca de 2.220, certamente que apresentará um número de fazer inveja a muitos países do primeiro mundo. Acho que falta uma coordenação única de todos esses profissionais, para darem maior eficácia nos processos, principalmente por envolverem duas secretarias municipais diferentes. 

Sobre esse último, o CRAS é uma unidade gerida pela prefeitura, e que oferta serviços especializados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas ... 
Já apresentamos a vocês as assistentes sociais Paula Maria  Werneck Lacerda, coordenadora CRAS Itinerante, e Amanda de Souza Silva, sua assistente que atendem o nosso distrito na primeira semana de cada mês.
Sempre dão uma passadinha aqui em casa, a meu pedido, para apresentar a elas algum problema que esteja afligindo a alguma família belisariense.

Hoje não foi diferente. Tratamos de um caso que requer cuidados e elas imediatamente foram lá conferir e o assumiram, para darem prosseguimento no processo que fora iniciado por alguém que se sensibilizou com o fato.

É bom ver um serviço público executado de forma eficiente e vamos falar sobre uma conquista da nossa UBS em uma próxima matéria, comprovando isso.

Comentários

Posts mais visitados do último mês