BELISÁRIO PÁRA NA DESPEDIDA DE RONALDO

Segundo ouvi de muitos, Belisário nunca viu um enterro tão concorrido como esse, na sua história recente.
O corpo de Ronaldo Ferreira somente aqui chegou por volta das 16 horas. Uma hora antes do sepultamento. Foi direto para o templo.
Foi muito difícil organizar o público presente, para que todos pudessem passar diante do corpo. Depois de várias tentativas foram organizadas duas grandes filas, com término lá na praça, para que  as pessoas fossem passando, de forma rápida, diante do caixão.
Os pais de Ronaldo, Anibal e Aparecida,  estiveram presentes na missa.
Foi muito difícil fotografar, pelo grande número de pessoas próximas ao altar.
O Frei Gilberto em sua reflexão destacou a dificuldade de lidarmos e acolhermos a morte, mas lembrou que assim mesmo esse momento é de celebração da vida de Ronaldo.

Declarou que Paróquia de Santo Antônio muito se entristece com a perda desse jovem atuante, que foi ministro da Eucaristia, tesoureiro, participou de pastorais diversas, apoiou as montagens de encenações e outras atividades culturais promovidas pela paróquia... "Ele sempre estava presente em tudo promovido pela Igreja. Perdemos um jovem que teve a sua vida dedicada a Deus".

Mas lembrou  Frei Gilberto o texto de Mateus 25, a partir do versículo 35: "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Assim sendo, Ronaldo está junto do Pai, não por ter trabalhado e frequentado a Igreja, mas por ter vivido esses mandamentos do Mestre. Lembrou que ele tinha amor pelos pequenos e simples, o que se comprova pelas suas atividades na área de saúde, quando tudo fazia por amor e não por ser sua obrigação.


Embora tenha vivido apenas 30 anos, prosseguiu o Frei Gilberto, Ronaldo realizou a sua missão delegada na terra por Deus. “Ronaldo foi um presente de Deus para os seus pais e para a comunidade de Belisário. Dessa forma a sua perda deve ser acompanhada de um sentimento de gratidão a Deus".

Finalizou lembrando que São Francisco de Assis tratava a morte de “!irmã morte”, por permitir que a pessoa possa ver Deus face a face, através  dela.

Que Deus conceda, através de seu amor, o fortalecimento de nossa fé e a compreensão dos mistérios da morte”.
A pedido de José Domingos, um forte aplauso pela a vida de Ronaldo.
O caixão foi colocado imediatamente no túmulo da família, já que o enorme público não tinha como chegar até o local.
A Paróquia já discute a continuidade de sua caminhada sem Ronaldo
 
A Unidade Básica de Saúde também.

Ronaldo Ferreira. esse nome passa a fazer parte da história de Belisário. 

Algumas dessas fotos foram fornecidas por Vicente, que tem uma excelente câmera, para fotos  ambientes fechados.

Comentários

  1. No Grupo de Artesãos de Belisário - GAB, Ronaldo participou de tudo. No início, nos idos de 1993, rapazinho foi um dos pastores em presépio ao vivo e cantou no Coral. Integrante do nosso Grupo de Escoteiros, foi Capoeirista por algum tempo, instrumentista da Fanfarra, fez alguns cursos como o de Garçons, etc. Esteve sempre pronto a colaborar e quase sempre pegava a tarefa mais difícil, tranquilo, sem reclamar nem se vangloriar.

    ResponderExcluir
  2. Belisário poderia homenagear Ronaldo com o seu nome em alguma de suas ruas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês