AS AMIZADES DE LAFAIETE SÃO ETERNAS

A manhã no Rio teve como programa rodar o comércio no Shopping. Liberei 10  mil reais para minha mulher olhar nas vitrines. A medida que ela ia olhando eu anotava. Quando tudo o que ela olhou inteirou os 10 paus, saímos pra outro programa.
Que por sinal era muito melhor.  Encontrarmos com os amigos Shoji e Solange Kasai, e a filha Érica. Isso para os íntimos como nós que acompanhamos esse menina desde pequenininha lá em Lafaiete. É doutora Érica, com doutorado em Medicina Nuclear, pesquisadora e professora da UERJ.
Solange era dona de uma escola infantil onde Mirian trabalhou como psicóloga e Bianca e Clebinho estudaram.
Depois de um ótimo almoço no Da Silva, a doutora foi cuidar de sua vida e nós fomos "rodar". Veja o que a gente viu.
Começamos por esse presépio enorme, perto do Outeiro da Glória. Não dá pra parar para fotografar.


Uma linda igreja e um lindo presépio de Natal.
 Maria ainda com a barriga de grávida e um anjo negro, são detalhes dessa montagem.
O nosso destino era o Bairro de Santa Tereza.
É um bairro absolutamente diferente de tudo nesse Rio. Lugar de artistas plásticos, poetas, compositores artista de teatro e cinema, artesanato... Um lugar onde se respira cultura.
Olha que show esse castelinho!
O bairro fica bem alto, com belas vistas.
 "Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor que lindo
Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama..." (Tom)

Um bairro tão tradicional que ainda é servido por um bonde.
A gente queria chegar aqui, no Parque das Ruínas
Leia um pouco sobre esse espaço:

http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_k2&view=item&id=18:centro-cultural-municipal-parque-das-ru%C3%ADnas
O Centro Cultural Parque das Ruínas é um espaço ligado à Prefeitura do Rio, voltado à produção e difusão  das diferentes formas de expressões artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema. 
O centro cultural acolhe e realiza projetos desenvolvidos por novos artistas ou já consagrados com vistas à promoção cultural da cidade; palestras e oficinas voltadas às atividades de iniciação ou qualificação.
      



Com teatro, galerias de exposição, palco externo, extensas área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante com vista privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara, aliado ao valor histórico e cultural do local reforça seu compromisso para com a preservação da memória do bairro de Santa Tereza enquanto patrimônio carioca.
A residência, ponto de encontro do modernismo brasileiro, foi o cenário dos inúmeros saraus promovidos por Laurinda e frequentados por artistas nacionais e internacionais como Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan.

Você conhece aqueles três anjinhos barrocos? As  duas vieram da Matriz de Queluz Conselheiro Lafaiete. O outro foi doado pelo Imperador Hirohito, do Japão.
Uma estátua do imperador japonês.
O que de bom você mandaria para as nuvens?
Muito lindo esse espaço. 

Vamos subindo. O Rio nos espera.
Esse povo de Lafaiete é mesmo esquisito.  Fica "espiando'" a gente ser fotografado...
E esconde a cara na hora de ser fotografado.
Olha que vista lá de cima!
A vista para a Baía é linda!
A Matriz do Rio de Janeiro e ao seu lado prédio da PETROBRAS. A primeira é uma referência positiva. A segunda já foi.


Adolescente ri a toa.
Vamos descer...
Imagina tomar um café nessa praça ao som de chorinho... Sempre tem isso aqui.

Um dia volto aqui. O Museu da Chácara do Céu reúne pinturas, desenhos e gravuras de artistas consagrados europeus e nacionais como Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira, além de importante conjunto de obras de Portinari.As Ruínas do antigo palacete, integradas às estruturas de ferro e vidro projetadas para sediar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, tratam do tempo, do glamour, da sofisticação e da cultura.

Clique na foto para ler mais.
Vamos descer.

Um belo passeio. Conhecia muito pouco de Santa Tereza.
 

Comentários

  1. Que belas lembranças evocadas por tão interessantes fotos e informações ! Eu que morei na Lapa, nos idos de 1947/49, ia a pé para tudo que era bom: Cinelândia, Teatro Municipal, Escola de Belas Artes, Faculdade de Filosofia,
    Av. Rio Branco, Largo da Carioca para o bondinho de Sta. Teresa de vez em quando... ou me contentando em só ver as vitrines da Mesbla ou os doces e sorvetes da Confeitaria Babini. Mas era feliz... e sabia !

    ResponderExcluir
  2. Olá, como posso te contactar, Solange?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês