CAPTANDO COISAS PELAS RUAS DE BELISÁRIO

Em alguns momentos tem fila de matérias para postar. De repente não tem nada. Já sei que se eu parar de postar mais de um dia você desiste do EMBELISARIO. Aí vai ser difícil tê-lo de volta. Então vamos dar um giro nas agitadas ruas de Belisário, um pouco mais calmas já que as fábricas e montadoras fecham nas tardes de sábado.
Opa! O que é essa galera ai defronte à casa de Adão/Ivânia?
Os professores da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas tiveram reunião pela manhã. Os alunos do terceiro ano marcaram essa confraternização.
O ano letivo está chegando ao fim. Em poucas semanas essa turma se separa. Isso deve levá-los a uma vontade de ficarem juntos  por mais tempo daqui por diante.
Alguns ainda vão passar por uma grande mudança de vida. Aqueles da zona rural que não optarem pela continuidade dos estudos deixam de vir diariamente "na rua" e assim se voltam para uma vida mais rural. Para uma moçada nova, não sei se é agradável.
A professora Gilcéa já foi "Tia Gilcéa" de muitos deles, na alfabetização, quando tinham apenas 6 anos.
Virou a churrasqueira da galera.
O diretor José Antônio Carneiro presente.
A vice, Professora Lenyr também, além da Professora Ivânia com Adão.
Essas três, Tati, de pé, Maísa e Isabela, guardam uma relação muito especial. estão juntas desde a creche. 
Vamos mudar de assunto. Enquanto a gente conversava e eu filava o churrasco, vi  D. Terezinha Gomes Vital  entrando na casa do filho Lindinho. Fomos lá em busca de matéria. Afinal, ela faz parte da história de Belisário.
Pois não é que ouvi dela uma revelação bombástica. Com 14 anos ela deixou os pais na Comunidade de Murici (Miradouro) e veio para Belisário, para aprender a costurar. Nessa época Salvador, meu sogro, havia terminado o namoro com uma tal de "Elza". Pronto! Começou a paquerar a jovem Terezinha. Salvador tinha 16 anos.
Mas a danada da Elza não gostou e deu em cima do ex-namorado. Salvador não aquentou a pressão e Terezinha dançou.
Mas no final tudo deu certo para todos. A tal da Elza também dançou, Salvador casou-se com Olga e Terezinha com o Sr. Olindo Vital. O casamento deles durou 25 anos, quando ele faleceu. Dessa união nasceram José Osmar, Jussara, Lindinho e  Antônio Sidney.

Lindinho continuou nas lavouras de café...
... e outros negócios tais, como criação de suínos...
Atenção pessoal que está sofrendo com a falta de água em Minas e S. Paulo!  Só pra fazer inveja, veja a água que corre nesse quintal, abundantemente.
Nas horas de folga esses dois jogam tênis.
Você é muito mau. Como pode ter coragem de comer esses bichinhos tão bonitinhos? Eu evito. Só se for à pururuca.
Quem disse que porco é porco? Os chiqueiros são limpos e eles gostam de banho. Pelo menos sábado.
Balança de pesar porco. Não Guilherme! Não quis dizer isso.

Para não ficar sem matéria, até que deu pra quebrar um galho, né? 

Comentários

  1. Gostei de ver Dª Terezinha. Ela tinha um irmão em Belisário, Sr. José Canuto. São dos Campos, Moreira e Gomes, famílias tradicionais e entrelaçadas desse trecho Miradouro, Itamuri, Belisário e Muriaé. Ainda hoje estão por aqui e, ás vezes, nem sabem que são parentes. Mas, talvez por alguma razão biológica, se aglutinam ou acabam se encontrando de alguma maneira. E, quando isso acontece, a Festa continúa mais animada com a descoberta de algum parentesco.

    ResponderExcluir
  2. Cléber,
    Como bom mineiro vejo que você é também bom garimpeiro. Acha sempre uma pepita valiosa, como essa da
    'Matéria-Quebra-Galho" acima..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês