MURIAÉ-MIRADOURO. AQUI A MORTE ESPERA POR VOCÊ

Tenho acompanhado no site de Silvan Alves os inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais, entre essas duas cidades, principalmente próximo ao trevo de entrada para Belisário, em Itamuri. A banalização da vida é algo crescente nesse país. Alguém tem de pagar por isso. Chega de impunidade!

Alguns desses acidentes são provocados por negligência dos condutores. Outros, e são muitos, por erros de projetos da estrada, com superelevação inexistente ou insuficiente nas curvas. Mesmo a imprudência de motoristas tem de ser minimizada com ações públicas, como instalação de vários radares, sinalização ostensiva e outras.

Tenho lido denúncias de que o recapeamento asfáltico, feito às pressas para as eleições últimas, tem provocado derrapagens quando o sol está quente e o asfalto se derrete. E quando chove falta aderência. Pelo amor de Deus, gente, vamos respeitar a vida! 

Sr. Promotor da Justiça Federal. Certamente que o senhor passa sempre por aqui, nas idas e vindas para Manhuaçu. O senhor está atento a esse fato? O que o impede de abrir imediatamente um inquérito civil para colher provas, ouvindo DNIT, empreiteiras, usuários? Certamente que isso irá resultar numa ação civil pública.

Senhor Engenheiro Residente do DNIT: o senhor está preocupado com isso? Está esperando inteirar quantas mortes para agir? Na verdade nem sei se ainda existe essa figura da antiga estrutura do DNER, mas fui engenheiro residente de estrada de ferro e chefiei os 8 residentes do trecho Rio-SP-BH e sei bem a responsabilidade desse profissional. 

Além do aspecto humano, que tanta dor causa a tantas famílias, esses acidentes causam graves custos para o país, com internações, tratamento médico, próteses, pensões por longos anos, perda de mão de obra produtiva...

Coloco-me à disposição de qualquer entidade séria que queira levantar a bandeira para solucionar esse grave problema, por qualquer caminho, inclusive no de mobilizar pessoas para fechamento da BR 116. Tenho pneus para serem queimados. Isso sem causar qualquer prejuízo para patrimônio público, mesmo porque o asfalto já derrete somente com o calor do sol.

Comentários

  1. Quero manifestar meus calorosos parabéns ao autor do texto pela sua corajosa atitude. Respeito recíproco merecem as autoridades e os cidadãos. Segurança pública - inclusive nas estradas - é dever do Estado e direito do cidadão. Já contei aqui a minha experiência de recém formado, quando ouvi do meu diretor a orientação mais valiosa de toda minha vida profissional. Ele me disse: - pare de se preocupar com lagartixa e comece a se preocupar com os jacarés. Aprendi desde então a estabelecer a diferença entre a prioridade e a não prioridade. Para mim, o Brasil é o país onde se matam as lagartixas enquanto os jacarés são postergados ou, definitivamente, esquecidos.

    ResponderExcluir
  2. Bela iniciativa Cléber, aquele recapeamento foi uma verdadeira palhaçada !

    ResponderExcluir
  3. Vanderléa da Cruz Malta31 de outubro de 2014 às 10:12

    Ótima matéria ! Mostra bem como vamos mal na direção dos serviços públicos .
    Enquanto reclamamos dos acidentes nas estradas, aqui, o Enrique Pizzolatto está gastando na Itália, com outros mafiosos, o dinheiro que roubou do Banco do Brasil.
    É nisso que dá nomear diretor (onde já se viu?) da nossa maior instituição financeira um cara com dupla cidadania. E logo que cidadania ! E exigente quanto ao conforto que " mereceria" ter no presídio brasileiro !!!
    E como aprendizado, fica a lição de como eleger um governo. Lição que mais da metade do eleitorado brasileiro tem que aprender.... Até lá, vamos chorando os mortos nos acidentes.

    ResponderExcluir
  4. Passei nesse trecho a poucos dias e cheguei a diminuir a velocidade em função da estrada extremamente escorregadia. Tinha acabado de dar uma chuva fraca e ai da pra imaginar como ficou o asfalto. Curvas acentuadas , asfalto sem aderência . Tb percebi a superelevação inexistente ou insuficiente nas curvas. Parabens Cleber pela atitude e desprendimento para levantar essa bandeira. Abraco !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês