A CHUVA ESTÁ CHEGANDO

Morando 15 anos no nordeste pude acompanhar um pouco mais de perto o drama de uma sociedade dependente de uma chuva que não vem. Como disse, "um pouco mais de perto", já que isso não era rotina em salvador, e sim no sertão baiano, onde inclusive pude participar de um projeto de visitação a uma dessas regiões, acompanhando meus alunos do Colégio 2 de Julho.

Nunca havia sentido isso em Minas, e muito menos nesse 5 anos de Belisário, um centro produtor de água.
Nascentes secando, pastos queimando, gado com dificuldades de comida, peixes morrendo aqui e no Rio Muriaé...amigos de Juiz de Fora tendo de recolher água da piscina para atender à demanda da casa...

Com muita alegria recebemos hoje a chuva aqui. Muito longe daquilo que a gente precisa, mas foi um começo.

Como se vê, nem enxurrada formou, mas deu para "molhar a terra". Pela previsão do TEMPO AGORA, aqui no blog , ela pára terça, quarta e quinta e retorna no sábado e domingo, com grande intensidade, continuando a cair ao longo da próxima semana.

QUE ASSIM SEJA!

Comentários

  1. Ao que sei, muitos cafezais já floridos na seca terão seus grãos embrionários caídos, um prejuízo na próxima safra. Hoje à noite, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Sócio-econômico de Belisário, com a presença do agrônomo recém- aposentado, Chiquinho da EMATER, ora Sec. Mun. da Agricultura, teremos oportunidade de saber mais sobre o assunto, com certeza. Pode ser que começando a chover, os cafezais renovem as floradas, será?. Oxalá !

    ResponderExcluir
  2. Falando em floradas, acabei vendo, no Youtube, um cap. do filme "Floradas na Serra", baseado no livro de Dinah Silveira de Queiroz e rodado em Campos do Jordão. Talvez já considerado um clássico de nossa literatura...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês