CASA RUIM É COISA DO PASSADO

È notável a qualidade das casas que vêm sendo construídas/reformadas, aqui EMBELISARIO. Aqueles barracos apertados e mal acabados vão dando lugar a casas boas, espaçosas, 3 quartos com mais de 12 metros quadrados e com bom acabamento.
Vamos ver um exemplo? Acompanhei a obra de "Zé Togi" e Nilda, aqui na minha rua. Hoje, no retorno da caminhada, fomos com a patroa conhecer a casa. Uma belezinha!
Ele é filho do "Nezim Togi" e irmão de "Erci Togi" e mais um monte de "Togi". Mas ninguém sabe de onde apareceu esse "Togi" nos nomes. Nas certidões não tem nada disso. 
Vamos entrando! A casa é nossa!
Vá observando o acabamento.
Nós não combinamos essa visita. A casa não foi arrumada para fotos. O capricho é uma marca da maioria das casas mineiras. Eu disse maioria. Não sei se eu chegar na sua casa sem aviso prévio eu vou poder sair fotografando. Nilda está lá embaixo costurando e você não sai da internet...
São 4 quartos, bem aproveitados numa área de terreno relativamente pequena.
Peças sanitárias de bom gosto.
E não precisa perder os valores da zona rural. A criação convive com uma casa moderna.
Olha que ave linda. Adoro o GALO. Essa noite ele saiu do poleiro e foi dormir no  "quarto', depois de dar um pau no "peixe". Vai para a "Libertadores". Já deu duas esporadas na "raposa" esse ano. Parece uma charada, né? Decifre se for capaz.
E aqui a gente gosta de guardar "uns trens' pra quando "pricisá". A casa moderna também pode conviver com isso, num porão. A patroa vai ficar sempre cobrando uma arrumação, mas você vai enrolando. Arruma nada!


Faça as contas. Se você vender o seu apartamento aí na cidade, muito pior do que esse, pode comprar/construir uma casa dessa EMBELISARIO e pode aplicar  os 60 % que sobraram, para aumentar a sua renda. E vai ter muito mais qualidade de vida.

Sobre essa matéria Dr. Dárcio Calais comentou, lá de BH:
"Fico particularmente feliz em ver que as pessoas podem cuidar bem de suas moradias. É bem verdade que minha infância já vai bem longe, mas lembro-me muito bem de quando, na Rua Canto predominavam ranchos de chão batido e cobertos de sapé ou tabuinhas.
Togi /Toge.


Há uns 50 anos andei investigando a origem do sobrenome Togi. Não me lembro mais da minha fonte de referência, mas lembro-me da conclusão. O nome é de origem francesa, Monstrois, cuja pronúncia correta deveria ser Monstruá . Assim como falam Calais ( e não Calé), eles também falavam Monstróis e não Monstruá. Pela "lei do menor esforço", o Monstróis evoluiu para Tróis e daí para Tógi ou Toge. Vizinho ao sítio do meu pai morava o também sitiante Sebastião Toge que ganhou na loteria, acho que uns 200 mil cruzeiros ou 200 contos de réis como ainda se falava naquela época." https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Comentários

  1. Belíssima matéria ! O embelezamento de propriedades é fruto de um bom planejamento, mas também aumento de conforto e valorização do imóvel.
    E na hora de abrir a porta para uma visita que chegou, não há aquele duelo entre o coração e o pensamento: abro a porta ou não abro? E agora? Então grita: espere um momento ! Então arruma daqui e esconde dali, enfia o lixo onde esconder e lá vai envergonhada, a pobre dona da casa receber a visita sempre pedindo desculpas pelo desalinho.
    Acho que um bom proprietário tem sempre o apoio e incentivo da esposa na hora de gastar com a melhoria de sua casa. Parece que a mulher é mais dada a olhar essas coisas. Mas, se o marido não quer gastar, fazer o quê ?

    ResponderExcluir
  2. Fico particularmente feliz em ver que as pessoas podem cuidar bem de suas moradias. É bem verdade que minha infância já vai bem longe, mas lembro-me muito bem de quando, na Rua Canto predominavam ranchos de chão batido e cobertos de sapé ou tabuinhas.
    Togi /Toge.
    Há uns 50 anos andei investigando a origem do sobrenome Togi. Não me lembro mais da minha fonte de referência, mas lembro-me da conclusão. O nome é de origem francesa, Monstrois, cuja pronúncia correta deveria ser Monstruá . Assim como falam Calais ( e não Calé), eles também falavam Monstróis e não Monstruá. Pela "lei do menor esforço", o Monstróis evoluiu para Tróis e daí para Tógi ou Toge. Vizinho ao sítio do meu pai morava o também sitiante Sebastião Toge que ganhou na loteria, acho que uns 200 mil cruzeiros ou 200 contos de réis como ainda se falava naquela época.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês