COMEÇOU A FESTA DE PEDRA ALTA

Já durante o dia de sexta começou a preparação das vacas para a primeira ordenha. Afinal, o concurso leiteiro é disputadíssimo todos os anos.
Nesse galpão as vacas ficam expostas à visitação do público e aguardando a sua vez de entrarem em cena.  Um cano corre pelo alto, despressurizando o equipamento que vai sugar o leite das tetas, transferindo-o para o latão.
Nossa incompetente equipe de reportagem tirou poucas fotos dessa área, que estava muito bonita. A única foto saiu ruim desse jeito. Demitimos o fotógrafo. Apenas Mirian vai continuar fazendo esse trabalho.
Essa já teve o leite retirado.
A única que constatei ter tido o privilégio de ter o bezerro dormindo ao seu lado, foi essa. Depois cresce uma criança problemática, sem coragem de enfrentar a vida, vão querer saber o motivo.
Esse com a esposa, é Valdeli Miguel, Secretário de Agricultura de Rosário da Limeira, que dá todo o apoio aos produtores rurais dessa região, inclusive organizando esse evento. Os equipamentos, o grande toldo armado... tudo isso vem da Prefeitura de Rosário da Limeira. 
Aí, bem mineiramente, vocês vão me questionar: Uai! Pedra Alta não é uma comunidade de Belisário e assim pertence a Muriaé? Sim, positivo. Só que Muriaé não tem Secretário de Agricultura ou melhor tem um apenas pra receber salário, e assim esse pessoal está ligado a Limeira, inclusive todos são eleitores de lá. Isso é revoltante!
Vai começar a ordenha da Pioneira (a propósito: nome de vaca precisa começar com letra maiúscula?)
Com se vê, vem vaca também do Distrito de Vermelho.
A família vir dar aquela força pra aumentar o leite é permitido pelo regulamento.
Simpáticos os controladores das pesagens, Geraldo e Adair, também de Limeira. O jovem Gérverson é assistente.
Aí tem as regras. São duas as categorias aqui. Uma de 15 kg e outra livre. É quilo mesmo. Não é litro. Um leite mais denso tem maior valor.
Nas duas pesagens diárias, durante os 3 dias do concurso, o peso não pode exceder 30 kg. Se exceder a vaca perde. Já na categoria livre, ganha a vaca que produzir mais.
Segundo me informaram o recorde no Brasil é de uma vaca de São José do Ubá, aqui pertinho, com a produção em um dia de concurso, de 103 kg.
Pelo visto, ninguém estourou a marca. A Noturna está na frente, 23,785 kg.
O dono da Azeitona (vou continuar colocando letra maiúscula) é conhecido.
Marcos, à direita, é filho de Zezão/Maria José, do Mercadinho Pena & Silva. Mora aqui em Pedra Alta.
Olha que rostinho bonito! Lógico, estamos falando com a Garota Fabel 2014, Carolina Moisés, que apareceu em matéria anterior, fotografada por D. Nina.
Merece outra foto.
Agora com Joana D'Arc e Natália. Garotas bonitas a gente tem por aqui.
E gatinhas também. Maria laura, à direita, estava preocupada em não aparecer as "janelinhas" dos dentes. A da esquerda fechou os olhos na primeira foto. falei com ela, que resolveu arregalá-los para evitar isso. 
O churrasquinho aqui estava muito bom. Comi dois. A Família Pena é gente de trabalho.
Isso antes do cachorro quente. Guloso? Nada disso. Dou sempre um intervalo de pelo menos 15 minutos entre uma refeição e outra.

Belisário presente, também trabalhando...
O famoso Vicente da Pinga. Gente muito fina.
O blog concorrente da Professora  Sandra Carolina estava lá. Mateus não perde nada.Nem peso.
Olha o Romualdo aí, gente!
Iria comprar doces de leite de Toninha na saída, mas esqueci.
As mulheres de Pedra Alta são muito prendadas. Há uma boa produção de colchas por aqui.
Uma amostra do que aqui se produz.
O artista chegou. Tony Ventura faz muito sucesso nas festas aqui na região e mesmo em outras cidades da Zona da Mata. Tem muito talento. Mora em Rosário da Limeira. Uma ótima opção para garantir o sucesso de uma festa.
A sua banda tem gente de Muriaé e Limeira. Uma garotada joia.
Com um povo religioso, a melhor forma de começar uma festa é através de um ato de ação de graças. Silvano, um leigo católico conduz essa parte...
Com músicas próprias...
E o ato fica ainda mais rico quando também um pastor evangélico tem participação, que aliás fez uma boa reflexão falando da boa semente que dá o bom fruto quando semeada de forma correta (Mateus 13).
Tem gente que "não se mistura". Pensam que são os detentores exclusivos da verdade. Coitados...
E vamos ao show! Tony Ventura & Banda.

Segurança total. A PM sempre presente, sob o comando do sargento Waldeci, um amigo de Belisário
Se eu fosse você iria lá nessa noite de sábado.

Comentários

  1. Gostaria de ir pra lá,mas tenho que trabalhar.Boa festa pra vocês

    ResponderExcluir

  2. É festa por todo lado. Não dá para ir a todas, mas bem que eu gostaria!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Sou valdeli miguel da silva. secretario de agricultura meio ambiente e turismo de rosário da limeira
    fiquei feliz com a exposição das fotos:
    Quanto ao comentário :posso afirmar que fui muito bem atendido pela equipe das secretarias na administração de Muriaé ,ainda quero lhe afirmar que nossa parceria para realização desta maravilhosa festa teve grande empenho do vereador Volnin, do Vandim secretaria de meio ambiente de agricultura do turismo e do exelentíssimo prefeito municipal que disponibilizou sonorização para os 03 dias show e demais despesas decorrentes .A eles fico muito
    grato por poder contar com essa parceria. Sempre que precisar estarei aqui a disposição para ajuda-lo .
    Amigos parabens a festa arrasou ,sentimos a falta da presença de vocês . Entendo o ecesso de compromisso que cada um de nós temos.
    Abraços valeu !

    ResponderExcluir
  4. Pois é Secretário. Quanto aos amigos Volninho e Vandim, e o próprio prefeito, não temos nenhuma dúvida quanto ao envolvimento destes na defesa dos interesses da região. O que lamentamos muito é a inoperância da Secretaria de Agricultura de Muriaé. Ela simplesmente não existe.
    Um abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês