UMA VISITA INTERESSANTE EMBELISARIO

Trata-se de Regina Campos. Ela passou por Belisário entre os anos de 1976 e 1981, como técnica da EMATER, quando da implantação do PRODEMATA.
É natural de Carangola, terra que deu a esse país grandes expoentes do atual cenário nacional, como este que digita essa matéria. 
Lembra com orgulho o belo trabalho que era feito à época por esse órgão estadual, com fortíssimas atuações na mobilização das comunidades rurais em torno de programas na agricultura.
Daqui ela se transferiu para Montes Claros, onde coordenou Programas de Bem Estar Social, no mesmo órgão e posteriormente foi para BH onde completou a sua carreira na coordenação estadual da EMATER, aposentando-se em 2004.
Mas não parou ai. Assumiu a presidência da Associação de Aposentados da EMATER e vem atuando na ONG CEDEFES, que tem como objetivo  a socialização de informações e discussões sobre terras indígenas e quilombolas e as questões a ambas relacionadas.
Regina ouviu falar de D. Nina Campos, e do livro que ela está escrevendo sobre a história de Belisário. Assim decidiu vir conhecê-la e trazer a sua contribuição para a obra. Afinal, ela também faz parte dessa história.

Tivemos um ótimo papo.  Ela é uma pessoa muito interessante e tem uma ótima visão dos problemas que envolvem o homem da terra. 
Uma pena que pouca gente  tem hoje olhares para o campo, onde sobrevive essa parte da sociedade; uma classe desassistida e desestimulada.

Regina retornou nessa sexta para Beagá.

Comentários


  1. Foi um encontro muito proveitoso, de cujas conversas pude extrair ainda outras informações sobre a importante contribuição da EMATER no desenvolvimento de Belisário. Uma grande amiga que eu não conhecia e espero que volte sempre. Gostei muito de sua visita, Regina. Aqui é sua casa-filial !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, estou ansiosa por ler esse livro,
    Mas uma curiosidade: O que elas estão comendo??? Parece apetitoso. Tenho curiosidade sobre a alimentação de Dona Nina, pois se vê nela uma pessoa cheia de vida, saúde e energia. Já ouvi alguma coisa sobre sua alimentação regrada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Alice,
    Prazer. Desculpe a demora da resposta. Acho que estávamos comendo morangos com ricota. Não tenho muitas restrições alimentares, apenas pouca quantidade e o mais saudável possível. Gosto de café, refrigerante, batata frita, carne de porco, nozes, frutas, saladas, etc. sorvete nem tanto. Nada de fritura ou muito doce. Sem escravidão. Não faço questão de viver muito, quero apenas viver bem, enquanto...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês