COISA DE DOIDO

Fomos visitar ontem, terça-feira, a exposição "Obsessão Infinita", da artista japonesa Yayoi Kusama, no Instituto Tomie Ohtake. Com pinturas, esculturas, vídeos, instalações, a mostra apresenta diversas obras compostas por pontos, bolinhas  e formas fálicas, que se tornaram marcas da obra da artista japonesa.
Sua obsessão, fruto de uma doença, inclusive com alucinações, transformou-se em arte, quando ela tinha apenas 10 anos de idade, o que rendeu-lhe várias exposições e premiações internacionais.
Portadora de TOC- transtorno obsessivo compulsivo a doença se manifesta na forma de repetição principalmente em torno de bolas.

Observem como Léo, com apenas 2 aninhos, entende e adora artes.
Vejam a repetição em torno de bolas e pontos, em quase tudo.
E Leonardo sempre atento, admirando tudo.
Agora uma sala composta por espelhos com muitas lâmpadas penduradas, que vão mudando de cor, causando um maravilhoso efeito para os visitantes através da incrível mudança das cores refletidas e o "infinito" proporcionado pelos espelhos.
E os dentes da família ficam assim.
Luzes e espelhos. Um efeito fantástico.
Em outra sala, mais uma vez o interesse pelo infinito e a técnica de usar espelhos por todos os lados, agora usando objetos fálicos, que retratam o órgão genital masculino, que ganham destaque e parecem se espalhar, como um enorme jardim. Suas famosas bolinhas vermelhas estampam as peças.
Em outro ambiente, por onde também é possível caminhar, é apresentada uma sala de estar comum, com móveis como sofá e mesa de jantar, mas totalmente coberta por pontos de luzes coloridas. Pontos, bolas...
Somente de fora deu para ver essa sala. Repetições de bolas coloridas, fruto do TOC da artista.
Uma pesquisa no google nos informa que com 84 anos, Yayoi Kusama, ainda obcecada por bolinhas vive, por vontade própria, em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, onde cria e produz suas obras.

Comentários


  1. Extremamente interessante, Cléber !
    Obrigada a você pela oportunidade que nos deu de conhecer a artista, seu trabalho, sua história e essa galeria de arte.
    Dizem que todos nós temos um pouco de louco, mas a "obsessão" dessa japonesa está mesmo muito bem aproveitada
    e enchendo-nos de admiração. Um prazer ver também todos vocês !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela linda matéria!
    Essa galeria de arte é linda!!!
    Adorei ver como o Léo presta atenção..kkkkk
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês