REUNIÃO DE MEIO AMBIENTE EM BELISÁRIO

Quinta-feira 13/03/2014, a partir das 15h, chegam autoridades do Meio-Ambiente e do Turismo dessas Secretarias da Prefeitura Municipal de Muriaé, da Polícia Ambiental, do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, representantes também da EMATER de Muriaé e de diversos Conselhos e Associações, convidados para esse evento.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente, da Prefeitura de Muriaé, MG, e da Associação dos Pequenos Produtores da Pedra Alta, Comunidade de Belisário. 
O objetivo era informar sobre Meio-Ambiente e tomar decisões para a reabilitação da Área de Proteção Ambiental - APA do Pico do Itajuru, na região da Comunidade da Pedra Alta, em Belisário.
Iniciando a reunião a Sec. Mun. do Meio-Ambiente, Srª. Juliana Guarino, informou ter sido a APA do Pico do Itajuru, criada por decreto em 12/08/1997. Na ocasião, foi criado o Conselho Gestor dessa APA, tendo como Presidente o Sr. Geraldo Gonçalves dos Santos (foto abaixo), morador daquela região e outras pessoas que já não se encontram em Belisário.
               
Resumindo, a Secretária Juliana propôs a formação e reabilitação de um Conselho, que, se fosse constituído nessa mesma ocasião, poderia passar a ter reuniões mensais, sempre no local MULTIUSO, sede da Associação dos Pequenos Produtores da Pedra Alta. Algumas decisões em benefício dessa APA poderiam ser estudadas e levadas como sugestão à Prefeitura Municipal de Muriaé para execução, podendo incluir placas de orientação e informação ao visitante, e também instalações para melhorar a região e sanar problemas de Meio-Ambiente identificados pelo Conselho.
Foi unânime o apoio às sugestões apresentadas e o Conselho ficou já formado, sendo titulares as pessoas presentes. Alguns dos suplentes não se achavam presentes, mas já se haviam manifestado a favor de participar, caso o Conselho ficasse formado. (foto abaixo).
                     
Após a palavra da Srª Juliana Guarino, Juberlana da Secretaria de Turismo e também o Sr. Geraldo Gonçalves dos Santos, também falaram.
Para resumir, na sua fala, o Sub-Tenente Freitas (foto abaixo), da Polícia Ambiental Estadual, fez um apelo veemente para que todos colaborássemos com eles na defesa do Meio-Ambiente. Insistiu em deixar claro o telefone para denúncias e sugestões:  (32) 3721-4349.

Depois, o Diretor do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Sr. José Roberto Mendes, informou ser a região do Itajuru 3% do território do Parque, e o  Pico do Itajuru o quinto mais alto do PESB, sendo 1º o Pico do Soares, 2º o Campestre na Pedra do Pato, 3º o Matipó, 4º o Boné. Para contato com o Sr. José Roberto ou a Bióloga, monitora ambiental do PESB, Srª. Lídia Alvim, o telefone é:  (32) 3721-7491

A próxima reunião da APA do Itajuru no MULTIUSO, será terça-feira, 15/04/2014, a partir das 14:30h. Serão tomadas as assinaturas na ata da reunião realizada dia 13 e divulgada a lista dos integrantes do Conselho, serão anotadas sugestões para confecção de placas, apresentação de carteirinha do Conselho da APA para seus representantes e estudo sobre os limites da APA do Itajuru. Quaisquer interessados poderão e devem participar. Sejam bem-vindos.

Matéria de Nina Campos

Comentários

  1. Houve quem desejasse que essa reunião fosse realizada na sede do distrito de Belisário. Mas, a mesma já havia sido agendada em reunião, em fev. passado, na Sec. Mun. do Meio Ambiente, em que esteve presente o Sr. Geraldo Gonçalves dos Santos. No mesmo dia, à tarde, o Sr. Geraldo nos inteirou do assunto e convidou para a Reunião que tinha sido marcada para o dia l3 de março e a ser realizada na Pedra Alta, no salão do MULTIUSO, sede da Assoc. dos Peq. Prod. da Pedra Alta, região do Pico do Itajuru..
    Sendo a APA do Pico do Itajuru a única até hoje decretada para Belisário, sou de opinião que o povo todo de Belisário deva ir mais frequentemente àquela região, procurar conhecer melhor suas riquezas e belezas e ajudar a identificar problemas porventura existentes e estar sempre em contato com os moradores de lá. Apoiemos a próxima reunião do dia l5/04, lá no MULTIUSO !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês