É TEMPO DE QUARESMA

Nos grandes centros esse período já não se diferencia dos demais, no dia a dia das pessoas. EMBELISARIO, ainda há alguma diferença?
A natureza fala qualquer coisa sobre esses 40 dias que separam a quarta-feira de cinzas da quinta-feira da Semana Santa. As matas dão destaque para as quaresmeiras, com o roxo e os ipês amarelos. Parece que a embaúbas ficam mais brancas.
E as restrições impostas pelas igrejas? No passado havia imposições, sim, mas isso já não mais existe. O Frei Gilberto falou que é um período importante no calendário litúrgico católico, quando o povo deve buscar  um comportamento mais introspectivo. Momento de reflexão e de busca interior. Não há qualquer proibição por parte da Igreja e imposição de qualquer jejum. Ele, particularmente, recomenda que nas sexta-feiras  desse período as pessoas procurem se recolher mais, se conhecer melhor e buscar uma maior proximidade com Deus. Apenas sugere a suspensão da carne nas sextas-feiras, se possível. Nada imposto.

Perguntado, ele informou que não há nenhum casamento marcado nesse período. Não por ele, mas pelas pessoas que evitam fazer festas.
Mas o Clube da Terceira Idade é mais rígido. Os tradicionais bailes de "arrasta pé" nos sábados  e domingos são suspensos nessa época.
Nos salões de beleza também há alterações.  Nesse de Dayse, que estava fechado no dia da foto, não há grandes quedas no movimento.
Segundo ela, cai o movimento por não haver casamentos aqui, mas continua trabalhando para as pessoas que vão para casamentos em Muriaé e também há muitas formaturas lá nessa época. 
No salão de Heloísa e Angélica fui informado de que a queda é grande no movimento e que as pessoas pedem cores mais discretas nas unhas.

No açougue de "Tão" também existe queda, Muitos evitam  carne na quaresma. "Tuti" também sente a redução. Soube que alguns evitam a carne nas quartas e sextas.
O Papa Bento XVI assim definiu o significado litúrgico dos "quarenta dias da Quaresma": “Trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às suas promessas.
O Reverendo Tércio Siqueira, Doutor em Velho Testamento, pastor e professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, e que esteve com a família aqui em Belisário comemorando o nosso niver de 60 anos em 2013, tem um estudo interessante sobre o tema. Veja lá:

 O NÚMER0 40

No Antigo Testamento
O povo tem tentado entender o significado dos números, porém é, provavelmente, impossível chegar a uma explicação plena e completa. Cada povo constrói uma simbologia muito própria. Portanto, não é possível explicar o significado hebraico do número 40, tomando por base o sentido egípcio ou cananeu.
O número 40, entre os israelitas, certamente, possui um significado teológico que tem sua origem na própria história do povo. É necessário lembrar que os ensinos, hinos, liturgias, ou outra expressão de comunicação, contidos na Bíblia, deverão ser vistas à luz da experiência histórica do povo. Assim deve ser visto o significado do número 40.
No Antigo Testamento, o número 40 ocorre muitas vezes relacionado a momentos significativos da história bíblica. Entre tantas ocorrências, quatro são destaques no Antigo Testamento: o período do dilúvio foi de 40 dias (Gn 7.4); os hebreus caminharam 40 anos pelos desertos até atingir Canaã (Js 5,6); a duração do bom reinado de Davi foi de 40 anos (2Sm 5.4); Elias caminhou 40 dias para encontrar com Deus no Sinai (lRs 19.8). Estas quatro ocorrências estão ligadas a eventos fundantes e significativos na história bíblica do Antigo Testamento. Não deveríamos entender o número 40 como um múltiplo de quatro? O número 4, provavelmente, tem a ver com os quatro pontos cardeais dos quais vêm os quatro ventos que abastecem a terra de oxigênio. O relato da Criação afirma que quatro rios irrigam toda a terra (Gn 2.10-12). Não estaríamos diante do símbolo da intervenção divina que renova a vida e a esperança no mundo? Por tudo isso que foi falado, acima, provavelmente, o número 40 sinaliza o início de um novo período de atividade de Deus.
No Novo Testamento
No NT, o simbolismo do número 40 continua. Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2). Uma outra ocorrência significativa, na vida e obra de Jesus, é mencionada por Atos dos Apóstolos: Jesus, após a ressurreição, permaneceu na terra 40 dias (At 1.3). Certamente, o número 40 lembra a difícil, mas significativa caminhada do povo de Israel no deserto.


    

Comentários

Posts mais visitados do último mês