CONCURSO LEITEIRO EM MURIAÉ

Adoro uma exposição agropecuária. E tem sentido. Nasci no dia dia 27 de julho de 63 . Ou seria 1953 ? Nem me lembro. Tem tanto tempo... Nessa última semana de julho acontece a exposição de Carangola. Ou seja: eu nasci no auge de uma exposição agropecuária. Deve ser isso.
Pois ontem, cheguei cedo para a reunião com o Tenente Martins, que tem o seu gabinete na área do Parque de Exposições de Muriaé e percebi uma movimentação na área. Subi e constatei que estava sendo montada a Primeira  Expoleite das Montanhas.


Adoro esse clima de preparar animais, o cheiro de mijo, de bosta de vaca,...
 ... cheiro de capim nos coxos...
Quem não está acostumado com o calor de Muriaé...
Muitas fazendas presentes, e de cidades diversas, não só de Minas.
Pelo que entendi, o foco do evento é o concurso leiteiro, e somente
da raça girolando 3/4. Uma vaca, aqui na região é boa quando produz cerca de 60 kg de leite/dia, num concurso, onde a produção real á aumentada através de recursos especiais. Num concurso nacional pode chegar a 80 kg/dia. Se estiver falando bobagem Dr. Dárcio me corrige.

Em concurso a unidade é quilo e não litro.
A  família Levate tem tradição de criação de gado na região. Esse é o José Levate, com um seu auxiliar.
E agora com o filho, Kiko. Lá atrás o prêmio da vencedora: uma moto. Aí você vai me perguntar: Uai? Vaca anda de moto?
O evento é também uma oportunidade de negócios. Esses são promotores 

comerciais: REALH-Nutrição e Saúde de Animais, PET Horse-Selaria e Petshop
Esse é da SV Assessoria em Rebanho Girolando. Está dando um trato nessa vaquinha, que eu chamei de garrote. O rapaz me ensinou a diferença entre um e outro. Descobri que uma certa elevação na parte inferior não quer dizer que seja macho. Aquilo é umbigo e ambos têm. Prá ver mesmo a diferença, se ainda não tiver seios,  é preciso levantar o rabo. Como eu odeio invasão de privacidade, vou sempre ficar sem saber quem é quem, enquanto não crescer.
Ele também me ensinou que se chama reprodutriz a fêmea que recebe o sêmen do reprodutor.
Sérgio é o proprietário. Temos vários amigos em comum lá em Carangola.
Aqui o lavajato.

A exposição termina hoje, sábado

Comentários

  1. Que bacana! Nossa exposição agropecuária tradicional, a de setembro, cada vez mais perde sua vocação de realmente expor a produção agrícola e pecuária da região. A exposição de setembro está virando mais um festival de música sertaneja sem prestígio ou qualidade. Pior é que a prefeitura paga caro aos artistas e o produtor rural mesmo, se quiser expor, precisa pagar do bolso. Triste... mas, de repente, este evento ganha importância. Muriaé poderia copiar o modelo da Agrishow... Muriaé poderia trazer um braço da Embrapa para melhorar a tecnologia e ajudar os produtores rurais... Muriaé... Muriaé poderia fazer tanta coisa, mas por enquanto Muriaé só sabe encher a pança dos politiquinhos, que apenas fazem por Muriaé aquilo que mantém seus privilégios ou os catapultam, não confundir com 'cataputa', ao poder.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

  2. Quanto mais nos valemos da tecnologia, mais bonita fica a vida. A ciência e o empreendedorismo estão realmente
    resolvendo muitos dos problemas da humanidade. Isso certamente estimula nossos jovens a estudar e a procurar hoje as profissões as mais diversas.
    São claramente visíveis nas suas fotos acima, Cléber,
    os progressos da produção rural em nossos dias. Graças ao esforçoi de gente como você mostra aqui.
    Em tempos de nossos avós, quem teria meios de dar conforto ao gado, boa alimentação, de aumentar a produção de leite, de melhorar a genética e... de organizar eventos como a PRIMEIRA EXPOLEITE DAS MONTANHAS em nossa Muriaé ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês