VOLTA ÀS AULAS NA ESCOLA ESTADUAL

Nas cidades grandes é visível o período de férias, pela qualidade do trânsito, que melhora muito. O vai e vem de carros com alunos e professores, e as vans nas cidades é substituído pelas saídas das famílias para o interior, balneários, colônias de férias... EMBELISARIO a gente percebe muitas visitas ao distrito, uma maior concentração  de jovens e crianças pelas ruas. Isso já mudou, a partir de ontem.
Fomos hoje ver o clima na nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. As professoras estão chegando. Simone, à esquerda, aproveitou para fazer obras em casa. No máximo uma piscina, de vez em quando. Já Gilcea conseguiu dar uma chegadinha no litoral.
O clima na sala dos professores ainda não esquentou de fato. Dá prá sentir que a turma ainda está meio "zen". Daqui a pouco a coisa começa a ficar mais agitada. É só começarem os projetos, avaliações, eventos ...

Eles estão sempre motivados, mesmo que, como disse uma delas, precisem buscar forças para se fazerem de fortes. O baixo salário é um problema, mas não é o único. A desmotivação por parte de muitos alunos é um grande desafio para eles, que sequer  têm o direito de desanimar. Se o fizerem é pior.
Também percebi aquela preocupação pertinente com a falta de disciplina/interesse de alguns alunos, já que a cada dia as famílias impõem menos disciplina  sobre os filhos e alguns sentem que nada tem a temer dentro da escola, nem mais a reprovação,  já que esta não mais existe. Bola pra frente. "caminhando e cantando".
Tem cara nova na área. A supervisora Rúbia Pedrosa foi incorporada à equipe.
Opa! Bateu a sirene do recreio. É hora do lanche. Pão com carne moída.
A professora Gilcea com a turminha do nono ano. Pareceu-me uma turma tranquila.
O assunto aqui é Sociologia, com a professora Ivana. Essa é a turma do terceiro ano, que vai se despedir da escola. Aproveitei para desafiar a moçada para, ao término do curso,  manter-se na vida escolar, mesmo que isso signifique deixar Belisário. Que cobrem isso dos pais. Se faltar dinheiro e tiver terra disponível, que vendam essa e invistam no futuro deles. A primeira análise é triste. Dos 24 alunos, apenas 9 levantaram a mão quando perguntei quem pretendia dar sequência aos estudos. Isso é 37%. Muito pouco.
Aguardam ansiosos os projetos da escola para o ano querem elevar o nome da Pedro Vicente no PROEB, o sistema de avaliação promovido pela Secretaria Estadual de Educação.

Por falar em projeto, ALÔ UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA!!! Já há dois anos vocês não convidam os nossos alunos para conhecerem a universidade. Por favor, façam isso!
Olha eles ai!
A frase é motivadora.
Estamos no segundo ano do ensino médio.
Professor Daniel judiando dos garotos com matemática. Você lembra disso? Fala a verdade: tem horas que "esquecer é viver", não é mesmo?
Agora é a turma do primeiro ano.
Inglês, com a professora Simone.
Ela também ministra Português e ficou preocupada com a frase escrita errada no quadro, feita de gozação por alguém. Não conseguiu apagar antes da foto. Prometi que iria cortar, mas não deu.
A equipe de apoio teve algumas baixas. O quadro não está completo ainda. Lucimar continua caprichando na cozinha..
Vanilda na manutenção da limpeza da escola, muito boa por sinal.
E "Bastião Puri" embelezando os jardins, também fazendo isso com muito carinho. Nossa escola é bonita.
Gente! O que é isso? A professora Sandra Carolina e Dayse juram que as férias acabaram. Olha o estilo de Cabo Frio até hoje de ambas!
Sandra jura que aqui tem material de secretaria, para o seu trabalho.
Bonito, professora Luciene! Estava meio "de bobeira" e se ofereceu para carimbar os livros e já distribui-los para a turma do nono ano. Quem estava na limpeza vem ajudar. Isso é disposição para o trabalho.

E por falar em livros, fiquei triste com a saída da professora Betinha da biblioteca, por término de seu contrato. Ela desenvolvia ótimos projetos para dinamizar a leitura na escola. 
Ninguém fica parado.  Luciene já arrumou outra coisa prá fazer. Mais uma cara nova na escola. A orientadora Edmilia, à esquerda, substituindo a outra Luciene. Uma pena perdermos a professora Larissa, que casou-se recentemente. Casou e mudou. Uma pena!
Certamente que voltaremos muita vezes em 2014 na Pedro Vicente, para registrarmos as coisas boas que acontecerão por lá.
Um ótimo ano letivo a todos!

Comentários


  1. Ah ! Se esses jovens conseguissem "sintonizar" cada um o seu futuro, iriam ver que, não importa a carreira que abracem, seu sucesso dependerá do AGORA. Dependerá do aproveitamento do HOJE na construção da escalada. Verão que vale a pena levar a Escola a sério. Faça você aí, um teste: pergunte a cada pessoa de sucesso na vida, que você conhece, o que o levou aonde chegou. Com as respostas, você tirará a conclusão mais sábia de sua vida, pode crer.

    ResponderExcluir

  2. E por falar em Universidade Federal de Viçosa, estamos tão próximos, mas ainda assim aproveitamos tão pouco dela. É uma pena. A instrução de nível superior, terceiro grau, em nosso meio, custa tanto sacrifício, tantas barreiras, que muitos jovens inteligentes e criteriosos desistem. A capacitação em alto nível, o doutorado, continua sendo coisa para as elites, com raras e brilhantes exceções. Considerando o aumento da população e a diversidade de áreas de estudos e de carreiras, o percentual de doutorandos hoje talvez ainda seja perto do que era na época colonial, mesmo no governo do Imperador Pedro II (que acordou para a formação cultural do povo, não só para a felicidade e realização pessoal como para o desenvolvimento do país). Mas, cabe a nós não desanimar e aproveitar o que temos. Querer é poder !
    Avante moçada, depois dessa vitória ai na EEPVF, procurem uma Faculdade...

    ResponderExcluir
  3. EU PASSEI O MEU MAIOR TEMPO ESTUDANDO NESSA LINDA ESCOLA COMO ERA BOM :TEM MUITAS LEMBRANCAS DESSES PROFESSORES E SAO OTIMAS PRINCIPALMENTE DA IVANIA MINHA PROFESSORA DE HISTORIA QUERIDA POR TODOS DA CLASSE ASS: LEANDRO PARAIBUNA OU DA NENEM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês