REUNIÃO DO CONSEP EMBELISARIO

Aconteceu nessa quarta-feira a reunião ordinária do CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE BELISÁRIO. A participação foi maior do que nas reuniões anteriores, já que houve convite para os comerciantes e várias pessoas da comunidade.
Estávamos em viagem, mas D. Nina fotografou a reunião e nos remeteu as fotos
Antônio Balbino é presidente, Mateus o secretário e Francisco Oliveira o tesoureiro.
Comerciantes e produtores rurais se fizeram presentes, com algumas ausências notadas.
Da ata da reunião, que nos foi remetida pelo secretário, pudemos constatar algumas conclusões dela tiradas:
  1. A comunidade precisa se envolver mais no tema SEGURANÇA.  Há muita crítica e pouca participação. Mesmo alguns diretores eleitos não estão sendo zelosos no exercício do cargo.
  2. O tema mais discutido foi a atual escala dos militares, que tem a permanência deles aqui por poucas horas e nunca no final de semana, quando arruaceiros vêm de outros lugares para aqui colocarem som alto e  fazerem malabarismos com motos, muitas vezes conduzidas por menores.
  3. Um dos presentes sugere que o grupo se organize melhor, para que tenha maior poder de negociação junto ao poder público. Que os convites ás autoridades e pessoas que sejam estrategicamente importantes participar das reuniões seja feito formalmente e com protocolo. Também foi colocado que as reuniões devem ser feitas em data em que o vereador não tenha reunião da Câmara, em Muriaé, para que ele possa estar presentes. Também foi lamentada a ausência de representante da Polícia Militar.
  4. O tesoureiro Francisco Oliveira informou que o saldo do CONSEP é de apenas R$ 22,30.

Uma grande e triste coincidência aconteceu na mesma noite de ontem, logo após ter acabado a reunião, uma verdadeira palhaçada se viu por aqui: o carro FIAT CFE 2899 ficou por muitos minutos subindo e descendo a rua principal, em altíssima velocidade, dando freadas nos quebra-molas.
Teria feito isso por 5 vezes. As marcas são visíveis desde a porta da Escola Estadual até próximo à Matriz. Nesse outro  ponto ele esbarrou nesse ônibus.
... na praça da Igreja de S. Luzia...
... nesse outro tem marcas...
... e aqui também.
Exatamente como dito na reunião, não é gente de Belisário. 

A maior riqueza de Beli é a segurança. Se a gente perder isso o lugar perde o seu encanto.

Comentários

  1. Já me disseram que o arruaceiro fez umas vinte e que é residente de lugar vizinho, fora do distrito de Belisário. Omito o nome do lugar e do município, por não poder assumir a autenticidade.
    É realmente lamentável que maus elementos, sejam de fora ou daqui mesmo venham tirar a nossa paz.

    ResponderExcluir
  2. Segurança.
    Considerando que compete ao Estado garantir a segurança da sociedade, acho lamentável a ausência da PM na reunião do CONSEP.
    Acho também lamentável a ausência de uma autoridade quando há uma arruaceiro, provavelmente bêbado ou drogado, dirigindo perigosamente numa via urbana. Há algum tempo recebi uma multa de trânsito porque passei a 61 km/hora (repito, a 61 km/hora) num local onde a velocidade permitida era de 60 km/hora. É um conforto viver num país onde a lei é igual pra todos.

    ResponderExcluir
  3. A responsabilidade sobre a polícia militar é do governo do estado. Por isso as cidades menores ficam esquecidas e raramente têm um destacamento. A solução é a formação de um destacamento local. Jovens de Belisário têm de se formar na escola de polícia do estado e, morando na cidade, ser responsável pela segurança do local.
    Pessoas de fora vão e vêm... isso nunca será estável. A cidade tem de ter um delegado com seus ajudantes e até uma cadeia, pois um marginal ou arruaceiro preso não pode ser levado para outra cidade pois isso tomaria um tempo precioso da autoridade local.
    A comunidade economicamente ativa de Belisário paga seus impostos e pode exigir a segurança necessária.
    Sugiro que seja formada uma comissão para reclamar ao governo do estado a formação e nomeação de um destacamento residente no distrito.
    Belisário tem duas saídas importantes: para Itamury e para Limeira. Essas entradas têm de possuir meios de controle de acesso para que qualquer crime ocorrido na cidade contra seu patrimônio possa ser bloqueado antes de deixar a cidade. Com essas providências o crime no distrito será inibido. Todo bandido ou arruaceiro pensará muito antes de vir perturbar a vossa paz.
    Saudações conterrâneas.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Cléber,
    Saudações cruzeirenses. Estou sempre atento às informações prestadas nesse blog. Como responsável pela Ciretran desta Delegacia Regional, gostaria de manifestar também minha indignação frente as ações de alguns arruaceiros que passam por Belisário e desde já informo q nós da Delegacia de Trânsito de Muriaé não compactuamos com atitudes como essa. Para isso, dependemos da manifestação popular, basta alguém que tenha testemunhado tal ação que faça um boletim junto a PM local para que então possamos intimar o proprietário de tal veículo. Entrei em contato com o Dr. Eduardo, delegado responsável por tal delegacia, e mostrei as imagens apresentados no blog. Um levantamento já foi realizado e agora dependemos de uma atitude de vcs. Deixo-me a disposição para uma medida a ser tomada. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Arthur:
    Mesmo me sentido ofendido pela "saudação cruzeirense", agradeço muito a sua atenção para com o nosso distrito. Entendi bem a sua mensagem. Vou comentar isso aqui, na esperança de conseguir alguém que faça o que você sugeriu. Também pretendo levar para a próxima reunião do CONSEP a retomada de um projeto que se iniciou por aqui, de instalação de câmaras de segurança em alguns ponto do distrito, mesmo que custeada pela comunidade. Infelizmente não pude estar presente nesta reunião. Um abraço do primeiro colocado na tabela da Libertadores, além de ser o seu atual campeão.

    ResponderExcluir
  6. Morador preocupado e indignado com a situação28 de fevereiro de 2014 às 09:40

    Prezado amigo leitor assíduo do blog EMBELISÁRIO, Arthur.
    Muito bom ver a sua preocupação para com essa comunidade e seus habitantes. Obrigado pelo apoio a nós oferecido! Certamente precisamos e precisaremos dele.
    Pois bem, a questão não é somente essa que aconteceu recentemente pelas ruas do distrito. Com a falta de policiamento nos finais de semana e até mesmo durante semana em alguns horários, estamos convivendo com esse problema que muito nos preocupa pois põe em risco a vida de idosos, crianças, jovens e até animais que estão transitando pelas ruas. Há uns quinze dias atrás, num domingo a noite presenciamos cenas de motoqueiros (que por sinal também não são do distrito) empinando moto na rua (moro) da praça principal. Eles haviam colocado sacola plástica (essas de mercado) na placa, impedindo assim a visibilidade e identificação da mesma. Com isso não foi possível que anotássemos a numeração da placa para passar aos policiais militares durante a semana... A situação aqui está critica e necessitamos que medidas sejam tomadas o quanto antes, antes que o pior (um atropelamento por exemplo) aconteça. Grato pelo olhar atento voltado para essa carente comunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês