VOCÊ JÁ ANDOU DE CARRO DE BOI?

Muitas matérias eu faço praticamente sem sair. É só deixar a porta aberta que ela vem a mim. Olha essa imagem em frente à minha casa! Você lembra disso? Já andou em um?
Quando criança roça para mim tinha tudo a ver com isso, embora era mais para ficar enchendo o saco dos bois. A velocidade do veículo era incompatível com a minha. Adolescente vim passar férias em Rosário da Limeira, na casa do falecido Tio Gil de Souza Lima e levei coice de um boi, que estava sendo por mim atazanado, num carro desses. Inchou, mas não quebrou.
Marcos Vinicius me explicou que o carro foi encomendado por Giani Carla, da Rádio Atividade, que pretende colocá-lo em um museu, lá no Distrito de Boa Família. 
Com isso peguei o telefone dela e já ficamos amigos. Ela vai me convidar para a inauguração do museu. Já tô lá. Essas coisas são como pênalti. Não se perde.
Meu vizinho Reinaldo, que mora nessa casa cujo telhado aparece, mandou prepará-lo lá perto do Pico do Itajuru.
Fiz questão de fotografar sem cortar o varal de roupas e nem a antena parabólica. A antena parabólica e pendurar roupas em varal de arame farpado também tem tudo a ver com zona rural.
Você quer saber um pouco sobre ele? Então  Vamos ao http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro_de_boi



Rio Grande do Sul (1839) – travava-se a Guerra dos Farrapos. Tudo acertado para a invasão de Santa Catarina. Os revolucionários – de um lado Davi Canabarro chefiava as tropas de terra. Do outro, Giuseppe Garibaldi daria cobertura por mar, atacando os portos da província. Um problema, porém, precisava ser solucionado: os dois lanchões da frota revolucionária estavam imobilizados na foz do rio Capivari. Como a Lagoa dos Patos estava interceptada pela esquadra da União, restava a Garibaldi a saída por terra mas, sem os lanchões a tomada da província era impraticável. A solução veio pelas mãos do mestre Joaquim de Abreu, “carpinteiro de ofício e revolucionário por convicção”, preparou dois estrados de vigamento reforçado, aparelhou troncos em formato de eixos e o resultado: dois carretões pesando 12 e 18 toneladas, respectivamente. As 50 juntas de bois atreladas a cada carretão, após seis dias de marcha, transportaram os barcos até o rio Tramandaí. A façanha não bastou para vencer a revolução: a causa farroupilha acabou sendo derrotada, mas constitui um capítulo na história do carro de bois.
Tomé de Sousa – primeiro governador-geral do Brasil – trouxe consigo carpinteiros e carreiros práticos e, em 1549, já se ouvia o “cantador” nas ruas da nascente cidade de Salvador
Nos primeiros tempos da colonização, além de manter em movimento a indústria açucareira - da roça ao engenho, do engenho às cidades, o carro de bois mobilizava a maior parte do transporte terrestre durante os séculos XVI e XVII. Transportavam materiais de construção para o interior e voltavam para o litoral carregados com pau-brasil e produtos agrícolas produzidos nas lavouras interioranas.
No Brasil colonial, além dos fretes, o carro de bois conduzia famílias de um povoado para outro – muitas vezes transformado em “carro-fúnebre” e os carreiros precisavam lubrificar os cocões para evitar a cantoria em hora imprópria.No início do século XVI, o carro de bois era ainda absoluto no transporte de carga e de gente. No Sul, no Centro, no Nordeste, era indispensável nas fazendas.
No Rio Grande do Sul as carretas conduziam para a Argentina e para o Uruguai a produção agrícola. Na Guerra do Paraguai, os carretões transportaram munições, víveres e serviram ainda como ambulâncias.Em meados do século XVIII, entretanto, com o aparecimento da tropa de burros, o carro de bois perdeu sua primazia. Mais leves e mais rápidos, os muares não exigiam trilhas prévias e terrenos regulares. No final do século, vieram os cavalos para puxar carroscarroças e carruagens, e o carro de bois foi proibido por lei de transitar no centro das cidades, ficando o seu uso restrito ao meio rural.

Comentários

  1. Felizmente não fui de cidade e nos lugares onde vivi o carro de boi mesmo que tivessem mais a primazia transitavam pra lá e pra cá, graças a Deus sempre cantando pois a gente gostava de ouvir. Rádio ainda não conhecia. A gente gostava de ourvir um canto, nem que fosse o do carro de boi. Quando ia de Babilônia (Vieiras) a Sta. Rita do Glória (Miradouro), mamãe a cavalo, de silhão, de saia comprida, sentada de lado (era só assim que as mulheres podiam montar a cavalo), e nós nos balaios em um burro, meu irmão Aloysio e eu, era uma festa. As primas nos recebiam com alegria, nos ensinavam
    canções novas, mostravam tudo que havia de bom por lá. O que me irrita mesmo, é hoje, em um aeroporto, quando o alto-falante anuncia: "passageiros com destino a ..", momento desconfortável ! . Viajei muito, mas nunca consegui ser "amiga íntima" do avião. Em nenhum momento, nem na decolagem, nem durante o vôo, muito menos na aterrissagem me senti feliz como no lombo de um cavalo ou num carro de boi.

    ResponderExcluir
  2. A história do progresso
    Só quem viu sabe o que foi
    Ontem o boi puxava o carro
    Hoje o carro puxa o boi.

    ResponderExcluir
  3. A história do progresso
    Só quem viu sabe o que foi
    Ontem o boi puxava o carro
    Hoje o carro puxa o boi.

    ResponderExcluir
  4. Muitos pensavam que, com os meios de transportes modernos e evolução tecnológica, os carros de boi e as suas cantigas peculiares iriam desaparecer, e só os encontrariam em museus, telas de pinturas ou esquecidos em fazendas antigas. Contudo, ocorreu uma reinvenção para o uso dos carros de boi, saíram do labutar para o festejar. No livro “FESTAS DE CARROS DE BOI” lançado recentemente mergulhei na sua história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostrei o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de algumas cidades Brasileiras. Especialmente, por encantar todos os participantes e visitantes de vários lugares do Brasil e do exterior, independente do sexo e idade. É paixão a primeira vista, seja pela cultura, pela tradição, por curiosidade, pelo festa e por ter se tornando um acontecimento histórico.

    Para adquirir o livro “Festas de Carros de Boi” ou para maiores informações pelo e-mail: rogerioscorrea@gmail.com

    Se você quer conhecer algumas festas de carros de bois basta acessar: http://rogerioscorrea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também sou mais um apaixonado pelo carros de boi, sua história e festividades com esse nobre transporte que quase foi extinto. Recentemente lancei o livro “Festas de Carros de Boi” que vem de encontro a uma lacuna existente quanto aos assuntos abordados, a paixão pela nossa cultura e pelo carro de boi. Pois, muitos pensavam que, com os meios de transportes modernos e evolução tecnológica, os carros de boi e as suas cantigas peculiares iriam desaparecer, e só os encontrariam em museus, telas de pinturas ou esquecidos em fazendas antigas. Contudo, ocorreu uma reinvenção para o uso dos carros de boi, saíram do labutar para o festejar. Neste trabalho o autor mergulha na sua história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de algumas cidades Brasileiras. Especialmente, por encantar todos os participantes e visitantes de vários lugares do Brasil e do exterior, independente do sexo e idade. É paixão a primeira vista, seja pela cultura, pela tradição, por curiosidade, pelo festar e por ter se tornado um acontecimento histórico.

    Para divulgar festas de carros de boi e pesquisá-las criei alguns blogs, convido você e seus leitores para conhecê-los:

    Rogério Corrêa
    http://rogerioscorrea.blogspot.com/
    http://festadocarrodebois.blogspot.com/
    http://carrodebois.wordpress.com
    http://ocarrodeboi.blogspot.com/
    rogerioscorrea@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Lançamento de “Festas de Carros de Boi”

    Seria possível divulgar o lançamento do livro ”Festas de Carros de Boi” no site de vocês ou outro meio que disponibilizarem? Pois é algo singular, resgata e divulga a cultura do povo sertanejo e as suas ricas tradições.

    O escritor Rogério Corrêa o livro “Festas de Carros de Boi” (versão digital) que está disponível nas principais livrarias.

    Convidamos você para dar uma olhada em um dos sites das livrarias abaixo, basta apenas escolher o de sua preferência e clicar:

    http://www.amazon.com.br/FESTAS-DE-CARROS-BOI-ebook/dp/B00KB1PFR6/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1400115556&sr=8-1&keywords=festas+de+carros+de+boi

    http://store.kobobooks.com/pt-BR/ebook/festas-de-carros-de-boi

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=82695479

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7506497?PAC_ID=18659

    https://www.iba.com.br/livro-digital-ebook/FESTAS-DE-CARROS-DE-BOI-a6af457f9a6044716a828db9d21b90ce

    Caso queira o livro impresso deverá acessar o endereço: http://www.carrosdeboi.com.br/


    Boa leitura,

    Rogério Corrêa
    www.carrosdeboi.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês