VOCÊ CONHECE ALGUM PERFUMISTA?

Férias traz muita gente EMBELISARIO. Temos falado muito sobre isso. Pessoas das mais diversas regiões e especializações.
Esse profissional certamente você nunca ouviu falar. Ele é Arlindo Gustavo, compadre de José Maria e veio com ele passar uns dias em Beli.
É PERFUMISTA, embora tenha se aposentado.  D. Nina estava aqui quando recebemos essas ilustres visitas. Lembra-se do José Maria? Ele é  Analista de Qualidade da SCANIA, em  SP.
Arlindo não conhecia o cetro do imperador. Tratou logo de cheirá-lo.
Agora vamos ao trabalho! O que faz um PERFUMISTA? Ele é um criador de fragrâncias. Não existe uma formação acadêmica para esse profissional. Ele, por exemplo, é Engenheiro Civil. Mas dedicou-se muito anos à área de perfumes, trabalhando em 4 empresas internacionais de produção de fragrâncias. Nos últimos anos dedicou-se à produção de fragrâncias para sabonetes.
Arlindo lembra que embora seja a França o berço das matérias primas para a produção de perfumes, eles já existiam antes da era cristã. Os corpos eram perfumados quando embalsamados. Jesus teve os seu pés lavados com perfumes...
Na nossa conversa fez algumas ponderações que merecem ser elencadas:

* Não se receita perfumes para as pessoas. O que é bom para uma pode não ser para  uma outra. Há diferenças de pele, de acidez...
* Não é aconselhável a pessoa ter apenas um perfume. Ela acostuma com ele e passa a não senti-lo, levando-a ao uso excessivo, o que pode incomodar as pessoas próximas. Deu como exemplo a pessoa que morando muito tempo próximo de uma fossa, passa a nem sentir mais o mau cheiro.
* O vidro do perfume deve ser mantido dentro da caixa e em armário. Nunca exposto ao sol.
* Os vidros passaram a vir com spay, para que não se use o dedo, cuja acidez desequilibra a fragrância. Também o abrir e fachar a tampa faz o álcool evaporar.
*Nunca use coisas inventadas para passar na pele, tais como urucum ou folha de figo com coca-cola, para bronzeamento. Isso pode trazer sérias consequências.
Finalmente Arlindo informou que também existe o SABORISTA, o profissional que produz através de químicas sabores para a indústria alimentícia, tais como coco, café, baunilha...
EMBELISARIO também é fonte de informação.

Comentários

  1. Hoje comecei o dia aprendendo um pouco mais. EMBELISÁRIO é também cultura geral.

    ResponderExcluir
  2. EMBELISARIO é também cultura geral...
    Já que é assim, vamos ao Murilo Mendes (Juiz de Fora, MG, sua terra, o homenageia com um Museu, que nós visitamos há pouco ) :
    " Tempo, cirurgião do mundo " , "Tempo eternidade" , "Tempo espanhol", como explicaríamos estas suas metáforas?
    Eu arriscaria:
    cirurgião, porque o tempo " tenta corrigir" deformidades, mutilações, tristezas, penúrias,etc., embora
    sempre fique alguma cicatriz...
    eternidade, porque não sabemos quando ele começou nem se vai acabar.
    espanhol, pode ser alegre ou muito agitado (ao som de muita música e muita dança) e pode ser com
    períodos de "siesta", que significa descanso, menos penoso, entrecortado de períodos
    bons e outros difíceis.
    Enfim, palpitei...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês