VALORIZE O ARTESÃO!

É uma opção difícil cada vez mais desvalorizada e vilipendiada pela concorrência do made in China. As pessoas tendem a comparar o trabalho artesanal com  porcarias industrializadas e tendem a pechinchar preços, mesmo constatando que esses estão muito abaixo do mercado, nos atelières onde costumam comprar. 
Aqui vemos um exemplo de um grande profissional do couro. José Percínio, ou o "Zezinho da Paquita", como é conhecido EMBELISARIO.
Olha que show as "selinhas" que ele está fazendo!
Essas são de enfeites,  mas faz também para montaria de adultos e crianças.
Há puco tempo Zezinho fez uma cadeira para um portador de necessidades especiais aqui da região. Ele também se dispõe a fazer acessórios para a prática de equinoterapia, ou hipoterapia,  que é o "método terapêutico e educacional que utiliza os andamentos do cavalo, com o objetivo de desenvolvimento psicossocial, sendo um recurso para crianças e indivíduos com necessidades especiais, entre eles deficientes físicos, atraso mental, autismo, entre muitas outras patologias".

Veja o comentário de Dárcio Calei - BH

Parabenizo o EMBELISÁRIO pela oportuna reportagem sobre o trabalho do José Percínio. Vê-se que ele herdou a competência de seu avô, o Sr. Álvaro. Já montei em selas americanas, mexicanas, baianas e alemãs. Em nenhuma delas senti conforto e segurança como naquelas fabricadas pelo "seu" Álvaro. Em algum tempo trouxe muitas selas dele para amigos meus aqui de BH. Até o ex-prefeito de BH, Júlio Lender, levou uma para a fazenda dele em Teófilo Otoni. Eles se admiravam com a qualidade do trabalho artesanal e sobretudo do baixo preço do produto. A última que o seu Álvaro fez pra mim era especial e tinha o assento revestido de couro de búfalo. Uma joia do artesanato belisariense. Esse desenho da "cabeça" da sela é único no mundo. Certa vez o seu Álvaro me contou como ele aprendeu fazer os arreios e das pessoas que o ajudaram. Ele foi um vencedor. Para a próxima Cavalgada em Belisário, eu gostaria de doar uma sela, DESDE QUE SEJA "FABRICADA" PELO JOSÉ PERCÍNIO. Vamos dar valor a quem o tem. 

Comentários

  1. Muito legal... o queridíssimo amigo Zezinho do Belisário, meu irmão.
    Renato Sigiliano-Muriaé

    ResponderExcluir
  2. Zezinho, grande benfeitor do Meio Ambiente e de Belisário, junto de Cleber, D. Nina...
    Elias Muratori - Muriaé

    ResponderExcluir
  3. Quando me chamam de 'ambientalista' , penso: este não conhece o Zezinho.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo o EMBELISÁRIO pela oportuna reportagem sobre o trabalho do José Percínio. Vê-se que ele herdou a competência de seu avô, o Sr. Álvaro. Já montei em selas americanas, mexicanas, baianas e alemãs. Em nenhuma delas senti conforto e segurança como naquelas fabricadas pelo "seu" Álvaro. Em algum tempo trouxe muitas selas dele para amigos meus aqui de BH. Até o ex-prefeito de BH, Júlio Lender, levou uma para a fazenda dele em Teófilo Otoni. Eles se admiravam com a qualidade do trabalho artesanal e sobretudo do baixo preço do produto. A última que o seu Álvaro fez pra mim era especial e tinha o assento revestido de couro de búfalo. Uma joia do artesanato belisariense. Esse desenho da "cabeça" da sela é único no mundo. Certa vez o seu Álvaro me contou como ele aprendeu fazer os arreios e das pessoas que o ajudaram. Ele foi um vencedor. Para a próxima Cavalgada em Belisário, eu gostaria de doar uma sela, DESDE QUE SEJA "FABRICADA" PELO JOSÉ PERCÍNIO. Vamos dar valor a quem o tem.

    ResponderExcluir

  5. Lá vai também minha "colher de pau" : é impossível ouvir ou ler sobre o Zezinho e não acrescentar algo de bom: ele é também um preocupado com a vida no planeta e é meticuloso; por ex., outro dia, antes da reunião do Conselho de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Belisário me pediu pra dar uma xerox do Estatuto pra ele refrescar a memória; quando recebeu o cartão de membro do CODEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) me participou e fiquei sabendo, por ele, que são três em Belisário os assim identificados como Ambientalistas: ele, José Percínio, Francisco Oliveira e Silvan Vital, missão bem espinhosa e ainda pouco compreendida e avaliada. Admiro muito os que a ela se dedicam. Parabéns !
    E por falar sobre o ofício de Seleiro, muito mais importante ainda na época dos Tropeiros, quando o único transporte nas Minas Gerais, era em lombo de animal, não faz muito tempo entrevistamos o filho caçula de Antônio Berto, Messias, em sua residência em Rosário da Limeira. Aos 90 anos, ainda faz selas, de encomenda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês