A BAHIA E SEUS MISTÉRIOS

Aconteceu ontem em Salvador a Caminhada do Senhor do Bonfim.  Como temos muuuuuitos amigos baianos, recebemos muitas fotos deles seguindo o cortejo, e achei legal comentar um pouco sobre isso.
Eu passei algum tempo sem entender essas questões religiosas em Salvador. É como canta Caetano: “ É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi. A minha empresa operadora do sistema Ferry Boat  ficava dentro do circuito da caminhada e assim eu pude assisti-la, por vários anos.
A festa é celebrada desde o século 18, em janeiro, depois da Festa da Epifania  de Jesus.
( as fotos foram tiradas da internet)
São quase três horas de peregrinação e essa é a mais importante festa religiosa ou (seria profana?) da Bahia. Este ano ela envolveu cerca de 1 milhão de pessoas. Inicia-se com o cortejo de baianas e todos caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. Cerca de 1.500 integrantes do Bloco Afoxé Filhos de Ghandy formam um imenso tapete branco pela Cidade Baixa.
O percurso é de oito quilômetros de festa. Em alguns pontos a festa termina ao som de trios elétricos e bandas. Já há alguns anos os trios foram retirados da caminhada. Foi quando criaram a expressão: “quem tem fé vai a pé”.
Tenho amigos católicos apostólicos romanos, praticantes e envolvidos na Igreja, que não perdem  jamais uma caminhada. Da mesma forma amigos simpatizantes do candomblé que fazem o mesmo. E aqueles que não são coisa nem outra, mas que também sentem-se tocados nesse evento.
Esse é o maior mistério da Bahia, onde  o  Hino ao Senhor do Bonfim é confundido com o Hino da Bahia. Só estando lá  para entender, embora também existam resistências. Acabei de ler, por exemplo, o site do Movimento Amigo da Realeza. Um linha católica fundamentalista, que abomina o evento. Por outro lado esse movimento é adepto da veneração de santos. Isso os evangélicos também abominam.  O líder de candomblé Tata Anselmo Santos declara: "Cada um tem a sua crença e isso é pessoal. Juntos, entretanto, somos apenas diferentes". Tá vendo como a coisa é simples e ao mesmo tempo é muito  complicada?
A festa é também um ato político. Nela se mede o prestígio de cada político, onde  os pré-candidatos farão sua primeira prova de fogo junto ao eleitorado. As correntes políticas marcham juntas. Os que apoiam o governo estadual do PT e depois a oposição, capitaneada pelo prefeito ACM Neto marcham num único bloco.

Abaixo a amiga Clarinha Fratucelli , que postou em seu face: " Hoje eu estou mais do que feliz!! Mais um ano caminhando com fé e agradecendo por tudo. Que venham mais lavagens do Bonfim, mais caminhadas com fé. Estarei sempre lá!! Que Senhor do Bonfim me proteja e ilumine meus caminhos em 2014 e sempre!!" 
Bernardo Costa:" 3 nós na fita = 3 desejos. Quando a fita partir, os desejos se realizam. Desejos feitos, agradecimentos também. Que venha 2014 com o que ele tiver para oferecer. Buscarei tirar o melhor de cada situação."
Pedro Nunes: "Parceria de todo o sempre!!!!! Mais um Bonfim!!!"
Vanessa Goulart: "Hoje é o dia do Senhor do Bonfim, segunda quinta-feira do ano. Meu Senhor do Bonfim é na sua sagrada colina aonde me confesso, agradeço, peço, rezo, recarrego minha fé e me entrego ao Senhor, é a ti que carrego em meu punho e no meu coração, que me transmite força e renova as minhas energias, ao Senhor do Bonfim entrego minha família, meu amor e minha vida!!! "Glória a ti neste dia de glória..."
Com tudo isso, o melhor não seria as pessoas respeitarem a crença de cada um?
Estou saindo e assim não dá tempo de fuçar mais faces de amigos. Axé a todos!

Comentários

  1. Vanessa Goulart: "Hoje é o dia do Senhor do Bonfim, segunda quinta-feira do ano." Como leio tudo e presto atenção no que estou lendo, mais um engano de quem estava lá. Ontem foi na realidade a terceira quinta-feira do ano. Ou o evento estava no dia errado (claro que não) ou essa Vanessa se enganou na data (claro que ela se enganou). Apenas como curiosidade esse comentário meu.

    ResponderExcluir
  2. Religião é um sentimento difícil de entender. Uns tem mais, outros menos, uns de um jeito outros de outro. Parece que combate o medo, "floreia" a realidade, sociabilisa o povo e dá oportunidade de expressão. Mas, também dá lugar ao fanatismo e às guerras. O bom-senso, o questionamento, a reflexão, a tolerância devem predominar. Comparando com a história das religiões e seitas nos Estados Unidos e os problemas que o Governo de lá enfrenta para combater o extremismo, parece que o Brasil está muito melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês